Para Vygotsky:
I - O indivíduo deve estar inserido em um grupo social e aprende o que seu grupo produz;
II - O conhecimento surge primeiro no grupo, para só depois ser interiorizado.
Sobre os itens acima:
Com base na teoria sociocultural de Vygotsky, julgue o item subsequente.
Para Vygotsky, o aprendizado orientado para níveis de desenvolvimento que já tenham sido atingidos é ineficaz do ponto de vista do desenvolvimento global da criança.
O psicólogo russo Lev Vygotsky, em sua teoria sociointeracionista, apontou que há um espaço entre o que a criança consegue fazer sozinha e o que ela fará a partir da mediação do professor. Esse espaço é denominado de
De acordo com Vygotsky, apropriar-se de conceitos científicos é basilar para o desenvolvimento das funções psicológicas superiores no aluno através da escola. Isso ocorre quando:
Na instituição de educação infantil, mesmo sem saber escrever, as crianças podem aprender um pouco da escrita produzindo oralmente textos com destino escrito. Nessa situação o professor será o escriba. A criança também aprende a escrever, fazendo-o da forma que sabe, escrevendo de próprio punho. Em ambos os casos, é necessário ter acesso à diversidade de textos escritos, testemunhar a utilização que se faz da escrita em diferentes circunstâncias, considerando as condições nas quais é produzida: para que, para quem, onde e como. Ao participar desse tipo de atividade, a criança vai construindo o conhecimento sobre essa linguagem antes mesmo de que saiba escrever autonomamente e, também pode aprender, exceto:
Para responder à questão, considere o tema Aprendizagem e Desenvolvimento Escolar, de acordo com Lev Vygotsky.
É fundamental destacar a assertiva de Vygotsky ao dizer que “a aprendizagem da criança começa muito antes da aprendizagem escolar”. De acordo com o pensamento de Vigotsky, analise as assertivas abaixo: I. Nenhuma criança entra em uma escola e parte do nada, como se fosse uma tábua rasa, sem preenchimento algum, ao contrário, ela traz uma história, algo que vem antes e que pode ou não ter continuidade. II. A aprendizagem não necessariamente inicia-se na idade escolar, para o autor existe uma diferença substancial entre o que é produzido em termos de aprendizagem antes da criança estar na idade escolar e o que ela adquire durante sua estada nas instituições escolares. III. Algumas crianças aprendem através da imitação dos adultos, com isso não há o compromisso em saber de sua pré-história. Quais estão corretas?
De acordo com Vygotsky, antes mesmo de dominar a linguagem, a criança demonstra capacidade de resolver problemas práticos. Essa ideia assemelha-se ao que Piaget considerava:
De acordo com Vygotsky, a arte de brincar pode ajudar a criança com Necessidades Educacionais Especiais a desenvolver-se, a comunicar-se com os que a cercam e consigo mesma. Educar através do lúdico contribui e influencia na formação da criança e do adolescente com deficiência intelectual, favorecendo um crescimento sadio, pois possibilita o exercício da concentração, da atenção e da produção do conhecimento, promovendo:
Conforme a teoria de Vygotsky, o caminho que o indivíduo vai percorrer para desenvolver funções que estão em processo de amadurecimento e que se tornarão funções consolidadas, estabelecidas no seu nível real, é denominado:
De acordo com Oliveira (2012) baseada nas ideias de Vygotsky, a principal característica do jogo infantil não é o prazer e sim:
Muitos estudiosos buscaram compreender o desenvolvimento infantil, dentre eles um aponta que, “O nível de desenvolvimento de uma criança é caracterizado por aquilo que ela consegue fazer com a ajuda de outras pessoas”. O pensamento citado corresponde a ideia de:
Na relação entre as teorias psicológicas e educação encontra-se a contribuição da Teoria Socio-Histórica de Lev Vygotsky, que tem o seguinte princípio:
Para Vygotsky é a interação do adulto com a criança que estabelecerá as bases da constituição do vínculo afetivo, da confiança e do sentimento de segurança, sendo estes os promotores das descobertas do mundo pela criança. Desse modo, o professor tem o papel de:
“A teoria de _____________ oferece um modelo epistemológico, do qual é possível extrair consequências de natureza psicológica. A psicogênese da língua escrita é um modelo psicológico de aprendizagem especificamente da escrita [...]". (WEISZ, Telma. O diálogo entre o ensino e a aprendizagem, p. 30).
Assinale a alternativa que preenche a lacuna de forma correta:
Segundo Lev Semenovitch Vygotsky, o aprendizado do aluno depende fundamentalmente: