No projeto de uma edificação de 6 pavimentos, de uso
residencial e com área de projeção horizontal de 1.111 m2,
localizada em região onde a média anual de precipitação é 1.440
mm, concentrada em 6 meses, está previsto o reuso de água cinza
e da água captada do seu telhado. A estimativa é de que a ocupação
dessa edificação será de 25 pessoas por pavimento e que a
quantidade de água cinza reutilizável será de 80 litros por pessoa,
por dia. A intenção é reutilizar a água, após tratamento, na lavagem
de pisos (área total de 3.300 m2), na irrigação de gramado (área
total de 2.000 m2). Estima-se que, a cada 10 dias, o consumo de
água para lavagem dos pisos será de 10 m3 e que 90 % do volume
precipitado no telhado será reutilizável. No cálculo do volume de
água captado pelo telhado, considera-se a projeção horizontal,
desprezando-se a sua inclinação. Estima-se, ainda, que, no período
chuvoso - que se inicia em 1º de outubro -,não será necessário
irrigar o gramado por 100 dias; nos demais dias de chuva, espera-se
que seja necessária a aplicação de lâmina de água uniforme de 8
mm sobre toda a superfície a irrigar. Nos cálculos realizados pelos
autores do projeto, considerou-se que, no início período chuvoso,
o reservatório de regularização está vazio e que, durante todo esse
período não ocorre evaporação, tampouco ocorrem perdas de
qualquer natureza no reservatório de regularização dos volumes de
água de reuso (água cinza e água captada no telhado).
Com base na situação hipotética descrita, e considerando que o ano
tem 12 meses de 30 dias, julgue os itens seguintes.
Nessa edificação, seria adequada a implantação de um sistema dual de distribuição de água - um relativo ao fornecimento de água para consumo humano e outro relativo à água de reuso.
Considere que, durante a construção de determinada edificação de
dois pavimentos em terreno com declividade aproximada de 12%,
em razão da insuficiência de material de corte para realização de
aterro no local da edificação, tenha sido necessário adquirir material
de empréstimo para adequar-se ao previsto no projeto arquitetônico
e paisagístico da edificação. A partir dessa situação, julgue os itens
que se seguem.
Para que sejam evitados recalques excessivos, é adequado realizar a compactação do solo sobre o qual se erguerá a edificação, procedimento que propicia a diminuição da compressibilidade do solo e o aumento da sua resistência ao cisalhamento.
Acerca da cirrose hepática doença crônica caracterizada pela substituição do tecido hepático normal por fibrose difusa, provocando alteração na estrutura e nas funções do fígado , julgue os itens subsecutivos.
Encefalopatia hepática é um quadro neuropsiquiátrico caracterizado por alterações comportamentais, inversão do ritmo do sono, tremores, falta de coordenação motora, comportamento bizarro e convulsões, podendo chegar ao coma.
Em relação aos diferentes procedimentos e recomendações de enfermagem, julgue os itens de 76 a 82.
A meta do tratamento para paciente com ascite é um balanço negativo de sódio para aumentar a retenção de líquidos.
Em relação aos diferentes procedimentos e recomendações de enfermagem, julgue os itens de 76 a 82.
Na medida da pressão arterial, um erro comum é o esvaziamento muito lento do manguito, que pode acarretar uma leitura falsamente baixa da pressão arterial diastólica.
Com referência ao caso clínico acima apresentado e a aspectos a ele correlacionados, julgue os itens a seguir.
Considerando a taxonomia da North American Nursing Diagnosis Association (NANDA), os dados do caso clínico em apreço permitem a elaboração dos diagnósticos de enfermagem: deficit de conhecimento sobre elevação da pressão arterial, nutrição alterada: ingestão maior do que as necessidades corporais, intolerância a atividade, estratégias ineficazes de resolução individual e débito cardíaco aumentado.
Julgue os itens subsecutivos, referentes ao controle de doenças transmissíveis e não transmissíveis.
Doença endêmica é doença que persiste, geralmente em níveis semelhantes ao longo dos anos, em contraposição a doença epidêmica, que surge onde não havia ou experimenta um crescimento inusitado em relação aos valores apresentados anteriormente.
Indica-se ventilação mecânica (VM) quando o paciente apresenta insuficiência respiratória grave. Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem.
Após 20 minutos de VM, é recomendado analisar os gases sanguíneos arteriais, para se fazer eventuais reajustes nos parâmetros ventilatórios.
Julgue os itens que se seguem, referentes aos critérios mínimos recomendados para o processamento dos produtos para a saúde.
Equipamentos como circuitos respiratórios, inaladores e espéculos vaginais são considerados artigos semicríticos, razão por que sua esterilização não é obrigatória.
Acerca da sistematização da assistência de enfermagem (SAE), julgue os itens subsecutivos.
A resolução do COFEN n° 358/2009 considera a implantação da SAE obrigatória para as instituições de saúde pública e privada.
A respeito da assistência de enfermagem ao paciente crítico com distúrbios hidreletrolíticos ou acidobásicos, julgue o item a seguir.
Na acidose metabólica, o pH está diminuído, sendo essa diminuição o mais frequente dos desvios do equilíbrio acidobásico, como, por exemplo, na cetoacidose diabética.
Julgue os itens subsequentes, relativos ao conhecimento de enfermagem no atendimento à vítima de parada cardiorrespiratória (PCR).
No processo de reanimação da vítima de PCR, a frequência de compressão torácica deve ser de aproximadamente cem vezes por minuto, com uma proporção de compressão e ventilação de trinta para dois, sem pausas para ventilação.
Acerca da assistência de enfermagem ao recém-nascido, julgue os itens que se seguem.
O método de mãe canguru consiste no contato direto, pele a pele, entre o recém-nascido prematuro e(ou) de baixo peso e sua mãe, desde o momento em que o bebê apresente condições clínicas estáveis.
A respeito dos conceitos básicos da teoria econômica, julgue os
itens subsequentes.
A redução dos impostos sobre a caderneta de poupança e os fundos de investimentos concorre para deslocar, para cima e para a direita, a fronteira de possibilidades de produção da economia.
A respeito dos conceitos básicos da teoria econômica, julgue os
itens subsequentes.
A visão segundo a qual o objetivo das políticas econômicas deveria ser a maximização do bem-estar dos cidadãos mais pobres e vulneráveis enquadra-se no âmbito da economia positiva.