Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 15111 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • Certo
    • Errado
  • 2
    • Certo
    • Errado
  • 3
    • Certo
    • Errado
  • 4
    • Certo
    • Errado
  • 5
    • Certo
    • Errado
  • 6
    • Certo
    • Errado
  • 7
    • Certo
    • Errado
  • 8
    • Certo
    • Errado
  • 9
    • Certo
    • Errado
  • 10
    • Certo
    • Errado
  • 11
    • Certo
    • Errado
  • 12
    • Certo
    • Errado
  • 13
    • Certo
    • Errado
  • 14
    • Certo
    • Errado
  • 15
    • Certo
    • Errado

A respeito das ideias do texto CB1A1BBB, julgue os itens a seguir.

Segundo o texto, o objetivo de se propor uma nova lei de

responsabilidade fiscal, mais rígida quanto à proteção do

dinheiro público, é desconfigurar a LRF.

A respeito das ideias do texto CB1A1BBB, julgue os itens a seguir.

Para o autor do texto, é um contrassenso a proposta de tornar a LRF mais rigorosa.

Com relação aos aspectos linguísticos do texto CB1A1BBB, julgue os seguintes itens.

A construção “Não foi a lei que não funcionou” (R.19) está associada a uma interpretação de contraste, significando que outro elemento — e não a lei — não funcionou.

People with disabilities can use websites and web tools

when they are properly designed. However, currently many sites

and tools are developed with accessibility barriers that make it

difficult or impossible for some people to use them.

The absence of an alternative text is the classic example.

Sites and tools with images should include equivalent alternative

text in the markup/code.

If an alternative text is not provided for images, the image

information is inaccessible, for example, to people who cannot see

and have to use a screen reader that reads aloud the information on

a page, including the alternative text for the visual image.

When an equivalent alternative text is presented, in HTML

format, for example, information is available to everyone to people

who are blind, as well as to people who turned off images on their

mobile phone to lower bandwidth charges, people in a rural area

with low bandwidth who turned off images to speed download, and

others. It is also available to technologies that cannot see the image,

such as search engines.

Another example of barrier is the lack of keyboard input.

Some people cannot use a mouse, including many elderly users with

limited fine motor control. An accessible website does not rely on

the mouse; it provides all functionality via a keyboard.

Just as images are not available to people who cannot see,

audio files are not available to people who cannot hear. Providing

a text transcript makes the audio information accessible to people

who are deaf or hard of hearing.

It is easy and relatively inexpensive for website developers

to provide transcripts for podcasts and audio files. There are also

transcription services that create text transcripts in HTML format.

Most of the basics of accessibility are even easier and less

expensive than providing transcripts. However, the proper

techniques are poorly integrated into some web tools, education,

and development processes.

Internet: <https://www.w3.org> (adapted).

Judge the following items according to the text above.

Providing access to contents through keyboard input makes websites much more friendly for older people as well.


Um indicador de desempenho X permite avaliar

a qualidade dos processos de governança de instituições públicas.

A figura mostra, esquematicamente, a sua distribuição, obtida

mediante estudo amostral feito por determinada agência de

pesquisa. A tabela apresenta estatísticas descritivas referentes a essa

distribuição.

Com base nessas informações, julgue os itens a seguir.

O intervalo interquartílico da distribuição do indicador X é superior a 1,4

Se o tempo de espera por atendimento (T, em minutos) em

determinada repartição pública segue uma distribuição exponencial

com média igual a 30 minutos, então

P(T > 35 | T > 30) = P(T > 35).

Se as variáveis aleatórias X e Y seguem distribuições de Bernoulli,

tais que P[X = 1] = P[Y = 0] = 0,9, então

P[X = 0, Y = 0] > 0,2

Uma amostra aleatória simples X1, X2, ..., Xn foi retirada de uma

população normal com média e desvio padrão iguais a 10. Julgue

os próximos itens, a respeito da média amostral

= [X1 + X2 + ... + Xn]/n.

A variância

de é igual a 100.

Uma amostra aleatória simples X1, X2, ..., Xn foi retirada de uma

população normal com média e desvio padrão iguais a 10. Julgue

os próximos itens, a respeito da média amostral = [X1 + X2 + ... + Xn]/n.

O valor esperado da média amostral é igual a 10

Uma amostra aleatória, com n = 16 observações

independentes e identicamente distribuídas (IID), foi obtida a partir

de uma população infinita, com média e desvio padrão

desconhecidos e distribuição normal.

Tendo essa informação como referência inicial, julgue os seguintes

itens.

Se a média populacional verdadeira for igual a 1,8 e o tamanho

da amostra utilizada for n = 16, a estatística

, em que m

é a média amostral e s é o desvio padrão amostral, terá

distribuição t-Student com 15 graus de liberdade.

Considerando uma população finita em que a média da variável de

interesse seja desconhecida, julgue os itens a seguir.

Considere uma amostragem com três estratos, cujos pesos populacionais sejam 0,2, 0,3 e 0,5. Considere, ainda, que os tamanhos das amostras em cada estrato correspondam, respectivamente, a n1 = 20, n2 = 30 e n3 = 50, e que as médias amostrais sejam 12 kg, 6 kg e 8 kg, respectivamente. Nessa situação, a estimativa pontual da média populacional, com base nessa amostra, é igual a 8,2 kg.

Considerando uma população finita em que a média da variável de

interesse seja desconhecida, julgue os itens a seguir.

Em uma amostragem aleatória simples, sem reposição das observações selecionadas no conjunto de observações para sorteio, a amostra final resultante apresenta dependência entre os valores amostrados.

Uma regressão linear simples é expressa por Y = a + b × X + e,

em que o termo e corresponde ao erro aleatório da regressão e os

parâmetros a e b são desconhecidos e devem ser estimados a partir

de uma amostra disponível. Assumindo que a variável X é não

correlacionada com o erro e, julgue os itens subsecutivos, nos quais

os resíduos das amostras consideradas são IID, com distribuição

normal, média zero e variância constante.

Considere que as estimativas via método de mínimos quadrados ordinários para o parâmetro a seja igual a 2,5 e, para o parâmetro b, seja igual a 3,5. Nessa situação, assumindo que X = 4,0, o valor predito para Y será igual a 16,5, se for utilizada a reta de regressão estimada.

Considere um processo de amostragem de uma população finita

cuja variável de interesse seja binária e assuma valor 0 ou 1, sendo

a proporção de indivíduos com valor 1 igual a p = 0,3. Considere,

ainda, que a probabilidade de cada indivíduo ser sorteado seja

a mesma para todos os indivíduos da amostragem e que, após cada

sorteio, haja reposição do indivíduo selecionado na amostragem.

A partir dessas informações, julgue os itens subsequentes.

Se, dessa população, for coletada uma amostra aleatória de tamanho n = 1, a probabilidade de um indivíduo apresentar valor 1 é igual a 0,5.

Com base nas disposições da Lei n.º 8.037/2014, que dispõe sobre o plano de cargos, carreiras e remuneração dos servidores do TCE/PA, julgue os itens seguintes.

Em razão de curso realizado, será concedido adicional de qualificação ao servidor, ainda que o referido curso constitua requisito para o ingresso no cargo.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282