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Acerca do gerenciamento da informação e da gestão de documentos, julgue os itens a seguir.

Os documentos existentes no arquivo permanente podem retornar aos arquivos correntes.

Em uma organização pública, durante a avaliação de arquivos correntes, com base na tabela de temporalidade, foi definida a parte dos documentos que deveria ser destinada ao arquivo permanente.

Assinale a opção que indica o nome desse procedimento.

De acordo com a Lei n.º 8.159/1991, que dispõe sobre a política nacional de arquivos públicos e privados e dá outras providências, julgue o item que se segue.

Os arquivos permanentes devem ser preservados apenas se ficar constatado o seu uso específico, imediato ou remoto.

Julgue o próximo item, relativo ao arranjo e à descrição de documentos em arquivos permanentes.

Iniciado no recolhimento, o arranjo de massas documentais acumuladas deve ser norteado pela classificação desses documentos e pela prospecção arqueológica, embora essa última tarefa possa ser dispensável a depender do gênero da documentação recebida.

A respeito dos instrumentos de pesquisa e da indexação de documentos, julgue o item que se segue.

O recenseamento dos instrumentos de descrição documental é objeto de um instrumento de referência.

Acerca de estrutura organizacional, procedimentos administrativos e arquivamento, julgue o item que se segue.

No arquivo permanente de uma instituição devem ser armazenados documentos administrativos que já não sejam utilizados com frequência.

Em ambientes eletrônicos, de acordo com alguns autores, não haveria necessidade de um lugar fixo e central, apartado dos organismos onde foram criados e utilizados, para a guarda dos documentos de valor permanente. Tal posição, defendida por Terry Cook e Theo Thomassen, é conhecida como

Atenção: Para responder à questão, considere as informações a seguir.

O plano de classificação e a tabela de temporalidade de documentos constituem importantes instrumentos de gestão de arquivos. À guisa de exemplo, reproduz-se parte do plano adotado por determinada Assembleia Legislativa, atualizado em março de 2017:

Dentre os documentos destinados a eliminação, dois deles sugerem formas de organização das informações que, a rigor, podem ser recuperadas no arquivo permanente por meio da indexação de outros documentos. São eles:

Julgue o próximo item, relativo ao arranjo e à descrição de documentos em arquivos permanentes.

Um programa de descrição deve prestar informações sobre o acervo em sua totalidade.

A respeito dos instrumentos de pesquisa e da indexação de documentos, julgue o item que se segue.

Mesmo após disponibilizar os instrumentos de pesquisa, o profissional arquivista ainda se faz necessário para orientar os usuários com relação ao uso dos instrumentos de busca.

A respeito da diplomática, das características do documento de arquivo e da difusão em acervos, julgue o item a seguir.

Uma vez perdido o valor informacional do conjunto documental após seu recolhimento, o arquivo permanente deve concentrar suas atividades na difusão de seu acervo.

Com relação às tipologias documentais e aos suportes físicos em arquivologia, julgue os itens subsequentes.

Os originais de documentos permanentes que tenham sido microfilmados devem ser eliminados após cinco anos.

O conjunto de documentos originários de arquivos correntes, com uso pouco frequente, que aguardam, em depósito de armazenamento temporário, sua destinação final é denominado:

Não se pode afirmar com segurança quando surgiu a noção de arquivo histórico, isto é, de um conjunto de documentos cuja vigência administrativa deixou de existir, mas que foi preservado da destruição sumária a fim de servir de referência para a pesquisa retrospectiva. Muitos autores mencionam a Revolução Francesa como marco dessa inovação. O fato é que há exemplos de iniciativas similares em outras épocas e locais, sendo todas elas, igualmente, fruto

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