Os teóricos da área costumam afirmar que os documentos de arquivo têm estatuto probatório congênito. Isso significa que tal característica
De modo geral, no contexto arquivístico, o fundo documental, quanto ao seu desenvolvimento,
pode ser caracterizado como
Robert S. Martin afirma que há uma diferença fundamental entre usar, ler e ver documentos, funções que caracterizariam, segundo ele, a postura típica que se tem perante os acervos de
Questionando os princípios do racionalismo científico e a ideia de verdades universais, o renomado arquivista canadense Terry Cook (1947-2014) representou, no âmbito da Arquivologia, a corrente pós-moderna de pensamento. Para o autor, a atribuição de valores aos documentos deve levar em conta o mais amplo contexto social em que foram produzidos, e não apenas os organismos (públicos ou privados) de que se originaram. Tal procedimento ficou conhecido como
Considera-se arquivo
Quanto ao Arquivo, assinale a alternativa CORRETA.
Em relação à profissão do arquivista, considere as afirmações a seguir.
I. É responsável por identificar, organizar, avaliar, preservar e restaurar documentos.
II. Promove a difusão educativa e cultural, na orientação do público, na consulta e manuseio
de documentos em qualquer unidade de informação.
III. A legislação brasileira obriga que governos municipais, estaduais e federal preservem
documentos da gestão em curso, abrindo espaço para o arquivista na administração
pública.
IV. Em sua formação, estuda, somente, disciplinas específicas de classificação, higienização,
preservação e gestão de documentos.
V. Há formação desse profissional em nível superior em todas as regiões do Brasil.
Está CORRETO o que se afirma em
A subdivisão da estrutura hierarquizada de organização de uma coleção que corresponde a uma sequência de documentos relativos à mesma função, atividade, tipo documental ou assunto, diz respeito ao conceito de:
Considere as seguintes definições:
1.Conjunto de documentos que, independentemente da natureza ou do suporte, são reunidos por processo de acumulação ao longo das atividades de pessoas físicas ou jurídicas, públicas ou privadas, e conservados em decorrência de seu valor.
2.Entidade administrativa responsável pela custódia, pelo processamento técnico e pela utilização dos arquivos sob sua jurisdição.
3.Edifício ou uma das partes em que são guardados os documentos.
4.Peça de mobiliário destinada à guarda de documentos.
São definições correntes de arquivo:
Na fase corrente, a parte acrescida ao final de um documento para alterar, explicar ou corrigir seu conteúdo, configura
A contextualização dos documentos de arquivo supõe sempre pesquisa sobre as atividades desenvolvidas pelo órgão produtor. Quando se pretende classificá-los em uma perspectiva funcional, é indispensável identificar as ações relacionadas com suas diferentes áreas de atuação. Dentre as atividades da Defensoria Pública do Rio Grande do Sul, pode-se mencionar o acolhi- mento às pessoas vítimas de violações; a mediação em casos de disputa de guarda de filhos; e a contestação de ações de despejo. Tais processos correspondem, respectivamente, às seguintes áreas:
Arquivo e capacidade de armazenamento são significados presentes, respectivamente, nas frases dos itens
A representação a respeito de fato delituoso, acompanhada de documentos que supostamente o comprovam, forma
Com relação ao arquivamento, considere os seguintes itens:
1.Organização interna da empresa.
2.Exigência legal.
3.Preservação da memória da instituição.
São razões de existência de arquivos: