Durante a 54a Assembléia Mundial de Saúde em 2001, o Brasil passou a ocupar posição de destaque no que se refere à Política de Saúde frente à OMS. Assinale a alternativa que não corresponde ao conjunto de medidas adotadas naquele período.
O Programa de Saúde da Família (PSF) compõe uma das principais armas das Políticas Públicas de Saúde. O projeto piloto foi implementado na cidade de Quixadá, Ceará, em 1993. Assinale a alternativa que não corresponde a uma de suas características.
As mudanças nos serviços de saúde impõem uma abordagem organizada da educação à saúde para atender as necessidades de atenção à saúde. Em referência aos fatores que o enfermeiro deve considerar ao planejar a ação de enfermagem, estão incluídos os elementos abaixo listados, EXCETO:
Em relação à Agenda 21, é correto afirmar que
O Diafragma é um método contraceptivo de barreira, que se baseia na obstrução da passagem dos espermatozóides para o interior do útero, impossibilitando, assim, o seu encontro com o óvulo. Sobre esse método, podemos afirmar que
Os cuidados de saúde a adolescentes e jovens compreendem um grupo de ações que atendem as necessidades locais e as especificidades da atenção integral a estes indivíduos em ambos os sexos. Com base no manual de orientações para saúde integral de adolescentes e jovens, marque abaixo a alternativa que não se adéqua a estas ações.
Um paciente com um tempo de protrombina ou um tempo de tromboplastina parcial ativado maior do que o normal encontra-se em risco pós-operatório de:
O reservatório ou habitat de um agente infeccioso, cresce e multiplica, onde ele vive. São considerados como reservatórios (fontes de infecção):
Sobre a identificação dos perfis e fatores de risco utilizados através da epidemiologia nos serviços de saúde, analise:
I. Desenvolvem programas de saúde eficientes que permitem maior impacto das ações implementadas, voltadas a assistência integral à saúde.
II. Identificam fatores de risco em grupos de população mais vulnerável a certos agravos à saúde.
III. Buscam avaliações mais pertinentes capazes de responder a desafios que permeiam os condicionantes do processo saúde/doença.
Está(ão) correta(s) apenas a(s) alternativa(s):
A Lei Federal nº. 8080/1990 estabelece os objetivos do Sistema Único de Saúde (SUS); nas alternativas abaixo, marque V para as verdadeiras e F para as falsas:
( ) A identificação e divulgação dos fatores condicionantes e determinantes de saúde.
( ) A formulação de políticas de saúde destinadas a promover, nos campos econômico e social a observância do dever do Estado.
( ) A assistência às pessoas por intermédio de ações de promoção, proteção e recuperação da saúde, com a realidade integrada das ações assistenciais e das atividades preventivas.
( ) As normas complementares das ações no âmbito global sem enfoque de atuação imediata.
A sequência está correta em:
Problemas decorrentes de chuvas fortes ou secas prolongadas vêm causando grandes prejuízos à população das áreas atingidas com perdas extremas, como moradias e todos os pertences. Um exemplo ocorreu em junho deste ano, com as enchentes em Alagoas e Pernambuco. Nestes casos, tem se tornado uma prática constante a liberação do seguinte benefício para as vítimas:
Em se tratando de pacientes portadores de problemas no Sistema Nervoso Central, é correto afirmar que:
No que se refere à crise suprarrenal, no caso da insuficiência denominada de doença de Addison, é correto afirmar que:
No que se refere ao sistema locomotor e esquelético cuja abrangência chega até a fratura e como consequência temível a dependência, as prioridades de enfermagem para um paciente portador desta afecção são: prevenir futuras lesões ósseas/tissulares, aliviar a dor, prevenir complicações, fornecer informação sobre condição/prognóstico e as necessidades de tratamento. Relacione o diagnóstico de enfermagem (na coluna esquerda), com as prescrições (na coluna da direita): 
A sequência correta, de cima para baixo, é:
A diarreia faz parte do grupo de principais causas de óbito em crianças. Dentre as possíveis intervenções frente a este quadro, assinale a alternativa que não está relacionada diretamente com esta causa.