Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 1399 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
Provas: INEP - 2011 - ENADE - Artes Visuais
Disciplina:

Arte

- Assuntos: Artes visuais

Ao analisar a presença significativa de imagens e o fascínio pelo espetáculo na atualidade, Adauto Novaes afirma que, de maneira apressada e superficial, era comum vermos associadas as ideias de espetáculo ao reino das imagens, em particular ao poder da televisão, mesmo depois de Guy Debord ter advertido, no livro A sociedade do espetáculo, que o espetáculo vai muito além do show de imagens.

Para Debord, o espetáculo não é um conjunto de imagens, mas uma relação social entre pessoas, mediada por imagens. Nesse caso, um dos indicativos dessa sociedade é a vida envolta por uma imensa acumulação de espetáculos, fazendo com que suas vivências, retiradas do mundo real, ocorram por meio de um intermediário, no qual o espetacular é vivido em detrimento do real, tornandose um substituto da experiência.

As abordagens contemporâneas do ensino da arte têm buscado articular o conhecimento em arte, relativo à produção das linguagens, e sobre arte, ao ler e contextualizar as produções dos estudantes com as de outras culturas, períodos e lugares. Nesse caso, um desafio do ensino de artes visuais é abordar criticamente as visualidades na contemporaneidade. Para isso, faz-se necessário um ensino de arte capaz de problematizar a cultura e a leitura de imagens, de analisar a relevância das visualidades na constituição de identidades e subjetividades, e de promover a compreensão dos significados que podem permear as relações entre imagem e poder.
NOVAES, A. (Org.) Muito além do espetáculo. São Paulo: SENAC, São Paulo, 2005 (com adaptações).



Considerando as ideias desenvolvidas nos textos acima, redija um texto dissertativo acerca do seguinte tema:

Ensino de artes visuais: imagem, espetáculo e poder.

Aborde, em seu texto, os seguintes aspectos:

a) papel dos diferentes atores sociais;

b) escolha dos temas a serem trabalhados no ensino de artes visuais.

Os pintores e escultores da 2 metade do século XX trabalharam com técnicas e materiais muito diversificados.
Frans Krajcberg, polonês naturalizado brasileiro, é uma presença ímpar na arte contemporânea brasileira por seu profundo interesse em

O teatro, como área do conhecimento, pressupõe uma educação política, de ação e reflexão, na luta contra todas as formas de opressão.
Esse pressuposto está presente na metodologia do teatro do oprimido representado por

A arte teatral oportuniza para adolescentes e adultos o conhecimento, a observação e o confronto entre diferentes culturas, em diferentes momentos históricos. Ao buscar soluções criativas e imaginativas na criação das cenas, os alunos aprimoram o conhecimento sobre eles mesmos e sobre as situações de vida do cotidiano.
A base desse processo de investigação, próprio do teatro, relaciona-se com

As transformações ocorridas na arte, com o aparecimento de novos gêneros e formas artísticas, têm mudado a relação do público com a obra. Apresentações rápidas, surpresa e habilidade interpretativa fazem com que, num espaço informal, os observadores se tornem público de um espetáculo. Esse novo gênero artístico é denominado

O Renascimento é centrado nos valores humanísticos e, dessa forma, os artistas da época buscavam em suas obras expressar a(o)

Utilizando diferentes folhas recolhidas em um jardim, os alunos do 7° ano do Ensino Fundamental foram convocados a experimentar a técnica de frottage, utilizando o giz de cera preto para materializar características das diferentes superfícies.
Que elemento da linguagem visual fica em evidência no trabalho final produzido pelos alunos?

Provas: INEP - 2011 - ENADE - Artes Visuais
Disciplina:

Arte

- Assuntos: Artes visuais



Beatriz Milhazes é uma artista brasileira que trabalha com formas circulares que sugerem deslocamentos. Prepara imagens sobre plástico transparente, que são descoladas, como películas, e, então, aplicadas na tela por decalque. Os motivos e as cores são transportados para a tela por meio de colagens sucessivas, realizadas com precisão. A transferência das imagens da superfície lisa para a tela faz com que a gestualidade seja quase anulada.

