Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 3249 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • Certo
    • Errado
  • 2
    • Certo
    • Errado
  • 3
    • Certo
    • Errado
  • 4
    • Certo
    • Errado
  • 5
    • Certo
    • Errado
  • 6
    • Certo
    • Errado
  • 7
    • Certo
    • Errado
  • 8
    • Certo
    • Errado
  • 9
    • Certo
    • Errado
  • 10
    • Certo
    • Errado
  • 11
    • Certo
    • Errado
  • 12
    • Certo
    • Errado
  • 13
    • Certo
    • Errado
  • 14
    • Certo
    • Errado
  • 15
    • Certo
    • Errado

Com base na figura apresentada, que ilustra uma célula eucarionte, julgue o item a seguir.

A superfície da membrana da organela indicada pelo número 2 apresenta ribossomos constituídos de ácido desoxirribonucleico (DNA ribossômico) e proteínas. O filamento de DNA se liga aos ribossomos constituindo os polirribossomos — estrutura fundamental na síntese de proteínas.

Com relação ao processo evolutivo de organismos vivos, julgue o item subsequente.

Os conceitos de evolução transformacional e evolução variacional são atribuídos, respectivamente, às teorias evolucionistas de Darwin e Lamarck, e ambos estabelecem que o processo evolutivo das espécies decorre da sobrevivência e da reprodução entre organismos com diferentes características.

A classificação dos organismos vivos em cinco reinos tem como base as características desses seres e objetiva agrupar as espécies de determinado reino de acordo com caracteres específicos. Acerca desse assunto e da diversidade da vida, julgue o item que se segue.

Após a dessecação, as sementes de determinadas plantas entram em estado quiescente (de repouso), enquanto as de outras plantas tornam-se dormentes.

Os estudos de fisiologia podem auxiliar na explicação de fatores físicos e químicos responsáveis pela origem, pelo desenvolvimento e pela progressão da vida. Com relação à fisiologia humana, julgue o item seguinte.

As causas da apneia do sono incluem a obstrução das vias aéreas superiores ou danos à regulação do controle respiratório do sistema nervoso central.

Considerando essa afirmação, julgue o próximo item, a respeito da genética.

As proporções 1:1, 3:1 e 1:2:1 indicam herança monogênica e se baseiam na segregação igual em um heterozigoto.

Tendo o texto apresentado anteriormente como referência e considerando que, em um ecossistema hipotético, existam plantas geneticamente modificadas, plantas silvestres, animais herbívoros e carnívoros, insetos, como formigas e abelhas, e microrganismos decompositores, julgue o item a seguir.

Infere-se que “a dispersão de genes” mencionada no texto pode ocorrer por transferência dos genes das plantas geneticamente modificadas para outras espécies por meio de reprodução assexuada.

A respeito da interação entre seres vivos e de ecossistemas no Brasil, julgue o próximo item.

Um ecossistema que apresente árvores com folhas decíduas, plantas com poucas folhas e muitos espinhos, répteis como a cascavel e aves como o carcará pode ser encontrado na caatinga brasileira.

Considerando o texto precedente e os múltiplos aspectos relacionados ao ensino, julgue o seguinte item.

O modelo de ensino construtivista desenvolvido por Piaget defende que o professor deve dar informações como fonte de motivação, valorizando a competência disciplinar.

Considerando o texto apresentado e os múltiplos aspectos a ele relacionados, julgue o item subsequente.

A colocação do aluno diante de problemas e a valorização da aprendizagem pela experimentação e descoberta são características do cognitivismo.

A respeito de recursos didáticos que podem ser empregados no ensino de biologia, julgue o item seguinte.

Os constantes avanços das tecnologias têm garantido a intensa participação dos alunos em atividades práticas em laboratórios e em salas de aula em razão do fácil acesso aos recursos computacionais e de laboratório.

No que se refere à avaliação da aprendizagem em biologia, julgue o item a seguir.

Em sala de aula, o professor deve utilizar diversos instrumentos para avaliar a qualidade dissertativa, descritiva ou explicativa de uma resposta do estudante.

No que se refere a competências e habilidades propostas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio para a disciplina de biologia, julgue o item subsequente.

Um estudante de ensino médio deve ser capaz de descrever características dos seres vivos observados a olho nu, dada a dificuldade em manter microscópios nos laboratórios das escolas, o que impede a abordagem das características microscópicas dos seres vivos.

Um laboratório é um ambiente potencialmente perigoso e saber interpretar os pictogramas de alerta presentes em frascos de reagentes e em equipamentos presentes nesse ambiente é fundamental para o desenvolvimento adequado das atividades. Considerando os pictogramas precedentes, julgue o item subsecutivo.

O pictograma indicado pelo número 5 é utilizado em frascos de reagentes que contêm substâncias tóxicas como o metanol.

Considerando o assunto do texto apresentado e os múltiplos aspectos a ele relacionados, julgue o item a seguir.

Uma das estruturas ausentes no agente etiológico da febre amarela é o ribossomo.

A respeito do músculo cardíaco e do sangue humanos, julgue o item subsequente.

O tipo de contração do tecido muscular cardíaco é semelhante ao do tecido muscular liso da parede do estômago.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282