Um estudo recente do Senai prevê, entre cinco e dez anos, o surgimento e a consolidação de 30 novas profissões em oito áreas. [...] No setor automobilístico,
é esperada a criação de ocupações como a de mecânico de veículos híbridos. [...] No segmento de tecnologias da informação e da comunicação, [...] a de analista de internet das coisas. [...] Na área administrativa, [...] entre as novas ocupações previstas, estão a de gerente de e.learning [...] e o consultor de transformação digital [...].
Tecnologia vai criar 30 novas vagas profissões dentro de dez anos. O Tempo, 3 nov. 2019, p. 10.
Essas novas ocupações apresentadas vêm surgindo e se desenvolvendo em função
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) instalou na última quarta-feira (30 de outubro de 2019) a Câmara Setorial da Cadeia Produtiva Cervejeira. [...] Até então, o Mapa tinha duas câmaras exclusivas para bebidas: a da Viticultura, Vinhos e Derivados e a da Cachaça. [...]
Mapa instala Câmara Setorial da Cadeia Produtiva Cervejeira. O Tempo, 2 nov. 2019, p. 12.
A criação de uma câmara setorial exclusiva para o setor cervejeiro pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento está relacionada à(ao)
A respeito do Microsoft Word para Office 365, analise as seguintes afirmativas.
Estão corretas as afirmativas
O exame das pupilas consiste em avaliar diâmetro e fotorreatividade. Essa é uma ferramenta importante para detectar assimetrias que também indicam alterações neurológicas.
Nesse contexto, analise as seguintes afirmativas e assinale V para as verdadeiras e F para as falsas.
( ) Pupilas midriáticas: pupilas de tamanhos iguais, porém encontram-se dilatadas.
( ) Pupilas isocóricas: pupilas de tamanhos iguais, porém encontram-se contraídas.
( ) Pupilas mióticas: pupilas de tamanhos iguais, porém encontram-se dilatadas.
( ) Pupilas anisocóricas: pupilas de tamanhos diferentes, deve-se identificar qual é maior e qual é a menor.
Assinale a sequência correta.
Considerando as condutas a serem adotadas pelo enfermeiro em relação ao tratamento e prevenção de feridas, assinale a alternativa correta.
Saúde – desafios de integração e convergência
A despeito dos imensos desafios, nas últimas décadas, o Brasil constituiu uma realidade de promoção e atenção à saúde ímpar no mundo e inédita em nossa História. A Constituição de 1988 estabeleceu a criação do Sistema Único de Saúde (SUS) e concomitantemente os setores privados, com e sem fins lucrativos, se expandiram.
Os 30 anos do SUS, recém-completados, sugerem uma reflexão. Obviamente, há muito que avançar na atenção à saúde, mas pode-se concluir que o SUS se tornou um patrimônio nacional. Citando o professor Eugenio Vilaça, “o SUS não é um problema sem solução, é uma solução com problemas”.
O SUS atende 207 milhões de brasileiros. Os serviços vão desde vigilância epidemiológica, sanitária e ambiental, passando por vacinação, transplantes, assistência farmacêutica de alto custo, até programas de combate à Aids e à Hepatite C, entre outros.
Integrado ao sistema filantrópico, o SUS avançou e fez história, apesar de todas as questões que enfrentamos. Seja por sua jornada ainda curta, seja por problemas organizacionais crônicos – especialmente o subfinanciamento da União, além das ineficiências pela estrutura e pela governança fragmentadas,
indicadas em estudo do Banco Mundial –, o SUS apresenta muitos desafios a superar, como o excesso de judicialização, que mina orçamentos e desorganiza planejamentos. Mas não consigo vislumbrar o futuro do Brasil sem esse sistema de saúde.
Também não consigo enxergar o horizonte sem o incremento da integração com os setores privados, tanto os sem fins lucrativos (filantrópicos) quanto os com fins lucrativos (hospitais, clínicas, serviços de diagnóstico, médicos e outros profissionais da saúde). [...]
Como dissemos, a parceria filantrópica foi essencial à consolidação do SUS, conexão que se incrementou com a possibilidade de contratos de gestão com organizações sociais (OSs), a partir de 1998. Em 1999 criou-se a alternativa de ação com as organizações da sociedade civil de interesse público (Oscips). Em 2004 foram regulamentadas as parcerias público-privadas (PPPs), que permitem buscar financiamento particular para projetos de interesse público, incluindo a saúde.
[...]
Integração, cooperação, diálogo e intercâmbio entre os mundos público, privado e não governamental são caminhos já comprovadamente bem-sucedidos. Tendo como foco o cidadão e como norte o fortalecimento do SUS e o estímulo à integração desses universos, é preciso pautar discussões e ações acerca do financiamento e regulação do setor; políticas públicas; marco produtivo de desenvolvimento econômico; modelos de gestão, remuneração, organização e assistência; além de recursos humanos, infraestrutura, equipamentos e tecnologias.
Considerando a mudança no quadro epidemiológico, com a predominância de doenças crônicas, que demandam atenção permanente, sobre doenças agudas, e se quisermos avançar para um sistema brasileiro de saúde inclusivo e qualificado, ético e economicamente sustentável, não há que se desviar
dessa rota colaborativa, mas, sim, investir talento e esforço político para incrementar o intercâmbio de experiências de excelência que o Brasil construiu nos últimos 30 anos, como as inovações em gestão nos setores não governamentais e a estruturação da atenção primária no sistema público. Desafio é
o que não falta, mas caminhos já temos. É só avançar na caminhada da cooperação.
