Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 5977 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

Os avanços das pesquisas em literatura, em didática da literatura nas escolas e na formação de leitores consideram mudanças radicais e importantes nos seguintes aspectos: 1 Mudança na concepção de literatura na contemporaneidade; 2 Mudança no que se refere ao que seja leitura literária; 3 Mudanças da compreensão de como se constitui uma cultura literária. No que se refere somente ao item 1, pode-se afirmar corretamente que as mudanças evidenciadas por referidas pesquisas são:

São contribuições do ensino de textos dramáticos no ensino de línguas os itens elencados a seguir, exceto:

A Lei nº 10.436/02 garante o reconhecimento da Libras e de seu uso legal pelos surdos. Sobre essa Lei, assinale a alternativa incorreta.

O texto acima trata-se do primeiro capítulo da obra "Gramática na escolas", escrita pelas pesquisadoras Roberta Pires e Sandra Quarezemin. Na obra, as autoras procuram gerar reflexão sobre o papel do linguista nas salas de aula e nas escolas, com o objetivo de demonstrar que, em razão da chamada "língua natural", é possível construir "gramáticas" e melhorar a educação do País. Com base nesse texto, em seus conhecimentos em linguística, em gramática, em literatura e em ensino de língua, responda à questão.

Ainda sobre o trecho “Uma outra razão para utilizarmos a Linguística na escola é o fato de que ela permite a inclusão de todos os falares (e, portanto, de todos os falantes), não apenas de variedades diferentes do português, variedades que são estigmatizadas socialmente" (linhas 13 a 15), pode-se afirmar que um (uma) dos (das) linguistas (as) autores (as) que mais segue a linha da sociolinguística como fundamental para o ensino de língua na escola e que tem, inclusive, obras sobre o assunto é

O texto acima trata-se do primeiro capítulo da obra "Gramática na escolas", escrita pelas pesquisadoras Roberta Pires e Sandra Quarezemin. Na obra, as autoras procuram gerar reflexão sobre o papel do linguista nas salas de aula e nas escolas, com o objetivo de demonstrar que, em razão da chamada "língua natural", é possível construir "gramáticas" e melhorar a educação do País. Com base nesse texto, em seus conhecimentos em linguística, em gramática, em literatura e em ensino de língua, responda à questão.

Acerca do trecho “(..) são também uma intervenção na sociedade, não apenas para desmistificar muitos dos preconceitos que a sociedade brasileira ainda tem quanto à língua, mas principalmente para formar cidadãos críticos, que sabem avaliar um argumento." (linhas 21 a 23), uma forma de confrontá-lo é

O texto acima trata-se do primeiro capítulo da obra "Gramática na escolas", escrita pelas pesquisadoras Roberta Pires e Sandra Quarezemin. Na obra, as autoras procuram gerar reflexão sobre o papel do linguista nas salas de aula e nas escolas, com o objetivo de demonstrar que, em razão da chamada "língua natural", é possível construir "gramáticas" e melhorar a educação do País. Com base nesse texto, em seus conhecimentos em linguística, em gramática, em literatura e em ensino de língua, responda à questão.

Caso o trecho “Há várias propostas para a Linguística entrar na escola." (linhas 5 e 6) fosse reescrito como “Tem várias propostas para a Linguística entrar na escola", o professor deveria, em sala de aula, dizer ao aluno que houve uma reescrita

What is the message of the advertisement?

What are the factors that contribute to the increase of the gases that cause the enhanced greenhouse effect?

What can be inferred about the text?

As autoras Strobel e Fernandes (1997) afirmam que “A modalidade gestual-visual espacial pela qual a Libras é produzida e percebida pelos surdos leva, muitas vezes, as pessoas a pensarem que todos os sinais são o desenho no ar referente ao que representam. É claro que, por decorrência de sua natureza linguística, a realização de um sinal pode ser motivada pelas características do dado da realidade a que se refere, mas isso não é uma regra. Portanto, necessita de um aprendizado sistemático”. Analisando a afirmação das autoras, assinale a alternativa correta.

Uma criança surda profunda de 5 anos frequenta uma escola próxima à sua residência. Durante o dia, a criança é submetida a atividades que estimulam a audição, a leitura labial e a fala da língua oral, para a compreensão da fala dos outros e da sua própria fala. Recursos manuais como gestos e mímicas também são considerados junto à fala oral para facilitar a comunicação. Nessa escola, o foco da educação é reduzir o bloqueio da comunicação que os surdos vivenciam. Considerando o caso apresentado, assinale a alternativa que corresponde à filosofia educacional para os surdos.

Quadros e Karnopp (2004) mencionam que, segundo Brito (1990), o movimento pode estar nas mãos, pulso e antebraço; os movimentos direcionais podem ser unidirecionais, bidirecionais ou multidirecionais; e a maneira é a categoria que descreve a qualidade, a tensão e a velocidade do movimento. De acordo com Brito (1990), quais itens abaixo correspondem à categoria do parâmetro movimento na Língua de Sinais Brasileira?

De acordo com os classificadores na Libras, assinale a alternativa que contém, respectivamente, exemplos de classificadores do tipo especificador, plural e corpo.

As línguas de sinais, por serem línguas visoespaciais, como, por exemplo, a Libras, são produzidas no espaço. São exemplos de sinais realizados no espaço neutro:

Analise as afirmativas a seguir sobre sintaxe espacial da Língua Brasileira de Sinais. I. O estabelecimento nominal e o uso do sistema pronominal são essenciais para as relações sintáticas no espaço de sinalização. II. O sinalizante estabelece os pontos no espaço de sinalização. Depois de introduzidos, os pontos podem ser referidos posteriormente no discurso. III. Os pontos no espaço de sinalização são sempre imaginários, estando os referentes fisicamente presentes ou ausentes. IV. Os verbos com concordância, também chamados de verbos direcionais, não têm relação com os pontos estabelecidos no espaço de sinalização. Assinale

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282