Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 81352 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

Uma empresa possui uma frota de 20 veículos. O número de veículos, para cada intervalo de idade (em anos) da frota, é mostrado na tabela.



Verifica-se, assim, que a idade média da frota da empresa, em anos, equivale a

Uma empresa financiada pelo patrimônio líquido de R$ 800.000 e com dívidas de R$ 200.000 tem a remuneração de 20% requerida pelos acionistas e Custo Médio Ponderado de Capital (Weighted Average Cost Of Capital – do inglês WACC) de 18%.

O custo da dívida é de

Uma empresa que trabalha com um rigoroso controle da qualidade de seus processos de produção utiliza uma máquina que produz peças usinadas, cujas especificações, em milímetros, são 15 ± 0,12. Sabe-se que as especificações desse processo utilizam seis desvios padrões (6σ), produzindo peças com desvio padrão de 0,02 milímetros.

Conclui-se que o índice de capacidade (Cp) desse processo está compreendido entre

Sistemas de planejamento de necessidades de materiais (MRP) normalmente exigem certos registros de dados. Algumas informações são necessárias para o processo de cálculo do MRP, que tem como um de seus resultados a(o)

Considere as afirmações abaixo sobre o arranjo físico por processo.

I - Esse arranjo é bastante adequado à manufatura de produtos com alto grau de padronização, produzidos em grandes quantidades e de forma contínua.

II - Esse arranjo é adequado à produção de um conjunto variado de produtos.

III - Esse arranjo possui como marca principal a baixa produção, com produtos de características únicas e com baixo grau de padronização.

É correto o que se afirma em

Com a competição cada vez maior entre as organizações e a necessidade de informações rápidas para auxiliar no processo de tomada de decisão, surgiu o Sistema de Apoio à Decisão. No Modelo de Simon, as decisões são diferenciadas em programadas e não programadas.

As decisões programadas possuem as seguintes características:

Existem três classes de modelos decisórios em relação à natureza: decisões com certeza, decisões com risco e decisões com incerteza.
Para decisões com incerteza, o método mais conservador de tomar decisões, que avalia cada decisão pelo mínimo retorno possível associado a ela, é o critério

Usando um dinamômetro, verifica-se que um corpo de densidade dC e de volume V = 1,0 litro possui um peso que é o triplo do “peso aparente” quando completamente mergulhado em um líquido de densidade dL.

Qual é a razão dC/dL?

Aplica-se uma tensão de 0,1 GPa a uma barra metálica de 5,0 m de comprimento. Considere os módulos de Young e de cisalhamento iguais a 200,0 GPa e 80,0 GPa, respectivamente.

A variação de comprimento da barra, em mm, é

A soma dos 11 primeiros termos de ordem par de uma progressão aritmética vale 209.

A soma dos 23 primeiros termos dessa progressão vale

Uma barra de cobre de 10,0 cm e seção reta de 1,0 cm2 é colocada em uma de suas extremidades, aquecida à temperatura de 100,0 ºC, enquanto a outra extremidade encontra-se à temperatura de 20,0 ºC.

A taxa de transferência de calor, em watts, de uma extremidade à outra da barra é

Um dos procedimentos experimentais para se obter sódio metálico é a eletrólise do cloreto de sódio fundido (eletrólise ígnea) em uma cuba eletrolítica.

Considerando que a quantidade de eletricidade (carga) de 1 mol de elétrons é igual a 96.500 C, qual o tempo, em s, necessário para se obter 9,2 g de sódio, por esse processo, utilizando uma corrente constante e igual a 10 A?

Para perfuração de poços, utilizam-se sondas de perfuração. Para auxiliar nessa tarefa, utilizam-se fluidos de perfuração, conhecidos como lamas. Os principais tipos de lamas são à base de água, óleo e/ou ar.

Tais fluidos (lamas) servem para

Existe uma variedade de processos ou tecnologias de tratamento e disposição de resíduos sólidos, cada qual apresentando vantagens e desvantagens que os tornam atrativos ou não para determinado uso.

A respeito dos processos ou tecnologias de tratamento e disposição de resíduos sólidos, tem-se que

O Sistema de Abastecimento de Água da figura foi projetado inicialmente para funcionar 24 h por dia, de forma a atender, no horizonte inicial de projeto, uma população de 20.000 habitantes, com consumo per capita de 200 L/hab/dia. Considere-se que o coeficiente do dia de maior consumo K1 é 1,1 e que o coeficiente da hora de maior consumo K2 é 1,4. Para essa primeira etapa, utilizou-se um sistema de filtros lentos com taxa de filtração de 5 m3/(m2/dia).



Com o crescimento da população, a administração local resolveu transformar a área inicial de filtros lentos em unidades de filtração rápida, com a taxa de filtração recomendada de 150 m3/(m2/dia), a fim de atender a nova demanda. Os hábitos de consumo da população mudaram passando a apresentar um consumo per capita de 500 L/hab/dia, com coeficiente do dia de maior consumo K1 de 1,2 e coeficiente da hora de maior consumo K2 de 1,5.

Que população, em número de habitantes, será atendida pela estação de tratamento de água nesse novo horizonte de projeto?

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282