Na espécie Passerina amoena existem pássaros com coloração turquesa e outros com uma coloraçao marrom, relativamente apagada. Os dois fenótipos são encontrados na natureza, pois os mais coloridos são mais agressivos e mais atraentes, conseguindo competir por parceiras. Já os de coloração menos vistosa conseguem invadir territórios, sendo bem tolerados pelos outros machos, o que também garante a reprodução. Entretanto, os que possuem fenótipos intermediários, são pouco agress1vos e atraentes e também pouco tolerados, fazendo com que não sejam selecionados.
O exemplo relatado corresponde a uma seleção:
O enunciado a seguir, deverá ser utilizado na questão.
A célula 2 é outro tipo de leucócito e apresenta a função fagocitar vírus, bactérias e restos celulares do organismo. Quando passam para os tecidos conjuntivos formam os:
Texto para responder à questão
"Certamente não suspeita de que um desconhecido o vê o admira porque ele está nadando na praia deserta." A respeito do trecho acima, quanto aos aspectos gramatical, sintático e semântico, analise as afirmativas a seguir. I. O autor deveria ter colocado vírgula após CERTAMENTE. II. O {de) QUE é uma conjunção integrante. III. Em todas as ocorrências a palavra O é pronome demonstrativo. Está correto apenas o que se afirma em:
A sociedade em que se vive é caracterizada pela sua complexidade: uma sociedade multifacetada, tecida pela velocidade de mudanças constantes e cumulativas, provocadas pelos avanços científicos e, sobretudo, pelo aumento das possibilidades de acesso às redes de informação e de consumo. Sobre o tema, teia as afirmativas a seguir.
I. A valorização do conhecimento e da informação nas sociedades contemporâneas recarrega a importância da educação e da cultura como temas prioritários das políticas públicas.
II. A educação, em sentido abrangente, pertence à sociedade e se produz por um incansável movimento de realimentação sociopolítica, sendo impulsionada por um conjunto dinâmico e complexo de sujeitos e inter-relações, como, por exemplo, famílias, grupos sociais e organizações de ensino.
III. A educação, pela via de suas agências, desempenha um papel secundário, embora seja a responsável oficial pela transmissão dos saberes socialmente valorizados e considerados fundamentais às futuras gerações.
Está correto apenas o que se apresenta em:
Em relação especificamente à inserção do jovem no trabalho, o texto original da Constituição instituiu a idade de 14 anos como limite mínimo para qualquer trabalho. Mas, a Emenda Constitucional n° 20 (BRASIL, 2005c) estabeleceu uma redefinição desse limite, pois vedou o trabalho às pessoas com menos de 16 anos, EXCETO na condição de:
A gestão que se efetiva por meio da participação dos sujeitos sociais envolvidos com a comunidade escolar, na elaboração e construção de seus projetos, como também nos processos de decisão, de escolhas coletivas e nas vivências e aprendizagens de cidadania é denominada:
A Lei n° 11 .645, de 1 O de março de 2008, altera a Lei n° 9.394, de 20 de dezembro de 1996, modificada pela Lei n° 10.639, de 9 de janeiro de 2003, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da seguinte temática:
"0 preparo e armazenamento de cereais pode ter aumentado o valor de recipientes que suportassem o calor e pudessem encerrar líquidos.( ... ]."
(CHILDE, Gordon. A Evolução Cultural do Homem).
O texto se refere ao artesanato cerâmico do Egito em seus primórdios. De acordo com o texto e seus conhecimentos sobre o assunto, é correto afirmar que:
I. A manufatura de potes de cerâmica teve grande significação para o pensamento humano e para o início da ciência.
II. Para o homem primitivo a transubstanciação do barro foi um impeditivo para a evolução do artesanato.
III. Não existia no Egito conhecimento técnico para o desenvolvimento de um artesanato que atendesse à necessidade de armazenamento de cereais.
Está correto apenas o que se afirma em:
Leia o texto a seguir.
