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No que se refere ao clima e à cultura organizacional, julgue o item.

De acordo com Edgar Schein, a cultura organizacional se apresenta em três níveis ou camadas, do mais visível ao mais profundo: artefatos; pressuposições básicas; e valores compartilhados.

Julgue o item,  relativos às modernas técnicas de gestão.

Uma metodologia que pode ser utilizada na elaboração do planejamento estratégico é o balanced scorecard, que estabelece indicadores de desempenho e permite acompanhar a implantação da estratégica da organização.

As organizações que utilizam como metodologia de planejamento estratégico o BSC (balanced scorecard) devem contar com o envolvimento ativo da equipe executiva, para que as mudanças corram e a estratégia seja implementada com vistas ao alcance dos melhores desempenhos.


O pressuposto abordado no texto anterior está de acordo com o princípio de

O conflito é um fenômeno comum sempre que se fala de trabalho em grupo. Sempre que há pessoas entrando em
contato com outras, os conflitos aparecem. De certa forma, o conflito é algo comum sempre que indivíduos têm valores, objetivos, interesses ou ideias diferentes uns dos outros. Se até casais brigam, imagine os colegas de trabalho! Naturalmente, existem diversos tipos de conflito. Alguns são derivados de motivos mais “concretos”, enquanto outros são derivados de sentimentos e opiniões. Da mesma maneira, alguns são facilmente resolvidos, enquanto outros são de difícil tratamento.

Com relação ao assunto tratado no texto acima, julgue:

O conflito disfuncional é aquele que prejudica a organização. Ele acontece quando o nível de conflitos é muito baixo, gerando acomodação, ou muito alto, gerando perda de tempo e esforço da equipe.

A respeito da motivação e da liderança, julgue o item.

A liderança pode ser definida como a arte de induzir as pessoas a cumprirem suas obrigações com zelo e correção.

A respeito da motivação e da liderança, julgue o item.

O reforço intermitente é mais eficiente na obtenção de um condicionamento operante que o reforço contínuo.

A gestão de desempenho é o processo de criar um ambiente de trabalho no qual as pessoas possam realizar o melhor de suas habilidades, a fim de alcançar as metas da empresa. No que se refere a esse tema, julgue o item.

O balanced scorecard (BSC) é uma ferramenta de planejamento estratégico que também pode ser utilizada para avaliar o desempenho de unidades de
negócio, equipes ou indivíduos.

O indicador de desempenho classificado pela Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), que é utilizado na medição do atendimento com qualidade, serve para medir o alcance dos serviços e a relação com os recursos dispendidos, além de buscar o melhor resultado com menor o consumo, é o indicador do tipo:

Os sistemas isolados tendem a exaustão, desorganização e morte. O sistema, para sobreviver, deve se abrir e ser abastecido de energia e informação, obtidas através de canais de comunicação organizacional que reordenem o sistema. Esse processo reativo é chamado de:

A ideia da qualidade pode ser expressa por várias definições, logo, a definição baseada em excelência encontra-se em

A respeito da gestão de pessoas, julgue o item.

O índice de turnover indica o grau de horas extras por colaborador em uma organização e é um importante instrumento para medição do clima organizacional.

Em relação à liderança e à motivação, julgue o item.

O modelo de grade gerencial proposto por Blake e Mouton pressupõe que o líder está sempre voltado para dois assuntos principais: as tarefas e as pessoas que executam as tarefas.

No que se refere ao clima e à cultura organizacional, julgue o item.

A cultura organizacional pode ser definida como um conjunto de normas não escritas que orientam o comportamento dos membros de uma organização no dia a dia.

Julgue o item,  relativos às modernas técnicas de gestão.

As oportunidades e as ameaças são fatores que ocorrem no ambiente externo, não podem ser controlados pela organização, mas devem ser considerados na elaboração do planejamento estratégico.

Todas as organizações são compostas por grupos de pessoas, reunidas para alcançar um objetivo. Um grupo de pessoas poderia ser definido como um conjunto de dois ou mais indivíduos que estabelecem contatos pessoais, significativos e propositais, uns com os outros, em base de continuidade, para alcançar um ou mais objetivos comuns.
Tendo o texto acima como referência inicial, julgue a respeito de desenvolvimento de equipes de trabalho:

Segundo Chiavenato, as principais variáveis estruturais de um grupo são: liderança formal; papéis; desempenho
de papel; normas; hierarquia do grupo; tamanho; composição; e grau de engajamento.

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