
Tomando como base um dos sentidos revelados pelo eu lírico do poema acima, quais das asserções abaixo trazem uma melhor contextualização do ensino-aprendizagem interdisciplinar entre língua portuguesa e literatura?
I. Leitura. Relação da mensagem do poema com práticas sociais não duráveis. Exploração dos jogos de palavras e da estrutura do poema. Conexão da ideia de “fugacidade” (do eu lírico) com a de “liquidez humana” (de Zygmunt Bauman).
II. Declamação do poema. Escansão dos versos. Análise estrutural da estrofe. Localização temporal do autor do poema com o objetivo de saber seu pertencimento a alguma escola ou movimento literários.
III. Declamação do poema. Vinculação da aparência sonora rítmica imitando as batidas de um coração, versos 3 ao 7, à temática “fragilidade humana”. Interpretação textual. Análise semântica dos advérbios na poesia e de seu uso na oralidade.
IV. Leitura. Modo e Tempo verbais. Morfologização. Sintagmas verbais e nominais.
Assinale
Alguns fenômenos em línguas oral-auditivas também são encontrados em línguas de sinais. Um desses fenômenos é a alomorfia em Libras, que ocorre quando
Observe a tirinha a seguir. Sabendo-se que a interdisciplinaridade pressupõe, de um lado, a transferência de conceitos teóricos e de metodologia e, de outro, a intersecção de áreas, a tirinha apresentada cumpre seu ideal interdisciplinar ao, além de se utilizar

Nas afirmações a seguir: ( i ) “A gramática manda usar o pronome depois do verbo”; ( ii ) “Independentemente de ter ido à escola, os falantes de língua portuguesa sabem que a palavra “um” pode aparecer antes de palavras como “livro” ou “elefante”, mas não antes de palavras como “janela” ou “cabrita”; e ( iii ) “retratar e sistematizar os fatos de uma língua é papel da gramática”, vemos concepções diferentes do termo gramática e a acepção realizada de uma ou de outra define as estratégias didático pedagógicas do ensino de língua. As declarações correspondem, respectivamente, às seguintes concepções de gramática:
“A fonologia das línguas de sinais estuda as diferenças percebidas e produzidas relacionadas com as diferenças de significado “(QUADROS, 2004). Assim, quando sinalizamos “LEMBRAR” e “AMANHÔ, temos
A configuração de mão em “S” pode representar vários classificadores na língua de sinais, dentre eles, a representação icônica de
O texto acima trata-se do primeiro capítulo da obra "Gramática na escolas", escrita pelas pesquisadoras Roberta Pires e Sandra Quarezemin. Na obra, as autoras procuram gerar reflexão sobre o papel do linguista nas salas de aula e nas escolas, com o objetivo de demonstrar que, em razão da chamada "língua natural", é possível construir "gramáticas" e melhorar a educação do País. Com base nesse texto, em seus conhecimentos em linguística, em gramática, em literatura e em ensino de língua, responda à questão.
Do título “Gramáticas: rota alternativa para as aulas de português" e da leitura atenta ao texto, pode-se pressupor do fato de o signo linguístico “gramática" estar flexionado no plural e estar seguido da expressão “rota alternativa" que
O texto acima trata-se do primeiro capítulo da obra "Gramática na escolas", escrita pelas pesquisadoras Roberta Pires e Sandra Quarezemin. Na obra, as autoras procuram gerar reflexão sobre o papel do linguista nas salas de aula e nas escolas, com o objetivo de demonstrar que, em razão da chamada "língua natural", é possível construir "gramáticas" e melhorar a educação do País. Com base nesse texto, em seus conhecimentos em linguística, em gramática, em literatura e em ensino de língua, responda à questão.
Infere-se do excerto “Refletir sobre a linguagem exige apenas um bom professor, quadro-negro e a intuição dos alunos. Essa é uma maneira de ensinar a raciocinar cientificamente com pouquíssimos recursos." (linhas 11 e 12) que o signo “apenas" possui, no texto, caráter predominantemente
O texto acima trata-se do primeiro capítulo da obra "Gramática na escolas", escrita pelas pesquisadoras Roberta Pires e Sandra Quarezemin. Na obra, as autoras procuram gerar reflexão sobre o papel do linguista nas salas de aula e nas escolas, com o objetivo de demonstrar que, em razão da chamada "língua natural", é possível construir "gramáticas" e melhorar a educação do País. Com base nesse texto, em seus conhecimentos em linguística, em gramática, em literatura e em ensino de língua, responda à questão.
Sobre o trecho “que mostram que a reflexão sobre uma língua natural ensina o método científico, auxilia no ensino de ciências e matemática e desenvolve as capacidades de leitura e escrita." (linhas 8 a 9), um dos assuntos estudados que mais inter-relaciona linguística com conhecimentos matemáticos é

What can be inferred about the Medical English?


What is the author's purpose in mentioning “At first glance, it appears their business model would benefit from addiction" in paragraph 1?
What can be stated about the passage above?
Sobre surdez e o sujeito surdo, analise as afirmativas a seguir. I. Os sujeitos surdos não diferenciam uns dos outros pelo grau de surdez. II. A surdez é vista como uma deficiência de acordo com o viés cultural. III. O surdo, quando não é obrigado a olhar-se como ouvinte, se enquadra nos moldes ouvintistas. IV. O tipo de surdez pode ser condutiva, neurossensorial ou mista. Assinale
“Haveria uma falha na organização gramatical da língua de sinais, que seria derivada das línguas de sinais, sendo um pidgin sem estrutura própria, subordinado e inferior às línguas orais” (Quadros e Karnopp, 2004) A respeito da informação acima, considere que foram produzidas as avaliações a seguir. I. É verdade. As línguas de sinais dependem completamente das línguas orais e não conseguem dar vazão às emoções e aos sentimentos. II. É mito. As línguas de sinais atendem todos os critérios linguísticos de uma língua genuína, no léxico, na sintaxe e na capacidade de gerar infinitas sentenças. III. É verdade. As línguas de sinais são línguas artificiais, não possuem estrutura própria e por isso se tornam totalmente dependente das línguas orais. IV. É mito. As línguas de sinais são completamente independentes das línguas faladas e não possuem uma gramática própria. Assinale
Assinale a alternativa que contém os sinais que correspondem ao uso das expressões faciais gramaticais no nível morfológico na Língua Brasileira de Sinais.