Considerando as disposições legais que redirecionam o modelo assistencial em saúde mental no Brasil, julgue o item subsequente.
A internação, em qualquer uma de suas modalidades, deverá ser indicada mesmo que os recursos extra-hospitalares se mostrem suficientes.
As emergências em saúde mental envolvem situações relacionadas às alterações agudas do pensamento, da sensopercepção, da consciência, do humor, do comportamento ou das relações sociais de pacientes que exigem uma intervenção imediata, devido à possibilidade de evolução rápida para um resultado deletério. Entre os possíveis desfechos negativos incluem-se sofrimento psíquico significativo, perda da autonomia, comprometimento do papel social e risco potencial ou evidente à integridade psíquica e física do indivíduo ou de outras pessoas.
Tendo o texto precedente como referência inicial, julgue o item a seguir, a respeito da assistência de enfermagem às emergências em saúde mental.
Nos pacientes com síndrome de abstinência do álcool, as respostas homicidas e suicidas são, frequentemente, resultado de alucinações. Para minimizar esse quadro, a equipe de enfermagem deve, sempre que possível, manter o paciente na companhia de outra pessoa, em um ambiente calmo, com luminosidade e portas fechadas para evitar sombras.
A esquizofrenia atinge aproximadamente 1% da população mundial; em sua forma ativa, ocupa o terceiro lugar entre as doenças mais incapacitantes. Acerca da esquizofrenia, dos medicamentos antipsicóticos e do cuidado de enfermagem ao paciente com diagnóstico de esquizofrenia, julgue o próximo item.
Em decorrência da heterogenicidade das manifestações de comportamento e de difícil prognóstico, não há um fator único que possa ser considerado causador da esquizofrenia.
A esquizofrenia atinge aproximadamente 1% da população mundial; em sua forma ativa, ocupa o terceiro lugar entre as doenças mais incapacitantes. Acerca da esquizofrenia, dos medicamentos antipsicóticos e do cuidado de enfermagem ao paciente com diagnóstico de esquizofrenia, julgue o próximo item.
Os neurolépticos típicos usados para tratamento da esquizofrenia — como, por exemplo, haloperidol, clorpromazina e levomepromazina — são eficazes no controle dos delírios e das alucinações, mas podem causar efeitos extrapiramidais, como tremores, rigidez muscular, agitação psicomotora, sialorreia e pseudoparkinsonismo.
Acerca do transtorno do humor depressivo, de medicamentos antidepressivos e da assistência de enfermagem ao paciente em episódio depressivo (ED), julgue o item subsequente.
O enfermeiro deve oferecer apoio ao paciente em ED, sempre demonstrando bom-humor e alto-astral, e, como forma de ajudar o paciente a vencer o ostracismo, utilizando frases positivas e motivacionais.
Julgue o item a seguir, acerca de lesão renal aguda (LRA).
No paciente com LRA, os valores de creatinina sérica chegam a aumentar de 1,5 a 1,9 vezes o valor basal ou atingem, pelo menos, 0,3 mg/dL acima do valor absoluto de creatinina.
Com relação à diálise com circulação extracorpórea, julgue o item subsequente.
A anticoagulação extracorpórea com enoxaparina deve ser realizada em todos os casos de diálise com circulação extracorpórea, pelo baixo risco de evento adverso.
A respeito de infecção em serviços de diálise, julgue o item que se segue.
A água captada da rede de fornecimento pública para a hemodiálise deve ser insípida, incolor e inodora, com pH de 6,0 a 9,5.
No que se refere à assistência de enfermagem ao paciente com lesão renal aguda (LRA), julgue o próximo item.
Nas hemodiálises sem anticoagulação, recomenda-se a lavagem do sistema extracorpóreo com 100 mL a 200 mL de solução fisiológica a 0,9%, em intervalos de trinta minutos.
A Política Nacional de Assistência Social (PNAS), junto com as políticas setoriais, considera as desigualdades socioterritoriais, visando seu enfrentamento. De acordo com a Lei Orgânica de Assistência Social (LOAS), são princípios democráticos que regem a PNAS
o respeito à dignidade do cidadão, à sua autonomia e ao seu direito a benefícios e serviços de qualidade, bem como à convivência familiar e comunitária, vedando-se qualquer comprovação vexatória de necessidade.
O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) afirma que a criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, ao preparo para o exercício da cidadania e à qualificação para o trabalho. Acerca do direito à educação, o ECA assegura às crianças e aos adolescentes
o acesso à escola pública e gratuita, próxima de sua residência, priorizando-se as crianças sempre que necessário.
A discussão sobre a função social e política da escola passa pela compreensão de quais são as atribuições próprias dessa instituição. A respeito da função social da escola, julgue o item seguinte.
Na visão de Saviani, a função da escola é valorizar o trabalho intelectual e impor a sujeição do trabalho manual.
A discussão sobre a função social e política da escola passa pela compreensão de quais são as atribuições próprias dessa instituição. A respeito da função social da escola, julgue o item seguinte.
A democratização da gestão educacional é um princípio importante da educação brasileira, mas esse princípio não está diretamente vinculado à função social da escola.
O século XX testemunhou o aparecimento de três grandes grupos de teorias psicológicas aplicadas ao ensino, que são o behaviorismo, o cognitivismo e o humanismo. A respeito das características e implicações dessas teorias, julgue o item seguinte.
A abordagem behaviorista clássica enfatiza o papel do ambiente no desenvolvimento dos organismos, a partir dos comportamentos manifestos e mensuráveis.
No campo da psicologia da educação, os estudos de Vygotsky se destacaram no Brasil principalmente a partir da década de 1980. Acerca dos conceitos estudados por Vygotsky e sua influência nos processos de ensino e de aprendizagem, julgue o item a seguir.
Para Vygotsky, por trás das palavras, existe uma gramática própria do pensamento, uma sintaxe dos sentidos das palavras. Essa gramática, essa sintaxe, origina-se nas formas sociais de interação verbal, mas é permeada por uma realidade psicológica individual.