(Paulo Hartung. O Estado de S. Paulo, 07/05/2019. Adaptado.)
No 2º parágrafo do texto, o autor utiliza como recurso de linguagem a citação “o SUS não é um problema sem solução, é uma solução com problemas”. Considerando a estrutura textual apresentada, pode-se afirmar acerca de tal recurso que:
O Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) tem como objetivo coletar, transmitir e disseminar dados gerados rotineiramente pelo Sistema de Vigilância Epidemiológica das três esferas de governo. Como gestora do Sinan, cabe à União:
A mucosite oral é uma das complicações do tratamento do paciente com câncer e que resulta em dor intensa com prejuízo na alimentação e na comunicação verbal. Esta complicação é o resultado de uma série de reações inflamatórias nas células epiteliais e subepiteliais da mucosa oral, sendo correto afirmar
que:
A hemodiálise é o processo de filtração do sangue, que consiste em extrair as substâncias nitrogenadas tóxicas e remover o excesso de água. Para isso, o sangue é desviado do paciente para um dialisador, no qual é “limpo” e, em seguida, é devolvido ao paciente. Nesse procedimento dialítico, o excesso de água é removido do sangue através do processo de:
O diabetes mellitus (DM) consiste em um distúrbio metabólico caracterizado por hiperglicemia persistente, decorrente de deficiência na produção de insulina ou na sua ação, ou em ambos os mecanismos, ocasionando complicações em longo prazo. Atinge proporções epidêmicas, com estimativa de 415 milhões de portadores de DM mundialmente. A hiperglicemia persistente
está associada a complicações crônicas micro e macrovasculares, aumento de morbidade, redução da qualidade de vida e elevação da taxa de mortalidade. A classificação do DM tem sido baseada em sua etiologia. Os fatores causais dos principais tipos de DM – genéticos, biológicos e ambientais – ainda não são
completamente conhecidos.
(Disponível em: https://www.diabetes.org.br/profissionais/images/2017/diretrizes/diretrizes-sbd-2017-2018.pdf. Acesso em: 04/02/2020.)
Em relação ao assunto proposto no trecho anterior e com base nos conhecimentos sobre as teorias de enfermagem, responda à questão.
Doenças coronarianas, cerebrovasculares, vasculares periféricas, infecções, amputações de membros inferiores e demais situações de estresse metabólico predispõem ao aparecimento da hiperglicemia hospitalar definida como uma elevação glicêmica identificada em pacientes diabéticos que apresentam descompensação glicêmica no momento da internação, os que não sabiam ser diabéticos e recebem o diagnóstico neste momento, os que sabidamente têm níveis de glicemia normais; porém, apresentam hiperglicemia no momento da internação. Por isso, recomenda-se que em todos os pacientes hospitalizados seja realizado pelo menos um teste de glicemia admissional. A hiperglicemia hospitalar é definida por valores de glicemia maiores que:
Pacientes hospitalizados, especialmente nas Unidades de Terapia Intensiva, são constantemente avaliados quanto ao estado ácido-base do sangue, pois, além de fornecer dados de desvios do equilíbrio ácido-básico, fornecem também dados sobre a função respiratória e sobre as condições de perfusão tecidual. Para manter o pH do sangue em níveis normais (entre 7,35 e 7,45), o organismo lança mão de mecanismos compensatórios que podem ocorrer instantaneamente, em minutos e em horas ou dias. O mecanismo que ocorre instantaneamente à alteração ácido-básico constituindo, assim, a primeira linha de defesa para variações do pH corresponde à(ao):
A ausculta cardíaca faz parte do exame físico do coração, sendo uma importante fonte de informação para o seu estudo clínico. Através dela é possível detectar as bulhas cardíacas, ritmo e frequência, cliques ou estalidos, sopros, ruídos de pericardite e atrito pericárdico. Dentre os principais focos de
ausculta cardíaca está o foco aórtico que se localiza no:
A Norma Regulamentadora 32 “estabelece as diretrizes básicas para a implementação de medidas de proteção à segurança e à saúde”.
(Disponível em: http://biblioteca.cofen.gov.br/nr-32-normaregulamentadora-no-32/ Acesso em: 05/02/2020.)
Esta norma se aplica:
Leia o texto abaixo e responda à questão.

Ainda com base no texto 1, cujo gênero textual é uma notícia, atribua (V) para as assertivas verdadeiras ou (F) para as assertivas falsas.
( ) Apenas pela interpretação da manchete, não é possível identificar quem praticou mansplaining contra a cientista.
( ) O lead da notícia responde a todas as questões fundamentais para um texto do domínio jornalístico: o que, quem, quando, onde, como e por quê.
( ) A notícia foi publicada pela Redação Galileu, pela primeira vez, em 05 de novembro de 2019, às 12h50.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA de preenchimento dos parênteses:
Leia o texto abaixo e responda à questão.

A coesão do texto 1 é construída com base em diferentes recursos de referenciação. A partir dessa informação, assinale a alternativa CORRETA sobre as formas referenciais empregadas nos trechos abaixo: