Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 311927 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

Antes de se iniciar a Terraplenagem, são efetuados os chamados Serviços Preliminares, de modo a deixar a área a ser trabalhada livre e desimpedida.
Nesse contexto, chama-se destocamento a:

Em caso de extinção do índice de reajuste pactuado no contrato, para realizar seu cálculo a Fiscalização deve provocar a deliberação:

Situação hipotética 1A3-I


 Em uma agência de inteligência, em certo momento, havia 90 casos a serem investigados — 78 deles envolviam roubos e 63 envolviam assassinatos. 30 agentes, trabalhando 6 horas por dia, conseguiram, em 40 dias, reduzir para 70 o número total de casos a serem investigados.

Na situação hipotética 1A3-I, o percentual de casos a serem investigados que remanesceram após os 40 primeiros dias de trabalho dos agentes é

A função Novo Slide, na faixa de opções do PowerPoint, permite escolher

Segundo o Manual de Redação da Presidência da República, o atributo segundo o qual a redação oficial deve ser elaborada sempre em nome do serviço público e sempre em atendimento ao interesse geral dos cidadãos é denominado 

O NATM – New Austrian Tunneling Method é uma técnica de projeto e construção de túneis, introduzida a partir de 1950. Sobre ela, considere as afirmativas a seguir.

I. Por melhor que seja a programação de investigações geológico-geotécnicas, o projeto sempre será alterado durante a execução do túnel.
II. O projeto da execução de um túnel pelo NATM deve prever o acompanhamento da escavação por monitoração.
III. O revestimento de primeira fase só deve ser aplicado após a estabilização das deformações.

Está correto o que se afirma em:

Com relação à execução de concreto asfáltico usinado a quente, indique as afirmativas a seguir que estão corretas.

I. O cimento asfáltico deve estar, no momento da mistura com os agregados, com uma viscosidade, preferencialmente, entre 75 e 95 SSF.
II. Os agregados, no momento da mistura com o cimento asfáltico, devem estar com uma temperatura de 10ºC a 15ºc abaixo da temperatura do ligante betuminoso.
III. Após a distribuição do concreto asfáltico na pista, a temperatura de rolagem é a maior que a mistura asfáltica possa suportar.

Na elaboração de um projeto de túnel pelo NATM, é correto afirmar que as cambotas são:

Em um projeto de fundações profundas para pontes, é indispensável a existência de uma peça estrutural denominada bloco de coroamento, que tem como função:

A Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil) é uma cadeia hierárquica de confiança composta por diversos entes que viabilizam a emissão de certificados digitais para identificação virtual do cidadão.

O ente responsável pela interface entre o usuário e a Autoridade Certificadora (AC) que tem por objetivo o recebimento, a validação, o encaminhamento de solicitações de emissão ou revogação de certificados digitais e identificação, de forma presencial, de seus solicitantes é:

Um DBA necessita fazer backups no SGBD MariaDB, porém existem diversos recursos e formas de se executar essas ações, analise os itens a seguir.

I. O programa mariadb-dump executa um backup lógico no MariaDB. É a maneira mais flexível de realizar backup e restore de dados, é uma boa opção quando o tamanho dos dados é relativamente pequeno. Para conjuntos de dados grandes, o arquivo de backup pode ser grande e o tempo de restauração demorado.
II. O programa mariadb-hotcopy é um fork do Percona XtraBackup com suporte adicional para compactação e criptografia de dados. O programa está disponível na versão MariaDB 10.1 ou posterior.
III. O programa mariadb-backup realiza um backup físico e funciona apenas para fazer backup de tabelas MyISAM e ARCHIVE. Ele só pode ser executado na mesma máquina que o local dos diretórios do banco de dados.

Está correto o que se afirma em:

Com relação à tolerância a falhas, avalie se as afirmativas a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F).

( ) A tolerância a falhas é a capacidade de um sistema de continuar funcionando mesmo quando ocorrem falhas em seus componentes.
( ) A redundância é uma técnica comum usada para aumentar a tolerância a falhas em sistemas críticos.
( ) A tolerância a falhas é uma técnica que garante que um sistema nunca falhe.

As afirmativas são, respectivamente:

O utilitário do SGBD Microsoft SQL Server que faz cópia em massa de grandes quantitativos de dados entre uma instância do SGBD e um arquivo de dados em um formato especificado pelo usuário se denomina:

A especificação IEEE 802.11 é usualmente utilizada em redes sem fio e seu quadro é composto por diversos campos.
O tamanho em bits do campo de verificação de redundância cíclica é:

Texto 1A1-I 

 

    De modo geral, os dados sobre crime e segurança pública divulgados na edição de 2022 do Anuário Brasileiro de Segurança Pública são reveladores de um quadro que, em uma primeira leitura, rende boas notícias para governos e sociedade. A violência letal, aquela que envolve, sob diferentes tipos jurídicos possíveis, situações em que uma pessoa mata a outra, manteve a tendência nacional de queda iniciada em 2018, mesmo que os números de 2022 indiquem uma curva de desaceleração. Porém, em uma segunda e mais panorâmica leitura do cenário sobre crime e violência no Brasil, há movimentos preocupantes e tendências que começam a ganhar corpo e merecem maior atenção dos profissionais da segurança pública, dos tomadores de decisão política e dos pesquisadores. Esse é o caso dos crimes patrimoniais, cujos movimentos sinalizam uma forte reconfiguração de como tais crimes são cometidos, sobretudo a partir da pandemia de covid-19, incluindo-se a migração dos roubos para modalidades como furtos, estelionatos e golpes virtuais. 
   Vale ressaltar, no entanto, que essa não é uma tendência exclusivamente brasileira. As oportunidades para o cometimento de ilícitos variam de acordo com as modalidades criminais. Roubos e furtos, por exemplo, dependem em grande medida do fluxo de pessoas que circulam pelas cidades, o que foi severamente restringido pelas medidas de isolamento social em todo o mundo. Já crimes que envolvem roubo e invasão de residências tornaram-se mais complexos para os criminosos, já que as famílias passaram mais tempo dentro de suas casas. 
   Um estudo que analisou dados criminais de 27 cidades em 23 países, para compreender o impacto da pandemia e das medidas de isolamento social nas dinâmicas criminais, constatou redução de 37% nos crimes globalmente. Agressões tiveram queda de 35% em decorrência das restrições de circulação e os homicídios tiveram, em média, queda de 14%, com apenas três cidades com crescimento. As violações de domicílio caíram cerca de 28% após a implementação das restrições e os roubos de veículos apresentaram redução de 39%. 
   No Brasil, o mesmo contexto foi observado, com queda generalizada dos indicadores de crimes patrimoniais nos anos de 2020 e 2021. A partir de 2022, no entanto, algumas modalidades criminais retomaram tendências pré-pandemia, com crescimento dos roubos e furtos de celulares e de veículos. Outras, entretanto, seguem em queda, como é o caso de roubos a instituições financeiras (-21,9%), de carga (-4,4%), a estabelecimentos comerciais (-15,6%) e a residências (-13,3%).

Renato Sérgio de Lima e Samira Bueno. As novas configurações dos crimes patrimoniais no Brasil. 
In: Anuário Brasileiro de Segurança Pública / Fórum Brasileiro de Segurança Pública. 
São Paulo: FBSP, 2023, pp. 90-91 (com adaptações).

Sem prejuízo da correção gramatical e do sentido original do texto 1A1-I, a expressão “no entanto” (primeiro período do segundo parágrafo) poderia ser substituída por 

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282