Considerando o desenvolvimento da arte barroca no Brasil, assinale a alternativa correta.
A Lei Federal n° 11.645 também estabelece a obrigatoriedade do estudo da história e da cultura indígena nas diferentes etapas da Educação Básica. Considerando os impactos pedagógicos, didáticos e metodológicos dessa lei para uma educação multicultural, assinale a alternativa correta.
Sobre o Tropicalismo e o desenvolvimento da arte brasileira a partir da década de 1960, assinale a alternativa INCORRETA.
Viktor Lowenfeld é um dos mais importantes estudiosos dos estágios de desenvolvimento do desenho. Suas proposições estão de acordo com as ideias e formulações da Escola Nova, centrando seus objetivos educacionais no desenvolvimento do aluno. Assinale a alternativa que apresente corretamente as fases do desenvolvimento do desenho descritas por Lowenfeld.
Preencha as lacunas e assinale a alternativa correta.
Os gregos deram o nome de Filosofia a uma forma nova e inusitada de pensar. Essa palavra, atribuída a ___________, é composta de filo (vinda de philía, amizade) e sofia (sophía, sabedoria), philosophía: amizade pela sabedoria, amor ao saber. Afirmam os historiadores da filosofia que esta possui data e local de nascimento: nasceu entre o final do século VII a.C. e o início do século VI a.C., nas colônias gregas da Ásia Menor – particularmente as que formavam a Jônia –, e o primeiro filósofo, ___________, era natural de Mileto. Além da data e do local, a filosofia também possui, ao nascer, um conteúdo preciso: é uma ___________, isto é, uma explicação racional sobre a origem e a ordem do mundo.
Termos ou categorias são, pois, os gêneros das palavras tomadas quando ainda não combinadas com outras e que são a condição de tudo quanto dizemos ou pensamos, levando Aristóteles a dizer na Metafísica que “o ser se diz de muitas maneiras”. Sobre as categorias aristotélicas, considere os exemplos listados a seguir e assinale a alternativa correta.
1. Homem.
2. Dois metros de comprimento.
3. Branco.
4. O dobro, a metade.
5. Em casa.
6. Ontem.
7. Sentado.
8. Está armado, ou seja, tem armas.
9. Corta.
10. Está cortado.
Analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s).
A relação entre linguagem e realidade constituiu o elemento essencial da questão dos universais, vivamente debatida no século XII por suas implicações linguísticas, gnosiológicas e teológicas. As soluções oferecidas a tal problema a partir da especulação medieval eram as seguintes:
I. o realismo extremo, segundo o qual o universal seria puro nome que designa uma multiplicidade de indivíduos.
II. o nominalismo, que afirma que os universais existem em si, como Ideias platônicas, ou seja, ante rem, antes das coisas.
III. o conceitualismo, que afirma que os universais não existem na natureza e sim em nossa mente (post rem) como conceitos.
IV. o realismo moderado, segundo o qual os universais subsistem (ante rem) como Ideias-arquétipos na mente de Deus; in re como formas das coisas (no modo de Aristóteles); e post rem, na mente do homem, como conceitos.
Considere o seguinte silogismo.
Nenhum astro é perecível.
Todas as estrelas são astros.
Nenhuma estrela é perecível.
Assinale a alternativa que descreve corretamente os modos das proposições.
Assinale a alternativa que apresenta corretamente a primeira regra do método cartesiano.
A respeito do pensamento de Spinoza, assinale a alternativa INCORRETA.
Falácias são argumentos não válidos. Sabendo disso, identifique o tipo de falácia do argumento apresentado a seguir.
Conceder a todos os homens uma liberdade ilimitada de expressão deverá ser sempre, no conjunto, vantajoso para o Estado, pois é altamente conveniente aos interesses da comunidade que cada indivíduo goze da liberdade perfeitamente ilimitada de expressar os seus sentimentos.
Sobre as competências e habilidades requeridas para o professor de filosofia no Novo Ensino Médio, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s).
I. Capacidade de desenvolver uma consciência crítica sobre conhecimento, razão e realidade sócio-histórico-política.
II. Capacidade para análise, interpretação e comentário de textos teóricos, segundo os mais rigorosos procedimentos de técnica hermenêutica.
III. Capacidade de relacionar o exercício da crítica filosófica à promoção integral da cidadania e ao respeito à pessoa, dentro da tradição de defesa dos direitos humanos.
According to the text and to your previous knowledge about the topic, mark the correct alternative:
in the current foreign language teaching-learning model, it is important that the teacher encourages the student to avoid grammar mistakes. (E) in the current foreign language teaching-learning model, it is important that the teacher encourages the student to avoid pronunciation mistakes.
According to the PCNs, one could say that modern perceptions of Foreign Language learning were mainly influenced by three views, namely: