Com relação ao sistema de distribuição de combustível em navios (óleo pesado e óleo diesel), considerando o fluxo de combustível desde os tanques de armazenamento até a injeção no motor, analise as afirmativas a seguir.
I Os purificadores situam-se entre os tanques de sedimentação e serviço e separam água e sólidos (borra) do óleo, tornando-o limpo.
II O tempo de sedimentação para o óleo pesado é calculado em função do consumo específico do motor, potência do motor e autonomia do navio.
III Em sistemas que usam óleo pesado, é necessário o aquecimento dos tanques de armazenamento, sedimentação e serviço, ao passo que, para sistemas que usam óleo diesel, somente o tanque de sedimentação pode ser aquecido.
Está correto o que se afirma em
Com relação aos sistemas de carga e lastro de navios, analise as afirmações a seguir.
I Tanques na região de proa do navio representam o caso crítico para dimensionamento do sistema de lastro, já que estão associados à maior perda de carga na sucção.
II Na operação de bombas de carga e lastro em paralelo, as cargas devem ser somadas enquanto as vazões são mantidas constantes.
III O aumento do diâmetro das redes de carga e lastro tem a vantagem de diminuir a velocidade do escoamento, a perda de carga e, consequentemente, a potência requerida das bombas.
Está correto o que se afirma em
Na aplicação do conceito da espiral de projeto, as três verificações exclusivas para navios mercantes são a(o)
De acordo com a Convenção Internacional sobre Linhas de Carga, a Linha de Carga de Inverno e a Linha de Carga de Verão para Água Doce são indicadas, respectivamente, pelas notações
Uma balsa com seção transversal retangular constante ao longo do seu comprimento tem 5 m de pontal. A balsa flutua sem banda e sem trim em águas tranquilas. Seu tanque de carga é parcialmente cheio com óleo. A sondagem desse tanque indica uma altura de 3 m para o óleo.
A força hidrostática que o óleo exerce sobre uma antepara transversal do tanque está situada a uma altura, em metros, do fundo do tanque igual a
A viga navio de uma embarcação está sujeita a uma flexão do tipo tosamento. Nessa situação, os pontos da seção mestra dessa embarcação, localizados na quilha, no eixo neutro e no convés de borda livre, estão submetidos, respectivamente, a tensões normais de flexão
Um motor de combustão interna de 4 cilindros tem 10 cm de diâmetro de pistão e 12 cm de curso.
Qual o valor aproximado da cilindrada desse motor em litros?
O dispositivo de combate a incêndio que possui uma válvula de três posições comandada por uma alavanca e dois orifícios de descarga, nas dimensões de 1 ½ polegada para água em jato sólido e de 2 ½ polegadas para neblina de alta pressão, denomina-se
Na determinação do deslocamento leve de um navio, deve-se computar o peso referente
Um navio possui um calado correspondente à linha de carga de verão no valor de 4,80 m. O valor do calado correspondente à linha de carga tropical é
Considerando que uma massa de 5.000 t a bordo de um navio é movimentada na vertical para cima de 2 metros, analise as afirmativas a seguir.
I - A faixa de estabilidade do navio diminui.
II - A área abaixo da curva de estabilidade do navio aumenta.
III - A distância vertical do centro de gravidade G ao metacentro M diminui.
Está correto o que se afirma em