Num processo de entrevista social, é necessário apurar a escuta, desenvolver o interesse em saber o que o outro realmente está dizendo e seus interesses, desenvolver uma atenção articulada com o processo de observação sensível. O contato com o outro nos obriga a nos revelarmos profissionalmente. Não há como dissimular interesse, compromisso, conhecimento e técnicas. O diálogo, quando acontece, aproxima ou afasta, gerando possibilidades de vínculo e, se o profissional estiver envolvido, integrado a uma política de ação social, essa prática, mesmo que em curto contato, afeta e produz resultados. Torna a ação efetiva. As pessoas se revelam e se posicionam para o profissional, usufruem dos seus saberes, interagem, expressam-se com confiança. Decorrendo dessa premissa, analise as afirmativas a seguir:
I. Convém que o profissional seja especulativo, deixando a conversa fluir naturalmente, com condução técnica por parte do profissional, cabendo a ele nortear pontos importantes, para que o objetivo seja alcançado e se mantenha o foco no que será tratado.
lI. O ambiente em que irá ocorrer a entrevista social precisa ser conhecido pelo profissional, para uma preparação, no sentido da preservação do sigilo, de ser agradável e de reunir
elementos Importantes para o registro das informações obtidas.
IlI. O diálogo interpessoal e a relação interindividual dos interlocutores na entrevista podem provocar situações e reações emotivas, vieses e erros decorrentes da personalidade do pesquisador ou de seu papel no curso da entrevista.
IV. A transcrição das informações pode ser feita por meio de notas manuscritas, respeitando-se o vocabulário, o estilo das respostas e as eventuais contradições da fala, ou por meio de gravador de vídeo, se não houver reticências do entrevistado.
É correto o que se afirma em
A Lei 12.010 /2009 dispõe não apenas sobre a adoção, mas também busca aperfeiçoar a sistemática prevista no ECA (Lei 8.069/90) para garantia do direito à convivência familiar, em suas mais variadas formas, a todas as crianças e adolescentes.
De acordo com a referida lei, assinale a alternativa correta.
Sandra, 22 anos, G2P2A0, último parto vaginal há 2 anos, nega história de obesidade, hipertensão ou outras patologias. Compareceu à consulta de enfermagem para realizar seu planejamento reprodutivo. Informa que já fez uso de Anticoncepcional Hormonal Oral Combinado (AOC) chamado Ciclo 21 por um tempo, mas não faz uso de nenhum método atualmente, pois costumava se esquecer de tornar os comprimidos. Refere o desejo de fazer uso de Anticoncepcional Hormonal Injetável Combinado mensal (AIC).
Com relação ao caso, assinale a alternativa correta
Segundo a Norma Regulamentadora 6, o Equipamento de Proteção Individual estabelece a obrigação do empregador em oferecer gratuitamente a proteção completa contra os acidentes de trabalho. Está contida na Portaria 3.214/78 do Ministério do Trabalho e Emprego - TEM.
As alternativas a seguir apresentam Equipamentos de Proteção Individual, à exceção de uma. Assinale-a.
Leia o texto abaixo (Caso 1) e responda à questão.
Caso clínico;
Em 13.05.2022, A.T., 32 anos, solteira, gestante, compareceu à unidade de pronto atendimento- UPA, queixando-se de mal-estar, astenia, dor nas articulações, rouquidão, presença de manchas avermelhadas e dor abdominal, em cólicas, há duas horas. Ao coletar os dados, o enfermeiro foi informado pela gestante de que ainda não iniciou o pré-natal porque ela havia mudado de cidade há pouco tempo, que seus ciclos menstruais eram regulares, com duração de 28 dias e sua última menstruação ocorreu em 20.01.2022. Ao exame físico,
obteve: temperatura axilar= 37,9 oC, pulso = 92 batimentos por minuto, pressão arterial = 112 x 78 mmHg. Constatou a presença de linfadenopatia generalizada e presença de erupção macular eritematosa pouco visível no tronco. Frente a essa situação, entre outras medidas, o enfermeiro realizou os testes rápidos (TR) para sífilis e HIV, obtendo como resultados TR sífilis: positivo/reagente e TR HIV: negativo/não reagente. Frente à positividade observada no teste rápido (TR) para sífilis e aos sinais e sintomas observados, o quadro apresentado é sugestivo de sífilis:
Caso clínico: BMA, sexo feminino, 50 anos, sem antecedentes mórbidos ou ginecológicos de relevância e nuligesta. Em consulta de rotina de ginecologia referiu queixa de sensação de massa dentro da vagina durante a relação sexual há três meses, porém sem dispareunia. Evoluiu com discreta disúria, micção descontínua e sensação de esvaziamento incompleto. Ao toque vaginal apresentava massa lisa, sólida, móvel e indolor, ocupando a região distal da vagina em parede anterior, pronunciando-se para diante do colo sem se definir. O laudo da USG transvaginal foi de mioma submucoso.
De acordo com o caso clínico marque a alternativa correta.
No tocante á abordagem das doenças do adulto com raízes na infância, assinale o item que apresenta possíveis riscos de adoecimento para crianças que tiveram baixo peso ao nascer.
Com base no caso clinico a seguir, marque a assertiva correta. Mulher, 35 anos, chega à recepção do posto de saúde e é recebida pela enfermeira Mariana. A mulher, Maria Clara, relata que é hipertensa e que tem 20 dias que não está tomando os medicamentos. Os mesmos acabaram e ela não pôde retomar a consulta, pois seu marido está doente, além dela estar trabalhando como diarista para conseguir dinheiro e alimentar sua família. Nesse momento, Maria Clara começou a chorar, ficando posteriormente hiperemiada e trêmula. Mariana convidou a mesma para entrar no consultório de enfermagem a fim de que as duas pudessem conversar mais reservadamente. Maria Clara contou e expressou tudo o que estava angustiando naquele momento. Mariana acolheu, escutou e orientou Maria Clara, ajudando-a a encontrar os caminhos para enfrentar a situação. Maria Clara que antes estava bastante agitada e angustiada, agora expressava maior tranquilidade
Os resíduos de serviços de saúde são classificados em função de suas características e consequentes riscos que podem acarretar ao meio ambiente e à saúde. Quanto ao seu gerenciamento, assinale o correto.
Quanto à estruturação das Normas Operacionais Básicas (NOBS) para regulamentação dos SUS, assinale o correto.
A Vigilância Epidemiológica corresponde à vigilância das doenças transmissíveis (doença clinicamente manifesta, do homem ou dos animais, resultante de uma infecção) e das doenças e agravos não transmissíveis (não resultante de infecção). Sobre essa temática, assinale o incorreto.
A assistência á Saúde Mental trata-se de uma tarefa que compete a todos os profissionais de saúde, contudo, algumas estratégias destinadas a pessoas que não se adaptam aos protocolos clínicos tradicionais podem ser implementadas.
Assinale a alternativa que apresenta corretamente um tipo de ação implementada nessas ocasiões.
No tocante às principais causas da parada cardiorrespiratória, assinale o incorreto.
A crise do modelo de assistência centrado no hospital psiquiátrico e os esforços dos movimentos sociais pelos direitos dos pacientes psiquiátricos culminaram com a Reforma Psiquiátrica Brasileira a partir de lei que dispõe sobre a proteção e os direitos das pessoas portadoras de transtornos mentais e redireciona o modelo assistencial em saúde mental.
Assinale a alternativa correta.
Quanto à classificação dos Centros de Material e Esterilização (CME), conforme o tipo de produto processado e estrutura física, assinale a alternativa correta.