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A metodologia Balanced scorecard (BSC) é utilizada no setor público para medição e controle da gestão do desempenho e na busca do alinhamento entre a estratégia e as atividades operacionais, para garantir que os objetivos estratégicos sejam alcançados. Focado no equilíbrio organizacional, o BSC tem quatro perspectivas básicas: aprendizagem e crescimento organizacional, além de:

O processo social de dirigir e influenciar o comportamento das pessoas por meio da comunicação para atingir determinados objetivos organizacionais é denominado liderança. Assim, o líder contemporâneo que inspira os seguidores a superarem seus objetivos pessoais em prol da organização exerce a liderança do tipo:

No sistema de comunicação organizacional, o fato de se repetir uma mensagem para prevenir distorções e enganos na recepção e garantir que sua recepção seja correta refere-se ao conceito de:

Nas conceituações relacionadas ao planejamento estratégico, os guias que são utilizados para indicar o que deve ser feito, especificando como os recursos serão alocados e quais atividades devem ser realizadas, de forma a alcançar os objetivos organizacionais, referem-se ao conceito de:

De acordo com Fleury (1996), o conceito de cultura organizacional está relacionado à rede de concepções, normas e valores que são aceitos como corretos e presentes em todos os aspectos da vida organizacional. O nível do processo de aprendizagem da cultura organizacional que, de acordo com Schein (1986), diz respeito às crenças coletivas, caracterizadas como verdades inquestionáveis, invisíveis e inconscientes são denominados:

Em uma organização, o planejamento elaborado em nível intermediário, projetado para o médio prazo e com foco em ações de coordenação e integração é o

Abarcar os processos que envolvem a geração, o armazenamento e a distribuição de informações referentes ao projeto, para que ocorram no tempo certo e na forma mais adequada, e compreender o planejamento e a distribuição das interlocuções, o controle e a elaboração de relatórios de desempenho são características do gerenciamento de projetos relacionadas a

Acerca de administração e processo administrativo, julgue o item a seguir.

A análise organizacional interna é uma das etapas do planejamento tático.  

O mercado globalizado apresenta desafios, cujas ferramentas desenvolvidas nas primeiras revoluções industriais, com produções estáticas e sem a participação do cliente, já não respondem à necessidade do consumidor. O design thinking (DT) que, em tradução livre, seria algo próximo a “pensamento do design” surgiu por meio da compreensão de que as ferramentas e perspectivas que orientavam os
designers seriam aplicáveis para resolver desafios e solucionar problemas diversos, estimulando a criatividade.

Em relação ao DT, assinale a alternativa que apresenta uma característica ou uma quebra de paradigma proposto por essa metodologia. 

Assinale a alternativa INCORRETA em relação as funções administrativas: 

Sobre planejamento, analise as afirmativas abaixo.

I. Planejamento estratégico é o processo de definir atividades e recursos, ele é feito na base da pirâmide e para realização de qualquer objetivo.
II. Planos funcionais são elaborados para possibilitar a realização de planos do topo da organização.
III. Planejamento operacional é o processo de definir objetivos e formas de realizá-los e definem planos para toda a organização.

Estão corretas as afirmativas:

No que se refere à gestão de pessoas, julgue o item.

A liderança emerge da necessidade de liderança de um grupo e está ligada à conjuntura social, econômica e política em que este grupo se apresenta.

No sistema organizacional, encontramos dois conceitos relevantes denominados eficácia e eficiência, os quais apresentam diferenças entre si. Portanto, em relação a esses dois conceitos, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.


( ) A preocupação com o uso econômico dos recursos organizacionais refere-se ao conceito da eficiência.
( ) A dinâmica em escolher os objetivos certos e conseguir atingi-lo é um conceito da eficiência.
( ) A capacidade em minimizar os recursos de uma organização é um conceito de eficácia.
( ) É possível relacionar a definição de eficácia com a produtividade, já que esta se preocupa com os meios.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Os objetivos são elementos essenciais do processo de planejamento organizacional, pois é por meio de sua especificação adequada que os membros da organização “conseguem um senso de direção, antecipam estágios futuros desejados e mobilizam-se para alcançá-los” (Sobral e Peci, 2013, p. 202). Objetivos eficazes devem ser adequadamente definidos, atendendo a certos critérios.

Esses critérios preconizam que os objetivos sejam:

Julgue o item que se segue, relativo à gestão de pessoas e à gestão da qualidade.

As ações organizacionais para desenvolvimento de competências, que favorecem a eliminação dos gaps existentes, visam ao alcance da estratégia organizacional.

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