Magdalena Atria é uma artista Chilena que trabalha com o conceito de expansão da pintura. Em seu trabalho, a artista utiliza diversos materiais, por exemplo, massinhas de modelar, que são enroladas como rocambole e fatiadas para montar imagens. É possível inferir que as obras das duas artistas se relacionam também ao artesanato, entretanto, elas subvertem o aspecto artesanal no momento em que ultrapassam os limites da pintura convencional e criam novos modos do fazer pictórico.

Considerando a obra das artistas Beatriz Milhazes e Magdalena Atria elabore uma proposta de ensino-aprendizagem acerca do tema:

As relações entre arte e artesanato.

Provas: INEP - 2011 - ENADE - Artes Visuais
Disciplina:

Arte

- Assuntos: Artes visuais

Desde a elaboração dos Parâmetros Curriculares Nacionais que a arte é caracterizada como área de conhecimento e não mais como atividade. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei n.º 9.394/1996, trata dessa área de conhecimento com objetivos específicos, valorizando conteúdos que vão desde as representações regionais a diversidades culturais.No entando, ainda é comum encontrarmos no ensino das artes visuais currículos praticados a partir de uma visão da arte como atividade e reprodução mecanizada de estereótipos.

Considerando as observações acima, redija um texto dissertativo acerca do seguinte tema:

Currículos praticados no ensino das artes visuais: a responsabilidade do professor perante as escolhas dos conteúdos a serem desenvolvidos.

Aborde, em seu texto, os seguintes aspectos:

a) arte como área de conhecimento ou como atividade;

b) papel do professor de artes visuais como mediador do conhecimento artístico e cultural;

Constantin Stanislavski, Samuel Beckett e Eugene

Ionesco destacaram–se, na História da Arte, por suas

grandes contribuições no campo:

Os índios, os portugueses e os africanos contribuíram para as manifestações que envolvem a música e a dança no Brasil.
A quadrilha, parte das comemorações das festas juninas, tem origem numa dança europeia denominada

O Carnaval, festa popular introduzida no Brasil pelos portugueses com o nome de Entrudo, passou a coexistir com o carnaval moderno, inspirado no modelo europeu e nos desfiles de carros alegóricos, iniciados em 1854, no Rio de Janeiro.
A primeira música composta para carnaval, intitulada “Ó ABRE ALAS”, de Chiquinha Gonzaga, pertence a um gê- nero de música popular, que predominou entre as décadas de 1920 e 1960, com melodias simples e letras de duplo sentido denominado

Alfredo Volpi nasceu na Itália e veio para o Brasil. Ainda muito jovem descobriu a pintura artística e a ela dedicou-se durante toda sua vida. Os primeiros quadros de Volpi, que registram paisagens interiores e figuras humanas, refletiam ainda uma vontade de retratar a realidade.
A partir de 1950, pintou fachadas de casarios, mastros e bandeiras. Nesses quadros, o artista trabalhava valorizando

O mundo em que se vive é cercado por imagens, sendo afetado e influenciado pela mídia, numa sociedade que privilegia o consumo. O ensino das Artes Visuais precisa discutir amplamente esses novos significados, a intencionalidade e a poética nos textos imagéticos.
Sobre o estudo da visualidade no ensino das Artes Visuais, considera-se a(o)

A commedia dell’arte surgiu na Itália, no século XVI. A improvisação era utilizada pelos atores que cantavam, dançavam, faziam acrobacias em praças, ruas ou palácios, brincando com a fantasia das pessoas, sem se preocupar com a continuidade dos fatos. Esse tipo de teatro tem sempre os mesmos personagens que, ao tratarem de assuntos amorosos, provocam muito riso com o desenrolar de histórias confusas e cheias de intrigas. São personagens desse tipo de teatro o(s)

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282