Paciente de sexo masculino, de vinte e dois anos de idade, livre de cárie e doença periodontal, compareceu a serviço odontológico ambulatorial com queixa de fratura coronária total do dente 21 após acidente (cotovelada) durante jogo de futebol, com perda do fragmento. Como se tratava de dente vital, o serviço de urgência que o atendeu durante o final de semana acessou o canal, instrumentou 2/3, colocou curativo de hidróxido de cálcio e fechou o acesso com ionômero de vidro.
Antes da realização do procedimento descrito, foi constatado que o paciente apresentava linha de sorriso alta, fratura ao nível da crista óssea e remanescente radicular de 17 mm, dente 11 com coroa clínica de 9 mm e distância da junção cemento-esmalte à crista óssea de 2,5 mm, e faixa de gengiva queratinizada na região de 4 mm, com biótipo espesso.
Com base no caso clínico precedente, julgue o item subsequente.
Para a recuperação do espaço biológico, pode-se optar tanto pela cirurgia ressectiva quanto pela extrusão ortodôntica.
Acerca do diagnóstico de envolvimentos de bi- e trifurcação, julgue o item que se segue.
Como regra geral, a perda óssea é menor do que revela a imagem radiográfica.
Acerca dos implantes com hexágono externo, julgue o item a seguir.
A concentração de tensão na região coronária, característica desse sistema, pode favorecer a desadaptação implante-componente, a formação de biofilme e a consequente saucerização.
Uma etapa essencial para o sucesso do tratamento periodontal e do tratamento com implantes dentários é a terapia de suporte ou manutenção. Acerca dessa etapa e de procedimentos associados a ela, julgue o item subsequente.
A raspagem de implantes durante a terapia de suporte com curetas e pontas de ultrassom de plástico ou teflon permite a instrumentação eficiente das roscas expostas sem danos à superfície.
Um paciente que havia recebido implante unitário colocado no lugar do dente 15, não compareceu às visitas de manutenção e retornou dois anos depois, com a condição apresentada na imagem precedente. O tecido mole peri-implantar apresentava sinais clínicos de inflamação, com supuração e sangramento à sondagem.
Com base na situação hipotética e na figura apresentadas, julgue o item que se segue.
A terapia não cirúrgica, mesmo com o uso de antimicrobianos tópicos, demonstrou ser bastante ineficaz no tratamento das peri-implantites, devendo a abordagem cirúrgica ser preferencial na situação apresentada.
Na imagem precedente, a parte coronal e o parafuso de proteção do implante podem ser vistos por transparência através da gengiva. No que se refere ao controle dessa situação clínica, julgue os itens seguintes.
O enxerto gengival livre pode ser utilizado quando, além de espessura, seja necessário aumentar a faixa de mucosa ceratinizada, embora apresente como desvantagem a diferença de coloração da área doadora e a receptora.
Com relação à anestesia local em odontologia, julgue o item a seguir.
Dos fatores envolvidos na ação do anestésico local sobre as membranas nervosas, a forma em base livre se liga aos sítios receptores dos canais de sódio no citoplasma da célula nervosa.
A respeito da correta abordagem das emergências médicas pelo cirurgião-dentista, julgue o item que se segue.
Ao se constatar o quadro de inconsciência, a vítima deve ser colocada na posição de Trendelemburg (cabeça para baixo), para proporcionar a liberação das vísceras abdominais e melhorar a respiração. Nesse caso, a posição supina (horizontal) deverá ser evitada.
Com referência à atuação do cirurgião-dentista na odontologia hospitalar e no atendimento a pacientes sob cuidados de terapia intensiva, julgue o item seguinte.
A mucosite oral é uma condição debilitante, podendo decorrer tanto da radioterapia quanto da quimioterapia, e o laser de baixa intensidade pode ser usado em seu tratamento.
Em relação à odontologia preventiva no Sistema Único de Saúde, julgue o próximo item.
A fluoretação da água para consumo humano assegura cerca de 50% a 65% de redução da incidência de cárie nas populações expostas continuamente a esse benefício por um período mínimo de, aproximadamente, dez anos, contados desde o nascimento.
Um psicólogo foi denunciado por suspeita de ter sido conivente com ações irregulares ao trabalhar junto a uma empresa prestadora de serviços de recolocação profissional. Essa empresa recebia currículos, convocava candidatos para a realização de testes psicológicos aplicados por esse psicólogo, e encaminhava os candidatos selecionados para preenchimento das vagas no mercado de trabalho. De acordo com a denúncia, após o processo seletivo, o psicólogo fazia devolutivas dos resultados aos candidatos que pagavam antecipadamente para participar dos testes psicológicos, não explicava a conclusão a que chegara a partir da avaliação feita, não apresentava com clareza os motivos que levavam os candidatos a não serem aprovados para o cargo pretendido e apresentava relatórios incompletos, referentes ao processo seletivo em que cada candidato convocado estava envolvido.
Considerando a situação hipotética apresentada, os dilemas éticos e as resoluções do Conselho Federal de Psicologia, julgue o item a seguir.
Após o resultado do processo de seleção, o psicólogo deveria ter disponibilizado a todos os candidatos o relatório completo, com os nomes dos aprovados, a exposição dos motivos que embasaram a aprovação e os motivos que levaram à não aprovação do candidato ao cargo pretendido.
Julgue o próximo item, relativos a teorias e técnicas psicoterápicas.
Na situação transferencial do processo de psicoterapia de grupo pela abordagem psicanalítica, a transferência é um espelhismo que o analista precisa manter, haja vista ser ele o sujeito do suposto saber.
Seriam mantidos os sentidos e a correção gramatical do texto 1A1AAA caso se substituísse o trecho
Considerando os conceitos de banco de dados relacionais, assinale a opção correta a respeito das propriedades de uma tupla.
O controle financeiro exercido pelo Poder Legislativo e pelo tribunal de contas compreende