A passagem aos Estados Absolutistas Europeu na modernidade se caracteriza pela formação imagética positiva da figura do governante.
De acordo com o texto, é correto afirmar que:
Ao se analisar a sociedade inglesa à época da revolução ocorrida no século XVII, percebe-se que, assim como na economia, no interior da sociedade inglesa, ainda era possível verificar, durante o século XVII, a permanência de estruturas remanescentes da sociedade estamental de origem medieval, associadas a relações típicas de uma sociedade capitalista em desenvolvimento. Pode-se afirmar de forma correta que na sociedade inglesa:
"No Exército de Novo Tipo, os oficiais eram voluntários e deviam suas promoções ao valor pessoal. Até mesmo partidários do Parlamento se escandalizaram com a promoção de "plebeus" aos cargos de oficiais. Mas os construtores da organização sabiam que, com aqueles homens humildes, unidos pela religião, submetidos a uma rígida disciplina e forjados em combate, derrotariam os "cavaleiros" - o termo com que eram desdenhosamente designadas as tropas reais. Como observou Oliver Cromwell, organizador e líder do Exército de Novo Tipo: 'Prefiro um capitão trajado de panos grosseiros, mas que sabe pelo que está lutando, àqueles a quem chamais de gentis-homens e que disso não passam. Honro um cavaleiro que se comporta como tal. [...] Se escol herdes homens honestos e de bem para capitães de cavalaria, os homens honestos os seguirão"'. (HILL, Christopher. O eleito de Deus: Oliver Cromwell e a Revolução Inglesa).
Com relação ao contexto histórico descrito no texto apresentado pode-se afirmar corretamente que:
" A atuação das elites brasileiras na Independência e na definição do perfil político nacional partiu de uma estrutura escravista oposta a uma meta de ampliação dos direitos populares e mesmo contra o envolvimento participativo do conjunto da população brasileira. Até porque, por suas raízes, predominavam entre nossas elites as posições ideológicas de padrão bastante autoritário e conservador, mesmo quando se aproximavam das tendências liberais europeias do período".
(TRINDADE, Hélgio. Construção da cidadania e representação política: lógica liberal e práxis autoritária).
Como "tendências liberais europeias" no período elencado no texto pode-se identificar corretamente o:
A criação da Organização das Nações Unidas (ONU), em 1945, foi um elemento de suma importância para a descolonização afro-asiática, devido ao fato de:
A produção da borracha no Brasil também gerou um atrito internacional, pois a expansão do território explorado por brasileiros se estendeu até a região do Acre, pertencente à Bolívia, que ficou insatisfeita com essa exploração. Essa questão internacional foi solucionada com o(a):
O ser humano não é biologicamente estático. Desde o momento da concepção até a morte, é por demais conhecida a ocorrência de transformações quantitativas e qualitativas, quer no sentido evolutivo ou involutivo. Durante as duas primeiras décadas de vida, a principal atividade do organismo humano é "crescer" e "desenvolver-se"; fenômenos simultâneos e condicionados à maior ou à menor velocidade do processo maturacional e da sua interação com indicadores do ambiente. Diante da afirmação acima, estabeleça a correta correspondência entre os termos da coluna I e seus respectivos conceitos da coluna II. Coluna I 1- Crescimento 2- Desenvolvimento Coluna II ( ) Refere-se, essencialmente, às transformações progressivas de cunho quantitativas que ocorrem nas dimensões do corpo humano. ( ) Engloba, simultaneamente, transformações quantitativas e qualitativas nos campos físico, comportamental, cognitivo e emocional, ao longo da vida dos seres humanos. ( ) Caracteriza-se pela sequência de modificações evolutivas em órgãos e sistemas do organismo humano que induzem ao aperfeiçoamento de suas complexas funções. ( ) Corresponde ao processo resultante da multiplicação e da diferenciação celular que determina alterações progressivas no corpo humano. ( ) É entendido como uma interação entre as características biológicas individuais com o meio ambiente ao qual o sujeito é exposto durante a vida. A sequência correta é: