A curva ABC aplicada aos estoques se sustenta em um importante princípio da administração, o qual se denomina
Os fabricantes japoneses ajudaram a desmitificar a crença na existência da relação entre busca da qualidade e baixa produtividade. Eles mostraram ao mundo que, se o setor de produção faz certo da primeira vez e produz produtos e serviços sem defeitos, os desperdícios são
Na decomposição do sistema de administração de materiais, aquele subsistema responsável pela identificação (especificação), codificação e cadastramento de todos os materiais, é corretamente chamado de:
Quando se fala em custo de transporte, assinale a alternativa que apresenta somente elementos que podem ser classificados como custo fixo:
Em organizações tradicionais, onde a maior parte da movimentação e da armazenagem do estoque é executada pela antecipação de transações futuras, o meio de reduzir o risco de uma estratégia de antecipação, esperando para produzir ou distribuir o produto até o efetivo recebimento do pedido do cliente, diz respeito ao conceito de:
Acerca de classificação de materiais, gestão de estoques, critérios e técnicas de armazenagem, julgue os itens seguintes.
O sistema just-in-time possui a característica de transferir aos fornecedores os encargos da manutenção do estoque, ao passo que os sistemas tradicionais de produção procuram eliminar os estoques em todo o canal de suprimentos.
Acerca de classificação de materiais, gestão de estoques, critérios e técnicas de armazenagem, julgue os itens seguintes.
A classificação do tipo ABC tem como princípio geral classificar os itens de acordo com as quantidades a seguir: classe A ! grandes quantidades de itens de pequeno valor; classe B ! quantidade média de itens de valor médio; classe C ! baixa quantidade de itens de alto valor.
Julgue os itens subsequentes, com relação às compras em geral e às compras no setor público.
Além das cinco modalidades de licitação previstas pela Lei de Licitações e Contatos, as empresas públicas podem utilizar o pregão para aquisição de bens e serviços comuns.
A respeito da administração de materiais, julgue os itens a seguir.
Entre as razões para alterações no leiaute de um armazém constam o aumento ou a redução das vendas ou da produção, a obsolescência iminente do produto e a adequação do equipamento existente.
No que se refere a compras, julgue os itens que se seguem.
O custo do frete e dos seguros do tipo CIF não está incluso no preço da compra, ou seja, ele é responsabilidade do comprador, ao passo que o custo do frete e dos seguros do tipo FOB está incluso no preço da compra, sendo responsabilidade do fornecedor.
Com referência à gestão de materiais, julgue os itens de 111 a 116
Os principais problemas relativos à administração de materiais são: a má localização dos estoques, o armazenamento inadequado, os erros de cálculo nos relatórios de entrada e saída de materiais, os erros gerados no recebimento, o esquecimento e atraso na emissão de documentos relativos à entrada e saída de material e a inadequação nos procedimentos de contagem física.
Com referência à gestão de materiais, julgue os itens de 111 a 116
A movimentação de materiais deve ser analisada juntamente com o leiaute; para isso, devem-se analisar as dimensões do produto, suas características mecânicas e a quantidade a ser transportada, bem como a edificação, a sequência das operações e o custo da movimentação.
Acerca de recebimento, estocagem, distribuição, registro e inventariação de matérias-primas e mercadorias, julgue os itens subsequentes.
A inventariação de materiais tem por objetivo confrontar a quantidade física armazenada do produto com seus registros documentais. Um dos métodos de inventariação é o inventário rotativo, cuja principal desvantagem é a interrupção do processo produtivo para a realização da contagem dos produtos.
No que se refere ao gerenciamento de estoque e às formas de avaliação da qualidade dos materiais recebidos, julgue os próximos itens.
Problemas de falta de material causados por atrasos no fornecimento ou consumo irregular podem ser minimizados com a adoção do estoque mínimo.
A função de compras é um segmento essencial no departamento de Materiais ou Suprimentos, e tem como objetivos básicos:
I. Alcançar um fluxo contínuo de suprimentos a fim de atender a demanda prevista.
II. Comprar materiais e insumos aos menores preços, respeitando padrões de qualidade e quantidade.
III. Procurar sempre fontes múltiplas de fornecimento para a manutenção do grau de atendimento e do relacionamento com o fornecedor.
IV. Coordenar o fluxo de materiais de modo que seja aplicado um mínimo de investimento que afete a operacionalidade da empresa.
V. Procurar, sempre dentro de uma negociação, ter poder de barganha que obrigue o fornecedor a reduzir sua margem de lucro aos menores níveis possíveis.
Está correto o que se afirma APENAS em