Dois importantes expoentes do Barroco Colonial brasileiro são Antônio Francisco de Lisboa e Manuel da Costa Ataíde.
Julgue o próximo item, relativos à Semana de Arte Moderna de 1922.
O artista pernambucano Cícero Dias, por não pertencer ao eixo cultural Rio de Janeiro–São Paulo, não fez parte de nenhum movimento relacionado à Semana de Arte Moderna de 1988, opondo-se, por sua vez, às tendências vanguardistas no Brasil.
Com base nas competências e habilidades propostas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ensino Fundamental para o componente curricular arte, julgue o seguinte item
Desde os anos iniciais do ensino fundamental, o ensino de arte deve proporcionar que o estudante adquira a habilidade de reconhecer e analisar, nas manifestações artísticas das culturas locais, a influência de distintas matrizes estéticas e culturais das artes visuais.
Julgue os itens subsequentes, em relação às competências e habilidades previstas no Currículo de Pernambuco para o componente curricular arte nos ensinos fundamental e médio e para a área de linguagens e suas tecnologias no ensino médio.
O Currículo de Pernambuco privilegia que o estudante do ensino médio tenha o domínio das principais bases teóricas artísticas em vez de adquirir a habilidade de produzir objetos estéticos ou textos teatrais.
Julgue o item a seguir, com relação aos acontecimentos históricos da educação física.
A década de 1980 é reconhecida como paradigmática de uma educação física que se volta aos conhecimentos biológicos, em especial, da fisiologia do exercício.
Julgue o próximo item, com base em uma perspectiva crítica de educação física e a respeito de seus aspectos didático-pedagógicos para a efetivação dos processos de ensino-aprendizagem na escola.
Os alunos devem compreender os conteúdos da educação física como conhecimentos sócio-históricos das práticas corporais e que possuem sentido e significado a partir da cultura.
Julgue o item subsecutivo, a respeito da educação física enquanto linguagem.
Desenvolver o condicionamento físico dos alunos faz parte dos objetivos das aulas de educação física na escola.
Com base na compreensão de avaliação em educação física em uma perspectiva crítica, julgue o item subsequente.
Abdominal, “canguru” e flexão de braço são exemplos de exercícios a serem considerados como parte de provas avaliativas da educação física na escola.

A partir da perspectiva teórica do texto precedente e da compreensão das práticas pedagógicas da educação física escolar na interface da atividade física e saúde, julgue o item a seguir.
Os determinantes sociais da saúde são elementos preponderantes para compreender a produção de saúde das coletividades

Considerando o texto precedente e compreendendo os aspectos da relação entre educação física e sociedade para uma prática pedagógica crítica em educação física escolar, julgue o item que se segue.
O futebol faz parte dos conteúdos da educação física escolar e integra os conhecimentos da cultura corporal.
Acerca de política educacional e educação física, julgue o item subsequente.
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional assevera que a educação física é componente curricular obrigatório em todas as etapas da educação básica.
Julgue o próximo item, a respeito das competências e habilidades do currículo de Pernambuco para o componente de educação física nos ensinos fundamental e médio e para a área de linguagens e suas tecnologias no ensino médio.
A educação física é um componente curricular que fundamentalmente abrange seus conteúdos de ensino de forma polissêmica, considerando o ser humano em suas manifestações culturais relacionadas ao corpo e ao movimento humano, historicamente definidas como jogo, esporte, dança, luta e ginástica.
Acerca da cultura corporal e das práticas corporais, julgue o item seguinte.
Há três elementos fundamentais comuns às práticas corporais: movimento corporal como elemento essencial; organização interna pautada por uma lógica específica; e produto cultural vinculado com o lazer-entretenimento e(ou) o cuidado com o corpo e a saúde.
Com a promulgação da Lei n.º 9394/1996, a educação física passou a atender a educação básica do país, com o objetivo de enfocar, na educação infantil, o desenvolvimento psicomotor do estudante e, nas séries inicias do ensino fundamental, a promoção dos esportes de alto rendimento.
O Decreto n.º 69.450/1971 considerou a educação física como atividade que, por seus meios, processos e técnicas, visa desenvolver e aprimorar as forças físicas, morais,
cívicas, psíquicas e sociais do educando, com ênfase na aptidão física.