A Lei Complementar Distrital nº 840/2011, que trata do Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis do Distrito Federal, das Autarquias e das Fundações Públicas Distritais, trata das férias do servidor. Sobre o assunto, analise as afirmativas abaixo.
I. A cada período de doze meses de exercício, o servidor faz jus a trinta dias de férias.
II. Via de regra, para o primeiro período aquisitivo de férias, são exigidos doze meses de efetivo exercício.
III. É necessário levar à conta de férias qualquer falta ao serviço.
Estão corretas as afirmativas:
No que diz respeito ao campo de atuação do Sistema Único de Saúde (SUS), assinale a alternativa incorreta.
No que diz respeito ao financiamento do Sistema Único de Saúde (SUS), assinale a alternativa incorreta.
No que diz respeito às disposições constitucionais relativas à Seguridade Social, assinale a alternativa incorreta.
Em todos os eixos do II Plano Distrital de Políticas para Mulheres do Distrito Federal (II PDPM-DF), existem algumas linhas de ações governamentais. No eixo relativo à área da cultura, esporte, comunicação e mídia, foram apresentadas quatro linhas. Sendo assim, numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I, fazendo a relação entre elas.
COLUNA I
1. Realização de parcerias com Órgãos Públicos para apoio a Projetos e Ações educativas e culturais de prevenção à violência. 2. Incentivo à prática de Esportes.
COLUNA II
( ) Implantação e Desenvolvimento do Projeto DELAS.
( ) Promoção de debates sobre diversos tipos de violência contra a mulher, visando o empoderamento feminino e o reconhecimento de iguais, agindo na prevenção de violência de direitos das mulheres que se encontram em situação de risco social e na oferta de práticas corporais de lutas como estratégia de formação.
( ) Combate à exploração excessiva do uso do corpo feminino em campanhas publicitárias por meio de campanhas e debates.
( ) Apoio à realização dos eventos Remada Rosa, Futebol Feminino; Futebol Americano Feminino de Brasília; Corrida Rosa DF; Mulheres no Triathlon; Atleta ultramaratonista Heleh Deluque Mulheres do Tri – Bike.
( ) Ampliação da oferta da modalidade de futebol feminino nos Centros Olímpicos e Paraolímpicos – COPs.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
Para a formulação do II Plano Distrital de Políticas para Mulheres do Distrito Federal (II PDPM-DF), foram realizadas oficinas de escuta pela equipe da SMDF - Secretaria de Estado da Mulher do Distrito Federal. Sobre essas oficinas de escuta, assinale a alternativa incorreta.
Brasília é muito mais que o centro político do Brasil, é um polo econômico em uma cidade atípica e diversificada. Possui um expressivo mercado consumidor, com 2,9 milhões de pessoas com renda média até três vezes maior que a nacional, o que evidencia um grande potencial de desenvolvimento. Sobre a economia da capital Federal, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) Desde antes da sua criação, Brasília já começava a desenvolver uma economia local. Ainda em 1960, já existiam mais de 2 mil estabelecimentos comerciais. Por volta de 1965, no Plano Piloto moravam quase 90 mil pessoas e mais 130 mil nas chamadas cidades satélites.
( ) Na época da construção da cidade de Brasília, as redes ferroviárias e rodoviárias estavam em pleno funcionamento e, ao longo dos anos, foram se expandindo, o que estimulou uma maior ocupação do Centro-Oeste do Brasil. Esse processo, inclusive, continua até hoje.
( ) A partir dos anos 80, a construção civil perdeu força e não era mais a grande propulsora da economia local, ao passo que o turismo está em expansão desde o final dos anos 90, quando passou a receber visitantes para lazer e cultura.
( ) O setor de serviços, que já em 1980 empregava 75% da população economicamente ativa do Distrito Federal, atualmente é responsável por 71% de toda a atividade econômica
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo
Com relação aos subcolegiados do Conselho Administrativo da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno – COARIDE, assinale a alternativa correta.
A Portaria MS/GM nº 529/2013 institui o Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP), que tem por objetivo geral contribuir para a qualificação do cuidado em saúde em todos os estabelecimentos de saúde do território nacional. Considerando os conceitos de cultura de segurança do paciente descritos nesta portaria, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) Cultura na qual todos os trabalhadores, incluindo profissionais envolvidos no cuidado e gestores, assumem responsabilidade pela sua própria segurança, pela segurança de seus colegas, pacientes e familiares.
( ) Cultura que encoraja e recompensa a unidade que não possui nenhuma notificação de falhas.
( ) Cultura que prioriza a segurança acima de metas financeiras e operacionais.
( ) Cultura que, a partir da ocorrência de incidentes, promove a punição com a finalidade de evitar novos eventos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
O Planejamento Estratégico Situacional é um método que trabalha no processamento de problemas atuais, problemas potenciais (ameaças e oportunidades) e macroproblemas. Considerando o triângulo de governo, a (o) ______ refere-se ao quanto de controle o ator tem sobre a situação que pretende governar.
Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.
Uma das doenças oculares é a Ceratocone, sendo uma enfermidade não inflamatória, que afeta a estrutura da (o) ______.
Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.
O sistema de informação no setor de saúde representa um grande impacto na melhoria da gestão, da qualidade da assistência e satisfação dos pacientes. Considerando a Portaria nº 1.412 de julho de 2013, que institui o Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica (SISAB), analise as afirmativas.
I. A operacionalização do SISAB será feita por meio da estratégia do Departamento de Atenção Básica (DAB/SAS/MS) denominada e-SUS Atenção Básica (e-SUS AB).
II. Os Municípios deverão adquirir os sistemas de "software", com recursos próprios necessários à implementação da estratégia e-SUS AB.
III. Será disponibilizado, no âmbito do SISAB, módulo de Atenção Domiciliar (AD) para os Serviços de Atenção Domiciliar, compostos por Equipes Multiprofissionais de Atenção Domiciliar (EMAD) e Equipes Multiprofissionais de Apoio (EMAP).
IV. O SISAB passa a ser o sistema de informação vigente para fins de financiamento dos Serviços de Atenção Básica, exceto para a Atenção Domiciliar
Estão corretas as afirmativas:
Sobre a Tuberculose, analise as afirmativas abaixo.
I. A Tuberculose é uma doença de transmissão aérea e ocorre a partir da inalação de aerossóis oriundos das vias aéreas, expelidos pela tosse, pelo espirro ou pela fala de pessoas com tuberculose pulmonar ou laríngea.
II. Somente a pessoa portadora de tuberculose laríngea ativa transmite a doença.
III. Os bacilos que se depositam em roupas, lençóis, copos e outros objetos dificilmente se dispersam em aerossóis e, por isso, não desempenham papel importante na transmissão da doença.
IV. O principal reservatório é o ser humano. Outros possíveis reservatórios são gado bovino, primatas e outros mamíferos.
Estão corretas as afirmativas:
Sobre a doença da Raiva, assinale a alternativa correta.
Sobre a investigação epidemiológica e notificação dos casos de doenças e agravos relacionados ao trabalho, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) A notificação das doenças e dos agravos relacionados ao trabalho no Sistema de Informação de Agravos de Notificação tem caráter estritamente epidemiológico e de vigilância.
( ) As intoxicações exógenas suspeitas e confirmadas relacionadas ao trabalho também devem ser notificadas em ficha do Sistema de Informação de Agravos de Notificação.
( ) Os casos de doenças e de agravos relacionados ao trabalho devem ser notificados no Sistema de Informação de Agravos de Notificação somente após a confirmação da relação com o trabalho, por meio da investigação epidemiológica.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.