A figura ilustra um circuito elétrico composto por 4 resistores
e uma fonte de tensão, cuja diferença de potencial
vale U.

Nesse circuito, há um voltímetro ideal V.
O valor indicado pelo voltímetro é dado por
A figura representa a fotografia estroboscópica, tirada à
taxa de 5 fotos por segundo, de uma esfera com velocidade
inicial de 10,0 m/s.

O módulo da aceleração média da esfera, em m/s2, no
trecho não uniforme do movimento é
O martelo de um bate-estacas tem massa igual a 5,0 toneladas.
Esse martelo é elevado a uma altura de 20 m e
cai, em queda livre, sobre uma estaca que penetra 2,0 m
no solo.
A média das forças do solo sobre a estaca, durante a penetração,
tem módulo aproximadamente igual a
Dado: aceleração de gravidade = 10 m/s2
A bolha de sabão é colorida porque a sua superfície não apresenta
A figura ilustra um sistema em que não há atrito. O Bloco 2,
de massa 100 g, está em repouso em relação ao Bloco 1, de
massa 200 g.

Nessas condições, o módulo de F é dado por
Dado: aceleração da gravidade = 10 m/s2
Ao longo da história, foram desenvolvidos diversos modelos para o átomo.
Relacione os modelos apresentados na coluna da esquerda com a sua respectiva característica, entre as indicadas na
coluna da direita.

Estão corretas as associações:
No ensino de física é fundamental trabalhar os conceitos
de calor e temperatura.
A respeito desses conceitos, considere as afirmativas.
I – Calor é energia, por esse motivo, microscopicamente,
o calor contido em um corpo é defi nido como
sendo a energia cinética mais a energia potencial de
suas moléculas.
II – A temperatura de um corpo está ligada ao grau de
agitação molecular, porque ela é proporcional ao valor
médio da energia cinética das moléculas de um corpo.
III – Nas mudanças de estado físico, as trocas de calor
ocorrem sempre à temperatura constante.
IV – Para que haja troca de calor entre dois corpos, é
sempre necessário que esses corpos possuam temperaturas
diferentes.
É correto APENAS o que se afirma em
Em sala de aula, a leitura desse texto pode ser ponto de partida para o estudo da linguagem figurada, em que as palavras
e expressões dependem da extensão do significado original, como ocorre em “aqueles dois ovos de fogo” para se referir
aos olhos da onça.
Outro exemplo de linguagem figurada nesse texto é
As variações que a língua apresenta dependem de muitos fatores como: profissão, grupo social, região geográfica, nível de escolaridade. Nos trechos a seguir, são observados exemplos de linguagem técnica, própria de determinadas profissões, com EXCEÇÃO de:
O cientista brasileiro radicado nos Estados Unidos, Miguel
Nicolelis, promete que o chute inicial do Mundial de Futebol
de 2014 será dado por uma criança portadora de paralisia
através de uma interface cérebro-máquina-cérebro.
Um avanço nesse objetivo foi mostrado num trabalho
realizado por seu grupo em 2011 . Nele um macaco opera
um braço virtual através de microfios implantados em seu
cérebro, como mostra a figura ao lado. Através desses
fios, o macaco sentiu as texturas dos objetos virtuais e
pôde movê-los na tela do computador.
Embora tecnicamente complexo, esse método baseia-se
diretamente em que propriedade fundamental e de qual
sistema faz uso para que esse movimento seja possível?

O processo de abertura da economia brasileira, diante do processo de globalização, foi muito rápido e muitas empresas
não conseguiram uma adaptação a essa nova realidade de mercado, o que culminou em venda de empresas nacionais às
grandes corporações transnacionais.
Sobre a relação entre a situação brasileira no contexto da globalização e o papel das transnacionais, analise as afirmativas abaixo.
I - As transnacionais, nas últimas décadas, aumentaram em muito sua participação na economia brasileira.
II - As grandes corporações transnacionais investem maciçamente em tecnologia e isso gerou, na década de 1990, muitos
cortes no setor de empregos no Brasil.
III - As empresas transnacionais que operam no Brasil, no contexto da economia global, deixaram de ter seus centros de
decisão fora das fronteiras do país sede e o Estado brasileiro passou a comandar o funcionamento dos mercados a
elas associados .
É correto APENAS o que se afirma em
Ainda que um processo de globalização seja incontestável, há quem considere esse processo carregado de um conteúdo
perverso. É fundamental o fortalecimento da cidadania em todos os seus aspectos. O uso do território deveria contemplar
todos os cidadãos em seus diferentes modos de vida. O social deveria ser prioridade dos governantes. Dessa forma,
somente com a participação de todos os setores sociais será possível tomar as melhores decisões para fazer frente aos
processos fragmentadores dos agentes hegemônicos, que caminham junto com a globalização.
Nesse contexto, relacionando-se essas ideias à situação brasileira, há muitos críticos à forma como a globalização se
inseriu e se processa no país.
Esses críticos consideram que é necessária a construção de um projeto nacional que priorize, antes de tudo, o(a)
Uma professora do 5° ano do Ensino Fundamental apresentou aos seus alunos o seguinte texto:
Nos dias atuais, grande parte dos trabalhadores recebe um salário, o que deve garantir, entre outras coisas, um lugar para
sua família morar e o alimento necessário. Mas, nem sempre foi assim. Durante muito tempo da nossa história, havia trabalhadores
que não recebiam salários.
Com esse texto, a professora procurou iniciar uma discussão importante com os alunos sobre a formação da sociedade
brasileira, ressaltando a(o)
Observe o paralelepípedo reto retângulo abaixo, de dimensões
4 cm, 6 cm e 10 cm.

Para construir um paralelepípedo igual a esse, Maria
desenhou a sua planificação em uma folha de cartolina,
como mostra o modelo abaixo. Os pontos A, B, C e D
identificam quatro dos oito vértices do paralelepípedo.

Na planificação desenhada por Maria, CD = 16 cm e
AB = 18 cm. Então, depois que o sólido estiver montado,
a distância entre os vértices identificados pelas letras C e
D será, em cm, igual a
Nos Parâmetros Curriculares Nacionais, as competências e habilidades a serem desenvolvidas por meio do ensino das Ciências Humanas no Ensino Médio fundamentam-se na