Com relação à circulação extracorpórea (CEC), julgue o item a seguir.
A parte motora do aparelho coração-pulmão artificial consiste de uma bomba mecânica que impulsiona o sangue através do sistema circulatório do paciente, e a parte oxigenadora consiste de um aparelho, o oxigenador, que permite a introdução do monóxido de carbono no sangue e a remoção do oxigênio.
Acerca do equilíbrio ácido-base e eletrolítico, julgue o próximo item.
O sistema bicarbonato/ácido carbônico é o mais importante na regulação do pH, durante a circulação extracorpórea.
A respeito de ultrafiltração e circulação extracorpórea, julgue o item seguinte.
Constituem situações capazes de resultar em hemodiluição excessiva: pacientes com anemia, com edema ou com insuficiência cardíaca; uso de oxigenadores e de circuitos com necessidade de grandes volumes de prime; e presença de excesso de cristaloides nas soluções para a proteção do miocárdio.
A propósito de perfusato e hemodiluição, julgue o item subsequente.
O manitol é um aditivo que pode ser acrescentado ao perfusato básico, mantendo a pressão coloidosmótica e reduzindo a diurese, pelo efeito nos túbulos renais. Tem ação importante para contrabalançar os efeitos do aumento do hormônio natriurético atrial, que acompanha a perfusão.
Julgue o item subsequente, relativo à coagulação e anticoagulação.
O principal efeito da heparina, na circulação extracorpórea, é a inibição da formação da fibrina a partir do fibrinogênio. Mas, além desse efeito, ela pode induzir a dissolução de coágulos formados por excitação da fibrinogênese.
No que se refere a proteção miocárdica e circulação extracorpórea, julgue o item subsecutivo.
O objetivo primordial das técnicas de proteção do miocárdio é facilitar o reparo cirúrgico das lesões cardíacas ou cardiovasculares existentes, ao mesmo tempo em que oferece condições operatórias ótimas à equipe cirúrgica, sem causar dano à função miocárdica.
Julgue o item seguinte, relativo à segurança do paciente e à qualidade em serviços de saúde na prevenção das infecções relacionadas à assistência a saúde (IRAS).
A limitação do uso, do tempo de utilização e do emprego de técnicas assépticas para a realização de procedimentos invasivos constitui procedimento de grande importância.
Acerca das emergências clinicocirúrgicas e da assistência de enfermagem prestada, julgue o item subsequente.
A enfermagem deve acompanhar rigorosamente a evolução dos sinais e sintomas em pacientes vítimas de politraumatismo, com atenção para o nível de resposta, calor da pele, enchimento capilar, queixa de dor abdominal, rigidez muscular, alterações dos sinais vitais, hematúria e oligúria. Deve também providenciar materiais adequados aos procedimentos indicados e preparar o paciente para a cirurgia.
Julgue o item a seguir, no que se refere às complicações de circulação extracorpórea (CEC) na assistência prestada pelo enfermeiro.
Quando comparados aos pacientes que permanecem menos tempo, aqueles que têm maior tempo de CEC apresentam mais déficits neurológicos, como sonolência excessiva, alterações da função cognitiva e intelectual.
Julgue o item subsecutivo, no que concerne à assistência de enfermagem em cirurgias cardíacas.
A insuficiência respiratória é comum após cirurgia de coração aberto, por isso deve-se garantir uma oxigenação adequada durante o período pós-operatório.
Julgue o item subsecutivo, no que concerne à assistência de enfermagem em cirurgias cardíacas.
A enfermagem deve intervir observando e relatando complicações pré-operatórias pulmonares, urinárias, gastrointestinais, vasculares e choque.
A respeito da monitorização cardíaca, julgue o próximo item.
As indicações clássicas da desfibrilação são a fibrilação e a taquicardia ventricular. A desfibrilação despolariza ao mesmo tempo todas as células do miocárdio, permitindo que o nódulo sinusal restabeleça o seu controle sobre os movimentos cardíacos, com um marca-passo.
Julgue o item seguinte, relativo a biossegurança e ao controle de infecções relacionadas à assistência à saúde (IRAS).
No ambiente hospitalar, clínico e laboratorial, as principais normas de biossegurança incluem a higienização das mãos, a vigilância epidemiológica e o uso correto do equipamento de proteção individual.
Julgue o item seguinte, relativo à vigilância epidemiológica aplicada ao controle das infecções hospitalares.
A vigilância epidemiológica das infecções hospitalares é a observação passiva, sistemática e contínua da ocorrência de infecções e de sua distribuição entre pacientes hospitalizados bem como da ocorrência de eventos e condições que exponham os pacientes a risco de infecção, com vistas à execução oportuna das ações de controle.
Julgue o item seguinte, relativo à vigilância epidemiológica aplicada ao controle das infecções hospitalares.
A infecção do sítio cirúrgico, a pneumonia após uso de respirador e a infecção em recém-nascido comprovadamente adquirida por via transplacentária são classificadas como infecções hospitalares.