Analise a situação hipotética a seguir:
Um usuário baixou uma planilha de fluxo de caixa, localizada no armazenamento em nuvem da organização, para editá-la localmente. Esse usuário fez uma série de mudanças na planilha local, salvou e a enviou por e-mail para um dos seus colegas de trabalho. Ao receber a planilha, no entanto, este colega identifica que nada havia sido atualizado, pois tratava-se da versão 1 que estava originalmente localizada no armazenamento em nuvem.
O nome do pilar de segurança que foi comprometido, no cenário apresentado, é:
No contexto das dinâmicas organizacionais contemporâneas, marcadas por alta complexidade relacional, adotar um comportamento receptivo implica cultivar a escuta empática e o esvaziamento de julgamentos prévios. Assinale a alternativa que NÃO representa adequadamente esse padrão comportamental.
A avaliação da qualidade do atendimento prestado à população constitui ferramenta estratégica de aprimoramento institucional e accountability na Administração Pública. Com base nesse pressuposto, um mecanismo institucional voltado a essa finalidade é:
Em contextos organizacionais de elevada diversidade, a compreensão mútua constitui um alicerce das relações interpessoais equilibradas. Nesse sentido, uma condição para a construção de compreensão mútua é a(o):
No âmbito da gestão de arquivos administrativos, o arquivamento corrente tem finalidade operacional imediata. Nessa perspectiva, uma característica do arquivamento corrente é a(o):
O processo de inicialização do computador emprega várias tecnologias para garantir a correta operação da estação de trabalho. Nesse contexto, considere as sentenças sobre as características do Basic Input/Output System (BIOS) a seguir:
I- Trata-se de um software de baixo nível, armazenado em um chip na placa-mãe do computador, cuja função é inicializar o hardware básico do sistema quando o computador é ligado.
II- É uma sequência de diagnósticos que faz parte do processo inicial, executada assim que o computador é ligado, verificando se componentes de hardware essenciais estão presentes e funcionando corretamente.
III- É uma tecnologia de fabricação de chip de memória não volátil na placa-mãe, que armazena as configurações do sistema do computador, sendo comumente empregada para descrever o chip específico que guarda informações cruciais, como as configurações de boot, as opções de hardware e o relógio do sistema.
IV- Atua como uma ponte entre o hardware e o sistema operacional, realizando testes iniciais e carregando o sistema operacional na memória RAM.
Assinale a alternativa CORRETA.
A continuidade operacional da entidade é premissa inafastável para a elaboração dos relatórios financeiros. Dessa forma, o princípio da continuidade:
As despesas operacionais são segmentadas por natureza na demonstração do resultado do exercício. Nesse contexto, assinale a alternativa que expressa CORRETAMENTE uma dessas classificações.
A preparação dos demonstrativos contábeis exige rigor técnico e metodológico, observando princípios e normas específicas. Dessa maneira, um cuidado prévio essencial é a:
A correta segregação entre passivo exigível e patrimônio líquido é fundamental para aferição da estrutura de capital da entidade, assinale a alternativa que apresenta CORRETAMENTE um item do patrimônio líquido.
O grupo do ativo não circulante é composto por subgrupos que refletem a destinação e a permanência dos recursos, assinale a alternativa que representa CORRETAMENTE um item classificado nesse grupo.
O custo das mercadorias vendidas deve ser evidenciado logo após a receita líquida. Nessa perspectiva, assinale a alternativa que apresenta CORRETAMENTE um componente típico desse custo.
O livro Diário é peça indispensável à escrituração mercantil formalmente regular. Dessa forma, uma de suas características legais é a(o):
Os fatos contábeis alteram o patrimônio da entidade e podem ser classificados segundo sua natureza. Um fato contábil misto é a(o):
Como nasceram as estrelas
Pois é, todo mundo pensa que sempre houve no mundo estrelas pisca-pisca. Mas é erro. Antes os índios olhavam de noite para o céu escuro – e bem escuro estava esse céu. Um negror. Vou contar a história singela do nascimento das estrelas.
Era uma vez, no mês de janeiro, muitos índios. E ativos: caçavam, pescavam, guerreavam. Mas nas tabas não faziam coisa alguma: deitavam-se nas redes e dormiam roncando. E a comida? Só as mulheres cuidavam do preparo dela para terem todos o que comer.
Uma vez elas notaram que faltava milho no cesto para moer. Que fizeram as valentes mulheres? O seguinte: sem medo enfurnaram-se nas matas, sob um gostoso sol amarelo. As árvores rebrilhavam verdes e embaixo delas havia sombra e água fresca.
Quando saíam de debaixo das copas encontravam o calor, bebiam no reino das águas dos riachos buliçosos. Mas sempre procurando milho porque a fome era daquelas que as faziam comer folhas de árvores. Mas só encontravam espigazinhas murchas e sem graça.
– Vamos voltar e trazer conosco uns curumins. (Assim chamavam os índios as crianças). Curumin dá sorte.
E deu mesmo. Os garotos pareciam adivinhar as coisas: foram retinho em frente e numa clareira da floresta – eis um milharal viçoso crescendo alto. As índias maravilhadas disseram: toca a colher tanta espiga. Mas os garotinhos também colheram muitas e fugiram das mães voltando à taba e pedindo à avó que lhes fizesse um bolo de milho. A avó assim fez e os curumins se encheram de bolo que logo se acabou. Só então tiveram medo das mães que reclamariam por eles comerem tanto. Podiam esconder numa caverna a avó e o papagaio porque os dois contariam tudo. Mas – e se as mães dessem falta da avó e do papagaio tagarela? Aí então chamaram os colibris para que amarrassem um cipó no topo do céu.
Quando as índias voltaram ficaram assustadas vendo os filhos subindo pelo ar. Resolveram, essas mães nervosas, subir atrás dos meninos e cortar o cipó embaixo deles.
Aconteceu uma coisa que só acontece quando a gente acredita: as mães caíram no chão, transformando-se em onças. Quanto aos curumins, como já não podiam voltar para a terra, ficaram no céu até hoje, transformados em estrelas brilhantes.
Mas, quanto a mim, tenho a lhes dizer que as estrelas são mais do que curumins. Estrelas são os olhos de Deus vigiando para que corra tudo bem. Para sempre. E, como se sabe, “sempre” não acaba nunca.
(LISPECTOR, Clarice. Doze lendas brasileiras. Como nascem as estrelas. Rocco: Pequenos Leitores, 1987.)
Segundo Cegalla, “uma oração subordinada adverbial final evidencia a finalidade ou objetivo de uma ação expressa na oração
principal”. Nesse contexto, identifique, através dos conectores destacados, o que representa uma finalidade.