Toda manifestação artística de vanguarda é necessariamente uma ruptura de descontinuidade, de modo que não tem implicações com a tradição nem com a criação de legados para as futuras gerações.
A influência da religiosidade caracteriza a produção artística barroca, seja como estratégia de promoção da fé católica, seja como mecanismo de catequização e colonização do Novo Mundo.
Considerando os movimentos artísticos do século XX no Brasil, julgue o item a seguir.
Autor da obra O Teatro do Oprimido, Augusto Boal unia arte e política, levando questões sociais para o palco dos teatros
Com base nas competências e habilidades propostas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ensino Fundamental para o componente curricular arte, julgue o seguinte item
Durante os anos iniciais do ensino fundamental, é desnecessário que o estudante experimente diferentes ritmos de movimento na construção do movimento dançado.
Julgue os itens subsequentes, em relação às competências e habilidades previstas no Currículo de Pernambuco para o componente curricular arte nos ensinos fundamental e médio e para a área de linguagens e suas tecnologias no ensino médio.
Espera-se que o estudante, nos anos finais do ensino fundamental, adquira a habilidade de relacionar as práticas artísticas às diferentes dimensões da vida social, cultural, política, histórica, econômica, estética e ética.
Julgue o item a seguir, com relação aos acontecimentos históricos da educação física.
Nas primeiras tentativas de se fazer presente na escola brasileira, a educação física se valeu dos esportes e das competições recreativas.
Julgue o próximo item, com base em uma perspectiva crítica de educação física e a respeito de seus aspectos didático-pedagógicos para a efetivação dos processos de ensino-aprendizagem na escola.
No âmbito do planejamento das ações pedagógicas das aulas, a divisão de grupos por gênero visa garantir a integridade física das alunas.
Julgue o item subsecutivo, a respeito da educação física enquanto linguagem.
A educação física é o componente curricular que tematiza as práticas corporais em suas diversas formas de codificação e significação social.
Com base na compreensão de avaliação em educação física em uma perspectiva crítica, julgue o item subsequente.
As capacidades físicas e o desempenho motor dos alunos são as variáveis que o professor de educação física utiliza na escola para a realização da avaliação.
Com base na compreensão de avaliação em educação física em uma perspectiva crítica, julgue o item subsequente.
Na busca pelo desenvolvimento da autonomia dos alunos, é desejável que estes se envolvam no processo de avaliação da educação física na escola.

Considerando o texto precedente e compreendendo os aspectos da relação entre educação física e sociedade para uma prática pedagógica crítica em educação física escolar, julgue o item que se segue.
No Brasil, o futebol é jogado predominantemente por homens em função das exigências físicas presentes nesse esporte.
Acerca de política educacional e educação física, julgue o item subsequente.
O Projeto de Lei n.º 3.929/2019 estabelece o mínimo de duas aulas semanais de educação física nas escolas de educação básica.
Julgue o próximo item, a respeito das competências e habilidades do currículo de Pernambuco para o componente de educação física nos ensinos fundamental e médio e para a área de linguagens e suas tecnologias no ensino médio.
Na unidade danças, o foco é voltado à dimensão expressiva das práticas de movimento corporal, que, prioritariamente marcadas pelos movimentos rítmicos, enfatizam o viés estético e simbólico de suas manifestações.
Acerca da cultura corporal e das práticas corporais, julgue o item seguinte.
A educação física oferece uma série de possibilidades para enriquecer a experiência dos alunos, permitindo o acesso a um vasto universo cultural, que compreende saberes corporais, experiências estéticas, emotivas, lúdicas e agonistas, que se restringem à racionalidade típica dos saberes científicos das práticas pedagógicas na escola.
As mudanças ocorridas no Brasil ao final do século XIX, principalmente com as reformas no processo educacional, levaram as autoridades a recomendar a ginástica como obrigatória para as pessoas do sexo masculino, exclusivamente nas escolas militares, que, por sua vez, incluíram o modelo ginástico em seus currículos escolares.