“FIM DE SEMANA NO PARQUE"
Racionais MC'S
“[...] A molecada lá da área como é que tá.
Provavelmente correndo pra lá e pra cá.
Jogando bola descalços nas ruas de terra.
É, brincam do jeito que dá.
[...]
Milhares de casas amontoadas!
Ruas de terra, esse é o morro, a minha área me espera!
Gritaria na feira 'vamos chegando!'
Pode crer, eu gosto disso, mais calor humano
Na periferia a alegria é igual!
É quase meio dia, a euforia é geral!
É lá que moram meus irmãos, meus amigos.
E a maioria por aqui se parece comigo
E eu também sou bambambã e eu que mando
O pessoal desde as 10 da manhã está no samba.
Preste atenção no repique atenção no acorde
'Como é que é Mano Brown?'
'Pode crer, pela ordem!' [...]"
Trecho da música “Fim de semana no parque", composição de Mano Brown/Edy Rock.
Utilize o texto acima para responder as questões de 1 a 6.
Em que momento do texto o autor insinua que as crianças não dispõem de um lugar nem de um momento apropriado às suas brincadeiras?
Em relação ao texto 1, o tipo de inquietação que fomenta a postura pessimista do eu lírico é:
Considerando o fragmento de texto acima e aspectos a ele relacionados, julgue os seguintes itens.
Infere-se da análise de Antonio Candido que a literatura brasileira surgida após a década de 60 do século XX apresentou poucas e pouco expressivas inovações se comparada à literatura do primeiro momento modernista.
Considerando as informações acima e as transformações por que passou o sistema literário brasileiro entre o último triênio do século XIX e os primeiros cinquenta anos do século XX, julgue os itens que se seguem.
Na obra Os Sertões, Euclides da Cunha, influenciado pela obra de Cruz e Souza, utiliza, majoritariamente, técnicas literárias simbolistas para relatar os acontecimentos trágicos ocorridos durante a guerra de Canudos.
Considerando as informações acima e as transformações por que passou o sistema literário brasileiro entre o último triênio do século XIX e os primeiros cinquenta anos do século XX, julgue os itens que se seguem.
Na obra Macunaíma: o Herói sem Nenhum Caráter, considerada um romance de tese, Mário de Andrade emprega técnicas narrativas ficcionais próprias do Naturalismo.
Tendo o fragmento de texto apresentado como referência inicial e considerando as características gerais da linguagem literária e, em especial, dos estilos barroco, árcade e romântico no Brasil, julgue os itens a seguir.
O indianismo, uma das temáticas mais vigorosas da literatura romântica brasileira, é caracterizado pela idealização da figura do indígena a partir de padrões literários da tradição europeia.
Tendo como referência o fragmento de texto acima e os múltiplos aspectos por ele suscitados, assinale a opção correta, com relação à ficção romântica.
Considerando o texto acima, bem como elementos gerais dos estilos
de época da literatura brasileira, julgue os itens de 85 a 90.
O Parnasianismo, marcado pela impessoalidade e pela objetividade, inclui-se entre as estéticas que se opõem ao Romantismo. No Brasil, o Parnasianismo foi representado especialmente por Olavo Bilac.
Com base no trecho acima, no qual Antonio Candido expõe a lógica
histórico-literária segundo a qual se desenvolveu a literatura
brasileira, e na dinâmica dos períodos literários brasileiros, julgue
os itens a seguir.
Apesar das tendências universalistas do Arcadismo brasileiro, formulou-se, nesse período, de forma consistente, o que o autor, na penúltima linha do texto, chama de expressão literária diferente, especialmente se se consideram as obras de Claudio Manuel da Costa e Tomaz Antonio Gonzaga.
Com base no trecho acima, no qual Antonio Candido expõe a lógica
histórico-literária segundo a qual se desenvolveu a literatura
brasileira, e na dinâmica dos períodos literários brasileiros, julgue
os itens a seguir.
No Romantismo, o esforço em se realizar uma literatura brasileira diferente da produzida nos centros culturais europeus atingiu seu ápice, quando a ideia da cor local se tornou verdadeira obsessão dos autores e foi colocada em prática, por exemplo, nas manifestações da prosa indianista e regionalista.
Considerando o texto acima, bem como elementos gerais dos estilos
de época da literatura brasileira, julgue os itens de 85 a 90.
Uma das técnicas básicas da literatura pós-modernista, encontrada em diversos textos brasileiros, é a do pastiche, a qual substitui a noção de paródia típica do Modernismo.
Com base no poema apresentado acima, assinale a opção correta.
Considerando o fragmento de texto acima e aspectos a ele relacionados, julgue os seguintes itens.
No Concretismo, estética renovadora surgida após o Modernismo, a dimensão concreta da palavra é assumida como critério para a determinação da qualidade ou da genuinidade de uma poética.