Sob a perspectiva sociointeracionista é possível afirmar que a utilização das tecnologias da comunicação e informação (TICs), na forma de diversas mídias em educação, como por exemplo, cursos mediados a distância, propiciam a prática de uma aprendizagem:
Sobre o desenvolvimento infantil, considere as seguintes afirmações, baseadas nas ideias de Hoffmann, 2012. I. O desenvolvimento se dá nas crianças em ritmo evolutivo por meio de uma exploração ativa e incessante do meio. II. O professor deve compreender a lógica do pensamento infantil inerente à ação interativa. III. A avaliação na educação infantil, deve ser compreendida apenas num processo de observação cotidiana. IV. A contribuição de Vygotsky na avaliação da aprendizagem são as possibilidades do progresso intelectual. As afirmativas corretas são:
As definições sobre Zona de Desenvolvimento Proximal, dentro da teoria da aprendizagem desenvolvida por Lev Vygotsky, são adequadamente representadas pela alternativa:
Leia uma situação observada em uma turma com crianças de cinco anos de uma instituição de educação infantil em Belo Horizonte: "Essa é a primeira semana após as férias de julho na instituição de educação infantil. A turma com crianças de cinco anos está tranquila. Após realizarem uma pintura na oficina de artes, aconteceu o momento de brincadeiras livres no qual as crianças poderiam escolher o que fazer dentro ou fora da sala. A professora circula entre as crianças e conversa com elas. Duas meninas escrevem no quadro de giz que fica do lado de fora da sala. Marcela escreve o nome de um colega, “CARLOS”, e pede que Miriam adivinhe qual nome ela escreveu. Miriam olha para o nome, mas não responde. Marcela chama Bruno, que responde corretamente. Marcela sorri, balançando a cabeça afirmativamente. Bruno se afasta. Miriam escreve “TADE” e Marcela rapidamente lê “Tadeu”. Marcela chama Bruno novamente, que diz: “É Amanda”. Marcela balança a cabeça negativamente e diz: “Não. É Carlos e Tadeu”. Bruno volta a brincar com Lúcio. Miriam apaga os dois nomes. Antônio se aproxima do quadro de giz e escreve o próprio nome corretamente. Miriam tenta apagá-lo, ao que Antônio diz: “Não apaga o meu”. Marcela escreve novamente “CARLOS” e “TÁDE”, acrescentando um acento agudo à letra “A”. Ela olha para o quadro por alguns segundos, apaga o acento agudo e pergunta a Miriam: “Tá certo, não tá?”. Miriam balança a cabeça afirmativamente. Marcela escreve “MA”, apaga as letras e se dirige a Miriam: “Vamos fazer maior?”. Ela, logo a seguir, escreve “CARLOS”. Antônio apaga a escrita da colega. Marcela diz: “Eu não apaguei o seu”. Ela escreve novamente e Antônio apaga. Marcela escreve mais uma vez, falando: “Não apaga, tá?”. Antônio apaga e olha para ela. Miriam chama a professora, que pede para Antônio parar. Ele se afasta e começa a brincar com um carrinho. Marcela escreve o próprio nome corretamente e conta o número de letras. Outras crianças se aproximam e também escrevem no quadro. As crianças continuam escrevendo e apagando nomes, letras e números por mais algum tempo. (NEVES; GOUVÊA; CASTANHEIRA, 2011, p. 130). Com base no texto, assinale a alternativa incorreta.
Diferente de Piaget, para Vygotsky, é fundamental ao desenvolvimento cognitivo de todo indivíduo o(a):
Como forma elemento e sistema mediador da relação entre indivíduo e realidade, Vygotsky aponta que tal relação não existe sem ferramentas que auxiliem, ou seja:
Para responder à questão, considere o tema Aprendizagem e Desenvolvimento Escolar, de acordo com Lev Vygotsky.
Cada função no desenvolvimento cultural de uma criança aparece duas vezes, ou seja, primeiro no nível:
Assinale a alternativa que apresenta os princípios da andragogia.
Vygotsky adotou o princípio de que a construção não só do conhecimento, mas do próprio sujeito, se dá na interação com o meio social no qual está inserido. Este importante pensador reafirmou a importância do meio sócio-histórico na formação da criança, dizendo que as funções mentais superiores são internalizadas a partir de dois níveis:
Com base na teoria sociocultural de Vygotsky, julgue o item subsequente.
O objetivo da educação, na perspectiva vygotskyana, é o desenvolvimento de uma consciência construída culturalmente.
Vygotsky dedicou anos de estudo para compreender as relações entre o pensamento e a linguagem. De acordo com ele, mesmo antes de dominar a linguagem, a criança demonstra capacidade de resolver problemas práticos, de utilizar instrumentos e meios para atingir objetivos. Essa fase é chamada de:
Vygotsky, em sua teoria, aponta que o desenvolvimento do pensamento é determinado pela linguagem, construído pela experiência social. A criança constrói conhecimento nas trocas com outras crianças e adultos e. também. produz:
De acordo com Vygotsky, antes mesmo de dominar a linguagem, a criança demonstra capacidade de resolver problemas práticos. Essa ideia assemelha-se ao que Piaget considerava:
Vygotsky, que estudou especificamente os processos de desenvolvimento cognitivo de crianças com deficiências, percebe uma nova face nos obstáculos interpostos pela deficiência: além das dificuldades decorrentes dela mesma, ele enxerga, nesses obstáculos, também uma fonte de energia, uma mola propulsora para a busca de sua superação, principalmente através das chamadas:
Nas questões do desenvolvimento da criança, Vygotsky privilegia o ambiente social como fator fundamental à aprendizagem, onde a variação ambiental poderá determinar o desenvolvimento infantil. Em comparação a tais aspectos, Piaget considera que: