Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 15111 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • Certo
    • Errado
  • 2
    • Certo
    • Errado
  • 3
    • Certo
    • Errado
  • 4
    • Certo
    • Errado
  • 5
    • Certo
    • Errado
  • 6
    • Certo
    • Errado
  • 7
    • Certo
    • Errado
  • 8
    • Certo
    • Errado
  • 9
    • Certo
    • Errado
  • 10
    • Certo
    • Errado
  • 11
    • Certo
    • Errado
  • 12
    • Certo
    • Errado
  • 13
    • Certo
    • Errado
  • 14
    • Certo
    • Errado
  • 15
    • Certo
    • Errado

Julgue os itens que se seguem, referentes aos aspectos linguísticos do texto CB1A1AAA.

O sentido original e a correção gramatical do texto seriam

mantidos caso a oração “Peço sempre a Deus que me livre de

semelhante tentação" (L. 16 e 17) fosse reescrita da seguinte

forma: Rogo-lhe constantemente que Deus me livre de

semelhante tentação

Com relação aos aspectos linguísticos do texto CB1A1BBB, julgue os seguintes itens.

Na linha 21, o termo “mais rigorosa” funciona como um predicativo do termo “a lei”.

Tendo como referência os conceitos relacionados a auditoria governamental adotados por entidades internacionais, julgue os itens a seguir.

Para o COSO, uma das situações capazes de impedir que o controle interno proporcione segurança absoluta à organização é a limitação resultante de adequação dos objetivos estabelecidos como condição prévia ao controle interno.

Com relação aos instrumentos de fiscalização da auditoria bem como ao seu planejamento e à sua execução, julgue os itens seguintes.

No planejamento da auditoria, os pisos de valores adotados para determinar a materialidade para as demonstrações contábeis como um todo podem ser superiores aos utilizados para transações específicas; dependem de como distorções de valores menores possam influenciar as decisões dos usuários dessas informações.

Julgue os itens que se seguem, referentes aos aspectos linguísticos do texto CB1A1AAA.

Haveria prejuízo da correção gramatical do texto caso a

partícula “se", no trecho “Quando a gente se habitua a venerar

os decretos da Providência" (l. 9 e 10), fosse deslocada para

imediatamente após a forma verbal “habitua", escrevendo-se

habitua-se.

A respeito das ideias do texto CB1A1BBB, julgue os itens a seguir.

Para o autor do texto, o descumprimento das normas da LRF em alguns estados decorreu do fato de a própria lei ser pouco clara em relação aos gastos públicos e também da incapacidade dos gestores do dinheiro público de adaptar as contas estaduais à realidade financeira do país.

A respeito das ideias do texto CB1A1BBB, julgue os itens a seguir.

De acordo com o texto, as normas da LRF dispõem principalmente sobre gastos com pessoal, pois esse tipo de gasto causa mais problemas para os responsáveis pela gestão do dinheiro público.

People with disabilities can use websites and web tools

when they are properly designed. However, currently many sites

and tools are developed with accessibility barriers that make it

difficult or impossible for some people to use them.

The absence of an alternative text is the classic example.

Sites and tools with images should include equivalent alternative

text in the markup/code.

If an alternative text is not provided for images, the image

information is inaccessible, for example, to people who cannot see

and have to use a screen reader that reads aloud the information on

a page, including the alternative text for the visual image.

When an equivalent alternative text is presented, in HTML

format, for example, information is available to everyone to people

who are blind, as well as to people who turned off images on their

mobile phone to lower bandwidth charges, people in a rural area

with low bandwidth who turned off images to speed download, and

others. It is also available to technologies that cannot see the image,

such as search engines.

Another example of barrier is the lack of keyboard input.

Some people cannot use a mouse, including many elderly users with

limited fine motor control. An accessible website does not rely on

the mouse; it provides all functionality via a keyboard.

Just as images are not available to people who cannot see,

audio files are not available to people who cannot hear. Providing

a text transcript makes the audio information accessible to people

who are deaf or hard of hearing.

It is easy and relatively inexpensive for website developers

to provide transcripts for podcasts and audio files. There are also

transcription services that create text transcripts in HTML format.

Most of the basics of accessibility are even easier and less

expensive than providing transcripts. However, the proper

techniques are poorly integrated into some web tools, education,

and development processes.

Internet: <https://www.w3.org> (adapted).

Judge the following items according to the text above.

Information conveyed by images may not reach the intended

public if there is no alternative text.


Um indicador de desempenho X permite avaliar

a qualidade dos processos de governança de instituições públicas.

A figura mostra, esquematicamente, a sua distribuição, obtida

mediante estudo amostral feito por determinada agência de

pesquisa. A tabela apresenta estatísticas descritivas referentes a essa

distribuição.

Com base nessas informações, julgue os itens a seguir.

X representa uma variável qualitativa ordinal.


Um indicador de desempenho X permite avaliar

a qualidade dos processos de governança de instituições públicas.

A figura mostra, esquematicamente, a sua distribuição, obtida

mediante estudo amostral feito por determinada agência de

pesquisa. A tabela apresenta estatísticas descritivas referentes a essa

distribuição.

Com base nessas informações, julgue os itens a seguir.

A amplitude total da amostra é inferior a 3

Se o tempo de espera por atendimento (T, em minutos) em

determinada repartição pública segue uma distribuição exponencial

com média igual a 30 minutos, então

a transformação exp(-T/30) resulta em uma distribuição uniforme.

Uma amostra aleatória simples X1, X2, ..., Xn foi retirada de uma

população normal com média e desvio padrão iguais a 10. Julgue

os próximos itens, a respeito da média amostral = [X1 + X2 + ... + Xn]/n.

A média amostral segue uma distribuição t de Student com n ! 1 graus de liberdade.

A respeito de uma variável aleatória contínua U, uniformemente

distribuída no intervalo [0, 1], julgue os seguintes itens.

A variância de U é inferior a 1/10

Uma amostra aleatória, com n = 16 observações

independentes e identicamente distribuídas (IID), foi obtida a partir

de uma população infinita, com média e desvio padrão

desconhecidos e distribuição normal.

Tendo essa informação como referência inicial, julgue os seguintes

itens.

Caso, em uma amostra aleatória de tamanho n = 4, os valores

amostrados sejam A = {2, 3, 0, 1}, a estimativa de máxima

verossimilhança para a variância populacional será igual a

Considerando uma população finita em que a média da variável de

interesse seja desconhecida, julgue os itens a seguir.

Se uma amostra aleatória simples, sem reposição, for obtida de uma população finita constituída por N = 45 indivíduos, o fator de correção para população finita não será considerado na definição do tamanho da amostra para a estimação da média.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282