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Ao se apossarem do novo território, os europeus

ignoraram um universo de antiga sabedoria, povoado

por homens e bens unidos por um sistema integrado.

A recusa em se inteirar dos valores culturais dos primeiros

habitantes levou-os a uma descrição simplista desses

grupos e à sua sucessiva destruição.

Na verdade, não existe uma distinção entre a

nossa arte e aquela produzida por povos tecnicamente

menos desenvolvidos. As duas manifestações devem

ser encaradas como expressões diferentes dos modos

de sentir e pensar das várias sociedades, mas também

como equivalentes, por resultarem de impulsos humanos

comuns.

SCATAMACHIA, M. C. M. In: AGUILAR, N. (Org.). Mostra do redescobrimento: arqueologia.

São Paulo: Fundação Bienal de São Paulo – Associação Brasil 500 anos artes visuais, 2000

De acordo com o texto, inexiste distinção entre as artes

produzidas pelos colonizadores e pelos colonizados, pois

ambas compartilham o(a)

Síntese entre erudito e popular Na região mineira, a separação entre cultura popular (as artes mecânicas) e erudita (as artes liberais) é marcada pela elite colonial, que tem como exemplo os valores europeus, e o grupo popular, formado pela fusão de várias culturas: portugueses aventureiros ou degredados, negros e índios. Aleijadinho, unindo as sofisticações da arte erudita ao entendimento do artífice popular, consegue fazer essa síntese característica deste momento único na história da arte brasileira: o barroco colonial.

MAJORA, C. BrHistória, n. 3, mar. 2007 (adaptado).

No século XVIII, a arte brasileira, mais especificamente a de Minas Gerais, apresentava a valorização da técnica e um estilo próprio, incluindo a escolha dos materiais. Artistas como Aleijadinho e Mestre Ataíde têm suas obras caracterizadas por peculiaridades que são identificadas por meio


As formas plásticas nas produções africanas conduziram

artistas modernos do início do século XX, como Pablo

Picasso, a algumas proposições artísticas denominadas

vanguardas. A máscara remete à


A obra do artista plástico Leonilson (1953-1993) marca

presença no panorama da arte brasileira e internacional.

Nessa obra, ele utilizou a habilidade técnica do bordado

manual para

O texto revela que a aceitação da representação do belo na obra de arte está condicionada à

Na exposição "A Artista Está Presente ", no MoMA,

em Nova Iorque, a performer Marina Abramovic fez uma

retrospectiva de sua carreira. No meio desta, protagonizou

uma performance marcante. Em 2010, de 14 de março a

31 de maio, seis dias por semana, num total de 736 horas,

ela repetia a mesma postura. Sentada numa sala, recebia

os visitantes, um a um, e trocava com cada um deles um

longo olhar sem palavras. Ao redor, o público assistia a

essas cenas recorrentes.

ZANIN, L. Marina Abramovic, ou a força do olhar. Disponível em: http://blogs.estadao.com.br.

Acesso em: 4 nov. 2013

O texto apresenta uma obra da artista Marina Abramovic,

cuja performance se alinha a tendências contemporâneas

e se caracteriza pela


O movimento originado da obra Abaporu pretendia se apropriar


A perplexidade causada pela catástrofe da Primeira Guerra Mundial fez surgir um movimento de vanguarda denominado Dadaísmo, que rejeitava os valores tradicionais e rompia com a estética clássica. A imagem da obra O gigante acéfalo


Nas últimas décadas, a ruptura, o efêmero, o descartável

incorporam–se cada vez mais ao fazer artístico, em

consonância com a pós–modernidade. No detalhe da obra

Bastidores, percebe–se a


Sem formação acadêmica específica em artes visuais,

Heitor dos Prazeres, que também é compositor e

instrumentista, é reconhecido artista popular do Rio de

Janeiro. Suas pinturas de perspectivas imprecisas e

com traços bem demarcados são figurativas e sugerem

movimento. Essa obra retrata



Rompendo com as paredes retas e com a geometrização

clássica acadêmica, os arquitetos modernistas

desenvolveram seus projetos graças também a um

momento de industrialização e modernização do Brasil.

Observando a imagem apresentada, analisa–se que

Gravuras e pinturas são duas modalidades da prática gráfica rupestre, feitas com recursos técnicos diferentes. Existem vastas áreas nas quais há dominância de uma ou outra técnica no Brasil, o que não impede que ambas coexistam no mesmo espaço. Mas em todas as regiões há mãos, pés, antropomorfos e zoomorfos. Os grafismos realizados em blocos ou paredes foram gravados por meio de diversos recursos: picoteamento, entalhes e raspados.

Nas figuras que representam a arte da pré-história brasileira e estão localizadas no sítio arqueológico da Serra da Capivara, estado do Piauí, e, com base no texto, identificam-se

Fernand Léger, artista francês envolvido com o movimento cubista, tinha como princípio transformar imagens em figuras geométricas, especialmente cones, esferas e cilindros. A obra apresentada mostra o homem em uma alusão à Revolução Industrial e ao pós I Guerra Mundial e explora

As vanguardas europeias não devem ser vistas isoladamente, uma vez que elas apresentam alguns conceitos estéticos e visuais que se aproximam. Com base nos conceitos vanguardistas, entre eles o de exploração de formas geometrizadas do Cubismo, no início do século XX, o quadro Soldados jogando cartas explora uma

Nascido em 1935, José Francisco Borges ou J. Borges, como prefere ser chamado, é um dos mais expressivos artistas populares do Brasil. Considerado por Ariano Suassuna o maior gravador popular do país, o artista foi um dos ilustradores do calendário da ONU do ano de 2002. Autodidata, J. Borges publicou seu primeiro cordel em 1964, intitulado O Encontro de Dois Vaqueiros no Sertão de Petrolina, seguido de O Verdadeiro Aviso de Frei Damião Sobre os Castigos que Vêm, cuja publicação deu início à sua carreira de gravador. Na década de 1970, artistas plásticos, intelectuais e marchands passaram a encomendar suas xilogravuras, o que levou as imagens a ganharem cada vez mais autonomia em relação ao cordel. Desde então, o itinerário do artista vem se fortalecendo pela transmissão dos conhecimentos da xilogravura às novas gerações de sua família, com quem mantém a Casa de Cultura Serra Negra, no sertão pernambucano.

Disponível em: http://msn.onne.com.br. Acesso em: 21 maio 2010.


A xilogravura é um meio de expressão de grande força artística e literária no Brasil, especialmente no Nordeste brasileiro, onde os artistas populares talham a madeira, transformando-a em verdadeiras obras de arte. Com total liberdade artística, hoje já conquistaram espaço entre os diversos setores culturais do país, retratando cenas

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