Um usuário acessa sua caixa de mensagens e abre uma mensagem supostamente enviada pelo seu banco solicitando que ele acesse o site do banco e atualize alguns dados. O usuário clica no link e um site idêntico ao do banco aparece. Ele entra com a sua senha, atualiza os dados e os transmite. Depois de algum tempo, ele percebe que foi enganado, pois uma grande quantia em dinheiro foi retirada da sua conta. Assinale a alternativa que indica o tipo de ataque que ele sofreu.
Noemia é servidora pública da União, tendo sido aprovada em concurso público de provas e títulos, possuindo nível superior. Nos termos da Constituição Federal, para a promoção na carreira do servidor público, um dos requisitos consiste em realização de
O Tribunal de Justiça do Estado “X" decide, mediante acórdão, que a Lei Federal n. 10 deve ser interpretada de determinada forma. Em época próxima, o Tribunal de Justiça do Estado “W" decide, interpretando a mesma lei, em sentido oposto. Célia, advogada, pesquisando sobre o tema para defender os interesses de um cliente, apresenta ação em que defende que a melhor tese é aquela defendida pelo Tribunal de Justiça do Estado “X". Seu pedido é julgado improcedente, decisão que é mantida por acórdão proferido pelo Tribunal de Justiça do Estado “W".
Diante desse quadro, deverá o cliente de Célia apresentar
Everaldo pretende obter o acesso de dados pessoais que estão
sob a guarda do Ministério da Justiça. Não possuindo haveres
apresenta o seu requerimento perante a representação do
referido órgão que é localizada no Estado onde é domiciliado.
Após os trâmites burocráticos recebe, por carta subscrita pelo
próprio Ministro da Justiça, resposta ao seu requerimento, tendo
a Administração indeferido o acesso aos dados postulados.
Observada tal narrativa, cabe a Everaldo impetrar
A Lei 8.492/92 dispõe sobre os atos de improbidade
administrativa praticados por agentes públicos. A referida lei
classifica os atos de improbidade em atos que importam
enriquecimento ilícito, atos que causam prejuízo ao erário e atos
que atentam contra os princípios da Administração Pública.
Com relação a essa classificação legal, analise as afirmativas a
seguir.
I.Frustrar a ilicitude de concurso público é ato de improbidade
que causa prejuízo ao erário.
II.Deixar de prestar contas quando esteja obrigado a fazê-lo,
é ato de improbidade administrativa que importa em
enriquecimento ilícito.
III.Negar publicidade de atos oficiais é ato que atenta contra os
princípios da Administração Pública.
Assinale:
O poder de polícia possui uma serie de classificações. Dentre
essas classificações é possível encontrar na doutrina a divisão
entre poder de polícia originário e poder de polícia delegado.
Com relação a essa classificação,assinale a afirmativa correta.
Considerando as regras atinentes à prescrição e à decadência, assinale a afirmativa correta.
Considerando os principais debates e autores no âmbito da Sociologia do Conhecimento e da Teoria do Conhecimento, assinale a afirmativa correta.
Sociólogo norte‐americano, expoente da teoria funcionalista, escreveu um pequeno e famoso artigo no qual conseguiu o mérito de estabelecer os fundamentos de uma teoria geral da anomia (posteriormente revisto e transformado em sua obra clássica Teoria e Estrutura Social). O texto se refere a
As alternativas a seguir indicam autores cujos nomes são irremediavelmente associados ao estruturalismo, à exceção de uma. Assinale‐a.
Considerando as interpretações sociológicas sobre a ação social, analise as afirmativas a seguir. I.Ações são conclusões práticas derivadas de intenções e crenças. II.Ação e racionalidade têm sido tomados como conceitos inter‐ relacionados. III.Ações sociais são parte de sistemas mais amplos e de processos de compreensão intersubjetiva. Assinale
Leia o fragmento a seguir. “É ______ dizer que a modernidade nega a história, na medida em que o contraste com o passado (...) permanece como um ponto de referência necessário. Mas é ______ que a modernidade sente que o passado não tem lições para ela: seu impulso é constantemente em direção ao futuro” (KUMAR. K. Modernidade. Dicionário do pensamento social do século XX. Rio de Janeiro: Zahar, 1996, p.473). Assinale a alternativa cujos itens completam corretamente as lacunas acima.
O modo de ação coletiva que caracteriza os movimentos sociais engloba um tipo específico de relação socialmente conflitiva. Embora o tipo clássico tenha sido o movimento operário nas sociedades industriais do século XIX e início do XX, novos movimentos foram incorporados à realidade de inúmeros países. No caso brasileiro, por exemplo, entre as manifestações que se pautam na luta contra as mazelas mais gerais promovidas pela globalização, é correto indicar
Numa fornalha, metano é queimado com ar em excesso de 50%, sendo convertido em dióxido de carbono e água, apenas. O metano alimentado é totalmente consumido. O ar empregado contém 80% de nitrogênio e 20% de oxigênio (em base volumétrica) e se comporta como um gás ideal. A porcentagem molar de água na saída da fornalha é
As condições de equilíbrio líquido‐vapor de uma mistura
contendo três componentes, 30% (em base molar) de A, 50% de
B e o restante de C, podem ser descritas pela lei de Raoult

Na temperatura de interesse, as pressões de vapor dos
compostos puros são iguais a
e
A pressão no ponto de bolha é igual a