Ao analisar a presença significativa de imagens e o fascínio pelo espetáculo
na atualidade, Adauto Novaes afirma que, de maneira apressada e superficial,
era comum vermos associadas as ideias de espetáculo ao reino das imagens, em
particular ao poder da televisão, mesmo depois de Guy Debord ter advertido, no
livro A sociedade do espetáculo, que o espetáculo vai muito além do
show de imagens.
Para Debord, o espetáculo não é um conjunto de imagens, mas uma relação
social entre pessoas, mediada por imagens. Nesse caso, um dos indicativos
dessa sociedade é a vida envolta por uma imensa acumulação de espetáculos,
fazendo com que suas vivências, retiradas do mundo real, ocorram por meio de
um intermediário, no qual o espetacular é vivido em detrimento do real,
tornandose um substituto da experiência.
As abordagens contemporâneas do ensino da arte têm buscado articular o
conhecimento em arte, relativo à produção das linguagens, e sobre arte, ao ler e
contextualizar as produções dos estudantes com as de outras culturas, períodos e
lugares. Nesse caso, um desafio do ensino de artes visuais é abordar
criticamente as visualidades na contemporaneidade. Para isso, faz-se necessário
um ensino de arte capaz de problematizar a cultura e a leitura de imagens, de
analisar a relevância das visualidades na constituição de identidades e
subjetividades, e de promover a compreensão dos significados que podem permear
as relações entre imagem e poder.
NOVAES, A. (Org.) Muito além do espetáculo. São Paulo: SENAC, São Paulo,
2005 (com adaptações).

Considerando as ideias desenvolvidas nos textos acima, redija um texto
dissertativo acerca do seguinte tema:
Ensino de artes visuais: imagem, espetáculo e poder.
Aborde, em seu texto, os seguintes aspectos:
a) papel dos diferentes atores sociais;
b) escolha dos temas a serem trabalhados no ensino de artes visuais.
Os pintores e escultores da 2 metade do século XX trabalharam
com técnicas e materiais muito diversificados.
Frans Krajcberg, polonês naturalizado brasileiro, é uma
presença ímpar na arte contemporânea brasileira por seu
profundo interesse em
O teatro, como área do conhecimento, pressupõe uma
educação política, de ação e reflexão, na luta contra todas
as formas de opressão.
Esse pressuposto está presente na metodologia do teatro
do oprimido representado por
A arte teatral oportuniza para adolescentes e adultos o conhecimento,
a observação e o confronto entre diferentes
culturas, em diferentes momentos históricos. Ao buscar
soluções criativas e imaginativas na criação das cenas, os
alunos aprimoram o conhecimento sobre eles mesmos e
sobre as situações de vida do cotidiano.
A base desse processo de investigação, próprio do teatro,
relaciona-se com
As transformações ocorridas na arte, com o aparecimento de novos gêneros e formas artísticas, têm mudado a relação do público com a obra. Apresentações rápidas, surpresa e habilidade interpretativa fazem com que, num espaço informal, os observadores se tornem público de um espetáculo. Esse novo gênero artístico é denominado
O Renascimento é centrado nos valores humanísticos e, dessa forma, os artistas da época buscavam em suas obras expressar a(o)
Utilizando diferentes folhas recolhidas em um jardim, os
alunos do 7° ano do Ensino Fundamental foram convocados
a experimentar a técnica de frottage, utilizando o giz
de cera preto para materializar características das diferentes
superfícies.
Que elemento da linguagem visual fica em evidência no
trabalho final produzido pelos alunos?

Beatriz Milhazes é uma artista brasileira que trabalha com formas circulares que
sugerem deslocamentos. Prepara imagens sobre plástico transparente, que são
descoladas, como películas, e, então, aplicadas na tela por decalque.
Os motivos e as cores são transportados para a tela por meio de colagens
sucessivas, realizadas com precisão. A transferência das imagens da superfície
lisa para a tela faz com que a gestualidade seja quase anulada.
Magdalena Atria é uma artista Chilena que trabalha com o conceito de expansão da
pintura. Em seu trabalho, a artista utiliza diversos materiais, por exemplo,
massinhas de modelar, que são enroladas como rocambole e fatiadas para montar
imagens. É possível inferir que as obras das duas artistas se relacionam também
ao artesanato, entretanto, elas subvertem o aspecto artesanal no momento em que
ultrapassam os limites da pintura convencional e criam novos modos do fazer
pictórico.
Considerando a obra das artistas Beatriz Milhazes e Magdalena Atria elabore uma
proposta de ensino-aprendizagem acerca do tema:
As relações entre arte e artesanato.
Desde a elaboração dos Parâmetros Curriculares Nacionais que a arte é
caracterizada como área de conhecimento e não mais como atividade. A Lei de
Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei n.º 9.394/1996, trata dessa
área de conhecimento com objetivos específicos, valorizando conteúdos que vão
desde as representações regionais a diversidades culturais.No entando, ainda é
comum encontrarmos no ensino das artes visuais currículos praticados a partir
de uma visão da arte como atividade e reprodução mecanizada de
estereótipos.
Considerando as observações acima, redija um texto dissertativo acerca do
seguinte tema:
Currículos praticados no ensino das artes visuais: a responsabilidade do
professor perante as escolhas dos conteúdos a serem desenvolvidos.
Aborde, em seu texto, os seguintes aspectos:
a) arte como área de conhecimento ou como atividade;
b) papel do professor de artes visuais como mediador do conhecimento artístico e
cultural;
Constantin Stanislavski, Samuel Beckett e Eugene
Ionesco destacaram–se, na História da Arte, por suas
grandes contribuições no campo:
Os índios, os portugueses e os africanos contribuíram
para as manifestações que envolvem a música e a dança
no Brasil.
A quadrilha, parte das comemorações das festas juninas,
tem origem numa dança europeia denominada
O Carnaval, festa popular introduzida no Brasil pelos portugueses
com o nome de Entrudo, passou a coexistir com
o carnaval moderno, inspirado no modelo europeu e nos
desfiles de carros alegóricos, iniciados em 1854, no Rio
de Janeiro.
A primeira música composta para carnaval, intitulada “Ó
ABRE ALAS”, de Chiquinha Gonzaga, pertence a um gê-
nero de música popular, que predominou entre as décadas
de 1920 e 1960, com melodias simples e letras de
duplo sentido denominado
Alfredo Volpi nasceu na Itália e veio para o Brasil. Ainda
muito jovem descobriu a pintura artística e a ela dedicou-se
durante toda sua vida. Os primeiros quadros de Volpi, que
registram paisagens interiores e figuras humanas, refletiam
ainda uma vontade de retratar a realidade.
A partir de 1950, pintou fachadas de casarios, mastros
e bandeiras. Nesses quadros, o artista trabalhava valorizando
O mundo em que se vive é cercado por imagens, sendo
afetado e influenciado pela mídia, numa sociedade que
privilegia o consumo. O ensino das Artes Visuais precisa
discutir amplamente esses novos significados, a intencionalidade
e a poética nos textos imagéticos.
Sobre o estudo da visualidade no ensino das Artes Visuais,
considera-se a(o)
A commedia dell’arte surgiu na Itália, no século XVI. A improvisação era utilizada pelos atores que cantavam, dançavam, faziam acrobacias em praças, ruas ou palácios, brincando com a fantasia das pessoas, sem se preocupar com a continuidade dos fatos. Esse tipo de teatro tem sempre os mesmos personagens que, ao tratarem de assuntos amorosos, provocam muito riso com o desenrolar de histórias confusas e cheias de intrigas. São personagens desse tipo de teatro o(s)