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A figura abaixo representa parte de uma instalação elétrica de um inversor de frequência.

O bloco X trata-se de

Julgue os próximos itens, a respeito de máquinas elétricas.

Devido às suas funcionalidades operacionais para o controle de velocidade, motores de indução com rotor em gaiola de esquilo são amplamente utilizados na indústria. Uma dessas funcionalidades é a opção para a conexão de reostatos no rotor.

A respeito do controle de velocidade em motores CC em

funcionamento à velocidade nominal, julgue os itens a seguir.

Em um motor com excitação em série, o controle de velocidade poderá ser efetuado atuando–se sobre a resistência de reostato conectado em série ao enrolamento da armadura do motor.

A respeito do controle de velocidade em motores CC em

funcionamento à velocidade nominal, julgue os itens a seguir.

Havendo um aumento da tensão da armadura aplicada aos terminais de um motor com excitação independente, deverá ocorrer aumento da velocidade no eixo do rotor do motor, desde que mantidas as demais grandezas de controle de velocidade constantes.

O emprego de inversores de frequência no acionamento de máquinas assíncronas tem se tornado cada vez mais comum, em vista da redução progressiva de custos na produção de dispositivos semicondutores e dos avanços tecnológicos nos circuitos de comando. Com relação aos inversores aplicados em acionamentos de motores de indução e suas estratégias de chaveamento, o(a):

Um método de frenagem utilizado em motores de indução é o da frenagem por inversão da sequência de fase. Nesse método é feita a troca de duas fases que alimentam o mo- tor, de modo que o novo torque desenvolvido atue na frenagem. Considere um motor de indução trifásico de 6 polos, ope- rando na frequência industrial de 60 Hz e que será freado utilizando o método de inversão da sequência de fase.As perdas do acoplamento entre a carga e o motor, as perdas rotacionais e as perdas por efeito Joule são desprezíveis.No momento em que a frenagem é acionada,a velocidade passa a ser de 800 rpm e a carga solicita ao motor, na velocidade de frenagem, uma potência de 10 kW. Nessas condições, a potência de escorregamento, em kW, é, aproximadamente,

Para os diferentes tipos de motores são concebidos dife- rentes métodos de controle de velocidade, de forma que o uso do(a):

A figura acima apresenta um gráfico que relaciona o conjugado e a velocidade no acionamento de um motor. Nele são apresentadas duas curvas.: a curva CR, caracterizando o conjugado da carga mecânica ligada ao motor e a curva CM, como sendo o conjugado disponível no motor. Analisando o gráfico, conclui-se que se trata de um acionamento;

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