É um recurso nativo da configuração de página no Word
Texto CB1A1-I
Gigantes das tecnologias digitais, como Apple, Google e Meta, além de bancos, seguradoras, agências de turismo e outras organizações, estão decididas a levar de volta sua força de trabalho para os ambientes convencionais de trabalho presencial. Há muitos sinais de reocupação dos escritórios e limitação do trabalho remoto a apenas um dia da semana no chamado sistema híbrido.
Vários fatores explicam essa reversão. Em primeiro lugar, estão sendo reconsiderados os ganhos de produtividade do trabalho remoto encontrados nas primeiras avaliações. Com base em uma metodologia mais robusta, estudos recentes estão revelando que aqueles ganhos eram ilusórios. Quando se analisa com cuidado a relação entre a produção por hora trabalhada remotamente e a qualidade do trabalho realizado, os resultados decepcionam.
Em segundo lugar, está ficando cada vez mais claro que o trabalho remoto, realizado de forma isolada e sem interação social, empobrece o capital humano das empresas pela falta do feedback imediato e repetido que ocorre nas relações presenciais. Depreciar o seu capital humano é o último desejo das empresas, que, em vista das transformações tecnológicas, precisam de pessoas que pensem bem e rápido para propor inovações no trabalho e que se ajustem rapidamente aos desafios crescentes dos negócios modernos.
Em terceiro lugar, pesquisas recentes têm mostrado que a falta do contato face a face de forma continuada é um sério inibidor da criatividade. As teleconferências por meio de plataformas virtuais não geram as boas ideias que, normalmente, emergem nas reuniões presenciais, em que todos se observam mutuamente e aproveitam o ambiente de interação social para somar, corrigir e inovar.
Finalmente, os pesquisadores descobriram o óbvio, ou seja, que os seres humanos não vivem só de produtividade, mas valorizam momentos felizes e agradáveis, que raramente ocorrem na solidão do trabalho remoto ou nos contatos fortuitos das reuniões virtuais.
José Pastore. A reversão do trabalho remoto.
Internet: (com adaptações).
A respeito das relações de concordância nominal e verbal no texto CB1A1-I, assinale a opção correta.
Julgue o próximo item, relativo a tolerância a falhas e continuidade de operação, implantação e administração de serviços de nuvem e administração e gerenciamento de ambiente de virtualização.
Com a virtualização de máquinas em nuvens IaaS, pode-se fazer a migração de máquinas virtuais enquanto elas ainda são operacionais, utilizando-se técnicas como a migração de
memória com pré-cópia, conhecida como migração viva (live migration).
No que concerne a governança de dados e ITIL v4, julgue o item a seguir.
No ITIL v4, a prática gerenciamento de risco visa garantir que a organização entenda e lide com os riscos de forma eficaz, como, por exemplo, no gerenciamento do nível de serviço, em que se deve identificar e gerenciar os riscos que possam afetar os níveis de serviço, bem como relatar esses riscos aos clientes e a outras partes interessadas.
A respeito de infraestrutura como código, Docker e Kubernetes, julgue o item a seguir.
O kube-scheduler é o escalonador do Kubernetes e sua função consiste em controlar o aumento e a diminuição da quantidade de pods de acordo com as configurações de consumo.
Acerca de monitoramento e observabilidade de sistemas de TI, julgue o item subsequente.
O Grafana é capaz de fazer queries em diferentes tipos de data source, transformar os dados obtidos e gerar a visualização em forma de dashboard.
Julgue o item subsequente, acerca de testes de software.
O TDD (test driven development) é um tipo de teste unitário em que a especificação de teste é escrita logo após o código para validar o comportamento desejado.
A respeito de múltiplos fatores de autenticação (MFA), julgue o próximo item.
MFA adaptativa é uma variação de MFA em que se pode considerar o número de tentativas de login ou até a localização geográfica do usuário.
Julgue o próximo item, relativo a bancos de dados.
Um dos objetivos do sharding de arquivos em bancos de dados NoSQL é melhorar o balanceamento de carga entre os nós da aplicação.
Julgue o próximo item, relativo a Kanban e Scrum.
O Kanban é uma ferramenta que prevê o progresso de uma sprint no Scrum.
A área de tecnologia da informação e comunicação (TIC) do Banco Central do Brasil (BCB) necessita disponibilizar determinado aplicativo para transações digitais que o BCB vem desenvolvendo, utilizando contêineres no Kubernetes junto ao seu provedor de nuvem. Existe o requisito de que essa aplicação seja gerida no modo serverless.
Tendo como referência a situação hipotética apresentada, julgue o próximo item, relativo a microsserviços e serverless.
No modelo FaaS (function as a service), os recursos de computação necessários para executar a lógica do aplicativo em resposta às solicitações são executados de forma orientada a eventos em contêineres stateless, totalmente gerenciados pelo provedor de serviços de nuvem.
Julgue o item subsecutivo, relativo a versionamento e automação do ciclo de produção de modelos de aprendizado de máquina em operações de aprendizado de máquina (MLOps).
A automação do ciclo de produção de modelos de aprendizado de máquina percorre diversas etapas, desde a ingestão de dados até a implantação, e inclui atividades como pré-processamento, treinamento de modelos e validação.
Julgue o item seguinte, acerca de DLT (distributed ledger technology).
Uma DLT é uma tecnologia de criptografia de chave assimétrica em que as chaves pública e privada ficam separadas, sendo utilizada para proteger livros-razão em blockchain, em que os dados são armazenados em blocos interligados em uma cadeia.
Em relação aos principais tipos de ataques a aplicações web e a sua prevenção, julgue o seguinte item.
Fuzzing é um tipo de teste de prevenção de ataques que consiste na inserção de poucos dados não aleatórios em uma aplicação web com a expectativa de se obter um código de
erro 500.
No que diz respeito à arquitetura de sistemas web, julgue o item a seguir.
No HTTP/2, são utilizadas conexões persistentes para o atendimento a diversas solicitações em sequência, ao passo que, no HTTP/1, as conexões atendem a várias solicitações simultâneas.