O processo de organização é pautado por alguns princípios ou elementos básicos, formulados por autores como Fayol e Weber. O número de subordinados pelos quais um gestor é responsável e que determina, no processo de organização, formatos mais verticais ou horizontais das estruturas organizacionais é conhecido como:
Uma indústria química bastante tradicional adotava departamentalização funcional, com foco no aproveitamento de economias de escala. Recentemente, a indústria passou por uma atualização da tecnologia de produção, com a compra de maquinário de última geração. A fim de explorar as vantagens econômicas da nova tecnologia do processo produtivo, uma consultoria externa foi contratada para realizar um trabalho de reengenharia e, entre outras mudanças, a indústria passou a adotar departamentalização por processo.
A departamentalização por processo tem, entre as suas desvantagens:
Com relação à administração, julgue os itens subsecutivos.
Na estrutura funcional, uma das vantagens apontadas é a máxima utilização das capacidades técnicas e uma das limitações, a falta de adaptação e flexibilidade a mudanças externas.
A definição da estrutura da organização é uma função da administração. São elementos básicos da estrutura organizacional:

Processos de revisão de estruturas organizacionais, como os que ocorreram com a Petrobras, são muito comuns e visam a adequar as decisões de agrupamento de atividades, serviços e coordenações para promover maior eficiência, reduzir gastos e aumentar a autonomia de unidades de negócio que estão associadas a exigências de mercado diferentes. São vários os modelos que podem ser adotados ou combinados entre si para atenderem aos objetivos organizacionais. No caso da Petrobras, ela combinou dois deles, o divisional e o funcional. São características das estruturas divisionais típicas:
Nas organizações, baseia-se no fluxo de atividades produtivas sequenciais a departamentalização
São tipos de departamentalização:
No que se refere à organização, cultura e estrutura organizacional, julgue o item.
A departamentalização funcional agrupa as pessoas que realizem atividades dentro de uma mesma área do conhecimento.
Determinado cartório passou por uma profunda reestruturação organizacional e alguns níveis hierárquicos intermediários foram eliminados.
Uma das características das organizações achatadas é que:
O tipo de departamentalização que se baseia em tarefas interdependentes e orientadas para objetivos únicos como estratégia para determinar o desenho organizacional refere-se à departamentalização
O arranjo físico, utilizado quando o produto sofre frequentes modificações e o volume de produção é relativamente baixo, é denominado layout:
A estruturação organizacional baseada nos produtos que a organização oferece ao mercado denomina-se
Acerca da organização administrativa e dos fundamentos que a norteiam, julgue os itens subsequentes.
Na abordagem divisional, pessoas ou órgãos são agrupados
em departamentos de acordo com as atividades de trabalho
em comum ou conforme suas habilidades e competências
similares.
Sobre a departamentalização, umas das mais importantes técnicas utilizadas na organização de instituições públicas e privadas, foram feitas as seguintes afirmações: I.No processo de departamentalização, o organograma é o instrumento utilizado para representar graficamente os órgãos e linhas hierárquicas que compõem a estrutura de uma organização. II.A departamentalização é o agrupamento de atividades em unidades organizacionais, que observa o princípio da diferenciação e integração. III.Os critérios de departamentalização podem ser aplicados às organizações públicas e privadas, exceto no caso das universidades públicas. IV.As coordenações são unidades organizacionais departamentalizadas, que só podem ser usadas nas organizações universitárias. Assinale a afirmativa correta:
Acerca da função de organização e de seus processos, julgue os
itens que se seguem.
A departamentalização em que se consideram as etapas ou
atividades estruturadas na produção é denominada de
departamentalização por projetos.