Desde seus primórdios, a instituição orçamentária do setor público foi cercado de uma série de regras com a finalidade de aumentar-lhe a consistência no cumprimento de sua principal finalidade: auxiliar o controle parlamentar sobre os Executivos. Essas regras (princípios) receberam grande ênfase na fase em que os orçamentos possuíam forte conotação jurídica e, alguns deles, chegaram até os dias de hoje incorporados à legislação.
Observe com atenção a Coluna I com nomes dos Princípios Orçamentários, e a Coluna II com a descrição destes Princípios Orçamentários.
Relacione a coluna I com a coluna II e assinale a alternativa correta.
Ao analisar a Evolução do Orçamento Público observa-se a mudança do orçamento tradicional, para a originalidade do orçamento-programa. Sobre os principais pontos de um orçamento tradicional e do orçamento-programa, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) No orçamento-programa o controle visa avaliar a eficiência, a eficácia e a efetividade das ações governamentais.
( ) No orçamento tradicional a alocação de recursos visa à aquisição de meios.
( ) No orçamento-programa as decisões orçamentárias são tomadas tendo em vista as necessidades das unidades organizacionais.
( ) No orçamento tradicional as decisões orçamentárias são tomadas com base em avaliações e análises técnicas das alternativas possíveis.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
Partindo da função consumo abaixo descrita pode-se determinar o equilíbrio de uma economia simples.
Função consumo: C = 100 + 0,85Y
Sabemos que o Equilíbrio é: Y = C
Onde: Y = renda e C = consumo
Diante desta função, assinale a alternativa que apresenta corretamente o valor de equilíbrio entre renda e consumo.
Se a ferragem não estiver bem posicionada, a estrutura terá diminuída sua resistência. O concreto armado só funcionará bem quando as barras de aço da armadura trabalharem conjuntamente quando solicitadas por carregamento, e devidamente protegidas pelo cobrimento do concreto. Após a fixação, será importante verificar se as armações não se deslocaram antes ou durante a concretagem.
Quanto as etapas de dobramento e fixação da ferragem, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) Organização geral: Após terem sido as barras cortadas e verificadas, elas terão de ser enfeixadas e etiquetadas para que sejam empilhadas em local adequado. Os feixes precisam conter somente tipos e tamanhos idênticos, não sendo recomendável que tenham peso superior a 100 kg. É necessário usar arame recozido n⁰ 18, colocado em intervalos de 3m, para amarração de feixes longos, e em cada feixe serão fixadas duas etiquetas de material não oxidável. Deverão ser examinadas as barras antes de serem amarradas não sendo necessário preocupar-se com a limpeza das mesmas com resíduos do tipo tinta, graxa, ferrugem solta, lama ou argamassa.
( ) Curvamento: é necessário ser seguida a convenção de medidas, isto é, de fora a fora, inclusive medidas dos estribos, para os quais as dimensões importantes são as internas por determinarem a posição das barras principais. O raio interno de uma curva ou de um gancho, a ser feito em uma barra de aço, terá de equivaler a duas vezes o seu diâmetro, desde que não se especifique diâmetro maior; o trecho reto que se estende além da dobra precisa ter comprimento não inferior a quatro vezes o diâmetro da barra. Uma curva feita em barra de aço de alta resistência tem raio igual a três vezes o seu diâmetro, a menos que se especifique diâmetro maior. Os ganchos e os estribos serão dobrados em uma cavilha com diâmetro igual ao da barra que estiver sendo curvada.
( ) Marcação para corte: é necessário usar uma trena de aço para medir o comprimento das barras. Isso reduzirá a possibilidade de erro, especialmente para aquelas de grande dimensão. É também útil ter a bancada dividida de 10 cm em 10 cm.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
Para o telhado residencial representado na figura abaixo, o dimensionamento correto dos condutores verticais do sistema de águas pluviais é:
Considerando os dados:
I=150 mm/h
n = At/Ac
A= (a + h/2).b
Condutores de PVC de 100 mm


Para organizar o desenho em Autodesk Autocad©, é comum manter as entidades em grupos e blocos. Dessa maneira, quando se seleciona uma parte dessas entidades, selecionamos todas que estão associadas.
Quando precisamos associar um desenho externo ao que está em execução, que atualize automaticamente as alterações feitas no desenho externo, utilizamos o comando:
Uma vez criado o quadro de sequenciação com a lógica da obra, e a duração de cada atividade, o passo seguinte é a representação gráfica das atividades e suas dependências lógicas por meio de um diagrama de rede.
Assinale a alternativa que apresenta os dois métodos mais empregados para a montagem do diagrama de rede.
A execução dos serviços de obras de construção, reforma ou ampliação de uma edificação ou conjunto de edificações deve atender às seguintes normas e práticas complementares:
I. Códigos, leis, decretos, portarias e normas federais, estaduais e municipais, inclusive normas de concessionárias de serviços públicos
II. Instruções e resoluções dos órgãos do sistema CREA/CONFEA.
III. Instruções e resoluções dos órgãos do sistema CAU/BR.
IV. Normas técnicas da ABNT e do Inmetro.
Estão corretas as afirmativas:
Muitos(as) consumidores(as) de informação associam o jornalismo somente à notícia. Apesar disso, nos mais variados meios de comunicação, são produzidos conteúdos bem mais amplos, com espaço para reflexão, aprofundamento, troca de ideias e descontração. Marques de Melo (2003) classificou essa variedade de produções jornalísticas em cinco gêneros: informativo, interpretativo, opinativo, diversional e utilitário.
Partindo dessa definição, assinale a alternativa que retrata o gênero jornalístico em que deve ser enquadrada a produção entrevista.
