Uma mola, sem massa, de constante k = 5.000 N/m é comprimida a partir do repouso por uma distância x = 2,0 cm.
O trabalho, em J, realizado sobre a mola, durante a compressão, é
Uma haste de comprimento L = 1,5 m e massa M’ = 10 kg sustenta um bloco de massa M = 5,0 kg, como mostra a figura.

O momento fletor, em N.m, e a força cortante, em N, no ponto A, de contato com a parede, são, respectivamente,
Dado: aceleração da gravidade g = 10 m/s2
Uma viga rígida de massa 24,0 kg está equilibrada horizontalmente com a ajuda de cabos de tal modo que o ângulo θ entre o cabo A e a haste é de 60º, como mostra a figura. O bloco B de massa 5,0 kg está preso à extremidade dessa viga.

A tração TA, em newtons, é
A emissão de calor por radiação segue a Lei de Stephan-Boltzmann e é da forma P = ε × A × σ ×T4, onde e é emissividade do corpo, s, a constante de Stephan-Boltzmann, e A a área do corpo emissor. A figura apresenta um gráfico da potência P, emitida por radiação, em função da temperatura para um dado corpo.

A área do corpo emissor, em m2, é
Diversos fatores numa bacia sedimentar são essenciais para a ocorrência de uma acumulação de petróleo. Dentre esses, há os tipos de rochas matrizes, sedimentares e capeadoras, bem como a presença de armadilhas.
As armadilhas se classificam em
Os mecanismos biológicos de degradação dos resíduos sólidos urbanos em um aterro sanitário são predominantemente aeróbio e anaeróbio, os quais estão condicionados à disponibilidade de oxigênio gasoso nas camadas dos resíduos. Nesse sentido, a decomposição anaeróbia é uma forma conhecida de tratamento da parte orgânica dos resíduos sólidos urbanos que ocorre em fases ou estágios sucessivos, culminando com a formação dos produtos finais.
A respeito das fases ou estágios do processo de decomposição anaeróbia de resíduos sólidos urbanos, considere as afirmações abaixo.
I - A acetogênese ocorre na terceira fase do processo de decomposição anaeróbica de resíduos sólidos urbanos.
II - A acidogênese ocorre na segunda fase do processo de decomposição anaeróbica de resíduos sólidos urbanos.
III - A hidrólise ocorre na primeira fase do processo de decomposição anaeróbica de resíduos sólidos urbanos.
É correto APENAS o que se afirma em
O órgão de controle ambiental realizou ensaios de qualidade da água em 3 (três) corpos hídricos, de diferentes classes de enquadramento, que apresentaram os seguintes valores:

Em relação aos valores apresentados na tabela, aos parâmetros de qualidade dos corpos dágua superficiais e aos seus limites preconizados pela Resolução Conama 357/2005, tem-se que
A Resolução Conama nº 269/2000 e seu anexo, que regulamenta o uso de dispersantes químicos em derrames de óleo no mar, estabelece que
A massa de poluentes lançados continuamente na atmosfera por uma chaminé forma uma pluma cujo modo de dispersão lhe dá nome e é responsável por diferentes efeitos nos índices de poluição.
Sobre as diferentes formas das plumas e as circunstâncias em que elas ocorrem, a pluma do tipo
A identificação das fontes potenciais de incidentes de poluição por óleo e a apresentação das hipóteses acidentais específicas são informações importantes que devem estar contidas no Plano de Emergência Individual de uma instalação. Ainda, analisando-se as hipóteses acidentais, torna-se importante o conhecimento do volume do derramamento correspondente à descarga de pior caso (Vpc). Nesse contexto, para o caso de acidentes com dutos, considerem-se as seguintes variáveis:
T1 = tempo estimado para detecção do derramamento;
T2 = tempo estimado entre a detecção do derramamento e a interrupção da operação de transferência;
Q1 = vazão máxima de operação do duto;
V1 = volume remanescente na seção do duto, após a interrupção da operação de transferência.
Com base no apresentado, segundo a Resolução Conama nº 398, de 11 de junho de 2008, o volume do derramamento correspondente à descarga de pior caso (Vpc), na ocorrência de acidentes com dutos, será dado por qual expressão ?
Os impactos ambientais podem ser classificados qualitativamente segundo alguns critérios, dentre os quais, valor, ordem, espaço, tempo, dinâmica e plástica.
Sobre esse assunto, quanto à ordem, um impacto ambiental é classificado como direto quando
Na natureza, em algumas situações, ocorre um fenômeno de um aumento na concentração de determinados elementos e compostos químicos à medida que se avança na cadeia alimentar, em função da assimilação desses compostos na síntese dos tecidos ou gorduras. Isso ocorre porque é necessário um grande número de elementos de um nível trófico para alimentar indivíduos de um nível trófico superior e também porque os poluentes são de difícil degradação e lipossolúveis, fato que impede a eliminação através da urina.
Esse fenômeno é conhecido por
O ciclo hidrológico é um sistema de troca contínua de água na hidrosfera, entre a atmosfera, a água do solo, as águas superficiais, as subterrâneas e as das plantas e animais. Tal ciclo compreende, entre outros, a evapotranspiração, a precipitação, a interceptação e os escoamentos.
Sabendo que o calor latente de vaporização da água é de 2.200 J/g e que 1 grama de TNT libera 4,2 kJ de energia, a quantidade de energia liberada em uma precipitação de 10 mm sobre uma área de 15 km por 70 km é equivalente a quantas toneladas de TNT?
Dado: 1g = 1l
Os métodos de valoração econômica do meio ambiente podem ser divididos em três grupos: aqueles com base nos preços de mercados reais, os com base em mercados substitutos e os que utilizam preços de mercados hipotéticos.
O método que procura quantificar a relação entre a poluição e algum efeito mensurável, aplicando uma medida de valor econômico para o efeito baseada em preços de mercados reais e que, por isso, é mais utilizado na avaliação da degradação da água, do ar e do solo é o método
A operação de usinas termelétricas gera efluentes aéreos constituídos por gases e materiais particulados, capazes de afetar a atmosfera de forma física e/ou química.
Na emissão desses efluentes aéreos das usinas termelétricas, os(as)