A BNCC define aos professores algumas habilidades que devem ser adquiridas pelo aluno, durante o ensino da arte, e em quais os professores devem basear sua avaliação, no fim do ano. No âmbito da dança, NÃO está entre essas habilidades:
Marques (2012) indica como característica da dança de Isadora Duncan
Na seleção de conteúdos em danças no contexto escolar, Marques (2012) questiona a respeito de que modalidades a escola poderia incorporar e sugere a improvisação e composição coreográfica como conteúdos.
Para a autora, essa escolha se deve porque
Para Marques (2012), Rudolf Laban, na Inglaterra, e Margaret H’Doublet, nos Estados Unidos, foram, no início do século XX, as influências mais significativas na criação e difusão dos discursos e práticas da dança criativa em âmbito internacional que até os dias de hoje tratam de unificar o ensino de dança para crianças. Para a autora, ambos estão profundamente enraizados na filosofia da dança moderna do início do século, que acredita que
Marques (2012) aponta que é por meio de nossos corpos, dançando, que os sentimentos cognitivos se integram aos processos mentais e que se pode compreender o mundo de forma diferenciada, ou seja, artística e estética.
Segundo a autora, a dança na escola torna-se distinta de um baile de carnaval ou de um ritual catártico, resultando na necessidade de
É considerada uma das principais danças folclóricas:
Em que período histórico a dança deixa de ser considerada apenas como uma atividade lúdica e passa a ser, efetivamente, um trabalho organizado, disciplinado e com o uso do palco para as apresentações?
Dançar ultrapassa o limite de executar movimentos, é também viver, expressar, refletir e produzir simbologias. Por isso, um ensino da dança que englobe uma visão de totalidade passa necessariamente por suas:
A respeito do coco de roda, dança típica das regiões praieiras do Nordeste, julgue o item seguinte.
Trata-se de um folguedo característico do ciclo junino, porém dançado também em outras épocas do ano.
Rococó é um estilo artístico que se desenvolveu na Europa no século XVIII. Surgiu em 1700, na cidade de Paris, buscando a sutileza em contraposição aos excessos e suntuosidades do Barroco. Espalhou-se pela Europa no século XVIII e chegou à América em meados deste século. Este movimento artístico teve como principal expoente:
A respeito do coco de roda, dança típica das regiões praieiras do Nordeste, julgue o item seguinte.
Jongo, maxixe e xaxado são outros nomes dados ao coco de roda.
No início da cultura humana, a dança estava mais ligada a lógicas místicas e religiosas, mas, com o tempo, foi adquirindo mais significados e seguindo rumos expressivos na vida das pessoas em diversas culturas. Hoje, a dança é considerada movimento expressivo. É a expressão artística que se dá por meio
Faz-se necessário no espaço escolar o acesso ao universo da dança e a desmistificação de sua imagem apenas como elemento/espetáculo folclórico, normalmente de caráter contemplativo. É preciso passar a entendê-la como conhecimento significativo para as nossas ações corpóreas, que podem ser exploradas pelo universo de repertórios popular, folclórico, clássico, contemporâneo, bem como, pela:
A respeito do frevo analise as afirmativas abaixo:
I) O frevo é uma dança folclórica típica do carnaval de rua. É uma das principais danças tradicionais brasileiras e uma das manifestações culturais mais conhecidas na região nordeste do Brasil.
II) O frevo tem origem no século XIX em Rio Grande do Sul, onde surgiu da rivalidade entre as bandas militares e os escravos que tinham se tornado livres.
III) O frevo caracteriza-se por ser uma marchinha acelerada ao som de uma banda que segue o estilo dos blocos de carnaval. Ele incorpora elementos de outras danças, tais como maxixe, polca e, inclusive, a capoeira. Uma das características mais marcantes é a utilização de sombrinhas coloridas, objeto que assume um papel importante na dança.
Assinale a alternativa abaixo:
Leia sentença e complete a lacuna a seguir:
A___________ é um tipo de dança clássica, embora sua origem tenha sido campestre. A valsa surgiu na Áustria e na Alemanha, no inicio do século XIX. Importante pontuar que a mesma surgiu primeiramente como uma dança, sendo posteriores as composições desta como música.