A Administração de Materiais tem, dentre as suas competências, a identificação do material que está sob sua responsabilidade. A identificação desse material pode ser feita por meio de dois modelos: descritivo e referencial. O método de identificação descritivo procura, na descrição detalhada do item do material, apresentar todas as particularidades ou características que o individualizem, independente das referências do fabricante ou comerciais.
A identificação detalhada apresenta a seguinte composição: I Descrição padronizada
Nome básico: é a denominação mais elementar de um item de material, constituindo-se no primeiro elemento a ser definido para sua identificação.
II Descrição técnica
É um complemento da descrição padronizada, compreendendo dados relativos aos aspectos físicos, químicos, elétricos e construtivos do item do material. III Descrição auxiliar
Empregada em situações em que são desnecessários maiores detalhamentos na identificação de material, sendo suficiente a referência do fornecedor.
IV Descrição modificadora
É a designação adicional empregada que dá informações de aplicação, unidade de fornecimento, permutabilidade, etc.
São corretas APENAS as descrições
Uma amostra de 100,0 mL de água teve a concentração de íons cloreto determinada através da reação contra uma solução padrão de nitrato de prata. Sabe-se que uma alíquota de 10,00 mL da amostra, ao reagir com excesso de nitrato de prata, formou 287,0 mg de precipitado.
A concentração de íons cloreto, em mol.L1, presente na amostra de água, é de
Um gás ideal ocupa uma caixa de volume V a uma pressão P e temperatura T = 300 K. Realizam-se três processos em sequência sobre esse gás: primeiramente, dobra-se a pressão a volume constante; em seguida, dobra-se o volume à pressão constante; finalmente, realiza-se um processo a volume constante, de modo que a pressão final é igual à pressão inicial P.
A temperatura final, em K, é
Considere o texto abaixo para responder às questões
de nos 56 e 57.
A gasolina e o óleo diesel são exemplos de combustíveis
obtidos a partir do petróleo. No Brasil, a gasolina, juntamente
com o etanol, é a opção de combustível de veículos
de pequeno porte, como carros de passeio e motocicletas.
Já veículos pesados, como caminhões e ônibus,
normalmente operam com o diesel. Apesar da mesma
origem, os motores que usam diesel são bem diferentes
daqueles que usam gasolina.
Na separação das frações do petróleo, a faixa de temperatura de destilação dos componentes da gasolina, em relação à dos componentes do óleo diesel, é
O biodiesel pode ser produzido a partir da reação direta entre etanol e óleos vegetais, os triacilglicerídeos.
Essa reação é classificada como
In To release their stored energy, fossil fuels must be burned. (lines 33-34) the expression in boldtype can be replaced by:
O diagrama PERT-CPM acima representa o planejamento de tempo de um dado projeto. As setas representam as atividades envolvidas e os números junto às setas indicam a duração da atividade, em unidades de tempo.Sabe-se, ainda, que todas as atividades são possíveis de ser aceleradas em, no máximo,4 unidades de tempo.Com base no diagrama, o tempo necessário para a conclusão do projeto e o tempo mínimo após uma aceleração em uma única atividade, em unidades de tempo, são respectivamente iguais a:
O controle de tensão em sistemas de distribuição de energia é de grande importância, tendo em vista a crescente demanda por energia elétrica,associada ao aumento da exigência por padrões mínimos de qualidade. É conside- rada uma medida corretiva para adequação dos níveis de tensão na rede primária a:
As ações na área de conservação de energia podem ter resultados que não realizem o potencial disponível. Esse resultado pode ser fruto da existência de barreiras à implementação dessas ações. Em uma situação hipotética, o engenheiro projetista de uma determinada planta, sendo responsável pela proposição de medidas para conservação de energia, deparou-se com algumas das barreiras mencionadas, descritas a seguir. Na região de localização da planta não havia disponibilidade de equipamentos eficientes a um custo viável. Os juros para o financiamento de equipamentos eficientes eram elevados A substituição sistemática de equipamentos considerando-se apenas o custo de substituição, desprezando a informação dos ciclos de vida. A classificação correta dessas barreiras é, respectivamente:
Em um processo fabril composto de dois estágios, observa-se que a energia térmica liberada pelo primeiro estágio é utilizada no processo do segundo.Um engenheiro, a fim de diminuir o consumo total de energia da fábrica, utiliza essa mesma energia térmica para gerar energia elétrica por meio de um processo de cogeração.Com essa solução,a planta industrial:
A Central Termelétrica a Ciclo Combinado, cujos gases obtidos na combustão transferem calor diretamente à Turbina a Vapor antes de se expandir na Turbina a Gás, caracteriza a configuração de uma Central:
Para um determinado processo térmico, usa-se uma resistência para elevar em 25 o C a temperatura de 20 litros de água em 15 min. O equipamento é alimentado por uma rede monofásica de 100 V (eficazes). Sabe-se que: o calor específico da água é 1 cal/g o C; a densidade da água é 1kg/l; 1 cal ≈4,2 J. O valor aproximado da resistência, em kΩ ,que deverá ser usada para realizar este processo é:
Em uma instalação elétrica de baixa tensão, um dos es- quemas de aterramento permitidos é o TN. Sabe-se que esse esquema possui algumas variações, sendo uma de- las o TN-C,no qual há:
Para os diferentes tipos de motores são concebidos dife- rentes métodos de controle de velocidade, de forma que o uso do(a):