“Na atualidade, notícias locais estão lado a lado com as ______ e ______, rompendo as fronteiras físicas, culturais e sociais, originando um novo fenômeno chamado por muitos autores de ______. Segundo Roland Robertson (1992), isso significa que ocorre a interação entre a esfera global e a ______, ou melhor, o que ocorre em âmbito global pode trazer consequências locais”. (AVRELLA, 2014).
Tomando como base o texto escrito pela pesquisadora Bárbara Avrella, sobre o desenvolvimento do radiojornalismo no Brasil, assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.
O “furo jornalístico” corresponde a uma informação que é publicada com exclusividade, se antecipando aos demais veículos de comunicação. Tal iniciativa, por muitos anos foi uma verdadeira obsessão de jornalistas e principais das empresas, como forma de se destacar da concorrência. Entretanto, com a popularização da internet e o desenvolvimento do jornalismo digital, houve uma significativa mudança na postura de veículos de comunicação e jornalistas com relação ao “furo” (SILVA, 2016).
Analise as afirmativas abaixo.
I. A exclusividade, apesar de ainda ser cobiçada, passa a conviver nas redações com o compartilhamento e reprodução, por vezes integral, de conteúdos produzidos por outras empresas jornalísticas.
II. No webjornalismo, ainda em processo de transformação a partir do modelo analógico, a informação inédita se apresenta, necessariamente, como o elemento que personifica a concorrência entre veículos.
III. Por conta da instantaneidade e necessidade de atualização contínua, o jornalismo online acabou adotando o aproveitamento de material jornalístico produzido por concorrentes como uma espécie de cooperação
Estão corretas as afirmativas:
“Para as organizações sérias e comprometidas, o instrumento de comunicação é o que permitirá seu reconhecimento perante a sociedade, principalmente neste novo milênio em que o mundo globalizado elevou a informação a um produto de grande valor. Um assessor eficiente facilita a relação entre o seu cliente - empresa, pessoa física, entidades e instituições - e os veículos de comunicação. Cabe a esse profissional orientar seu assessorado sobre o que pode ser notícia, o que interessa aos veículos e à sociedade, o que não interessa e o que deve, ou não, ser divulgado.”. Este trecho do Manual de Assessoria de Comunicação Imprensa 2007, editado pela FENAJ – Federação Nacional dos Jornalistas, dá uma ideia da importância do trabalho de assessoria de imprensa para quaisquer tipos de organizações.
Sobre as atividades diretamente relacionadas com o trabalho de assessoria de imprensa, assinale a alternativa incorreta.
“A entrevista é uma prática situada nos alicerces de praticamente toda a atividade jornalística. É rara a matéria, em qualquer meio jornalístico, que não tenha tido como ponto de partida a consulta a determinada fonte. Ela configura-se como atividade conversacional, que, por sua vez, é a mais cotidiana das práticas comunicacionais humanas. De modo que seu estudo situa-se, assim, na raiz tanto da atividade jornalística como da própria comunicação interpessoal.” (FIRMO, 2004). Entretanto, a maioria das pesquisas e reflexões sobre o fenômeno da entrevista se atêm mais ao aspecto tecnicista, pouco se focando na relação entre entrevistador e entrevistado, ou melhor, em como a existência de um terceiro vértice, o público, faz com que, muitas vezes, repórter e fonte estabeleçam um verdadeiro embate para conquistar esse mesmo público.
Levando em consideração essa premissa, leia atentamente as afirmativas a seguir e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F):
( ) Cabe ao entrevistador definir o assunto, o encaminhamento a ser dado ao diálogo, os rumos da entrevista, as perguntas a serem feitas, os aspectos ressaltados e os que ficarão em segundo plano dentro do tema abordado.
( ) O entrevistador tem liberdade para fazer interrupções na fala do entrevistado (para trazer outras questões e novos elementos à entrevista) e também é ele quem define o caráter da conversação: polêmico ou conciliador.
( ) Cabe à fonte tratar da temática proposta pelo jornalista, dominando o chamado turno conversacional, uma vez que ele é o centro das atenções nessa interação, mesmo sem ter definido a forma como a entrevista será conduzida.
( ) A entrevista tem uma característica muito especial, uma vez que, quando pergunta, não é para si que o entrevistador quer a resposta, nem é a ele que responde o entrevistado. É com o público que a interação se completa.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
No campo da Psicologia, encontramos diferentes modelos e teorias de intervenção psicológica como: o Modelo Cognitivo-Comportamental; a Abordagem Humanista; a Abordagem Comportamentalista e a Abordagem Psicodinâmica. De acordo com Xaud (in BRITO, 1999): “Novos valores, novas crenças, exigem novas práticas, isto é, mudanças na cultura de atendimento. Este é um dos desafios. E mudar a cultura de atendimento não significa mudar apenas o discurso.” (BRITO, 1999, p. 93).
A partir do exposto, assinale a alternativa incorreta, levando em consideração a autora.
Segundo Oliveira e Werba (in STREY, 2013): “As Representações Sociais são “teorias” sobre saberes populares e do senso comum elaboradas e partilhadas coletivamente, com a finalidade de construir e interpretar o real. Por serem dinâmicas, levam os indivíduos a produzir comportamentos e interações com o meio, ações que, sem dúvida, modificam os dois.” (STREY, 2013, p. 105).
A partir dos autores, analise as afirmativas abaixo.
I. Estudar as Representações Sociais (RS) nos permite conhecer o modo de como um grupo humano constrói um conjunto de saberes que expressam a identidade de um grupo social.
PORQUE
II. A RS não nos capacita a descrever, mostrar uma realidade ou um fenômeno que existe, do qual muitas vezes não nos damos conta, mas que possui grande poder mobilizador e explicativo.
Assinale a alternativa correta.