Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 7383 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

A ideia para formação do BRICS iniciou se com a publicação de um artigo por parte do economista americano Jim O'Neill em 2001 que na época era chefe do Goldman Sach. Neste artigo ele citava de acordo com estudos realizados e progressões estimadas, quais países do mundo demonstravam melhores potencias de crescimento e desenvolvimento para serem investidos e cogitou a criação do bloco por parte destes para que se ajudassem mutuamente. A sigla “BRICs" referente ao grupo de países Brasil Rússia, Índia e China, foi criado pelo economista Jim O'Neill, este “s" era apenas para dar sentido de plural, e posteriormente foi agregado o “S" de África do Sul (que do inglês é South Africa).

Sobre o BRICS assinale a alternativa correta:

O Estado do Mato Grosso contava com apenas 38 municípios – quando da divisão do estado em 1977. Esse número salta para 53 no final desta década e, no encerramento de 1980, já são 96 municípios. Atualmente são catalogados 141 municípios. Sobre o crescimento dos municípios que compõem o Estado do Mato Grosso, assinale a alternativa correta:

“Trabalhar a ciência geográfica no ambiente escolar permite desenvolver conceitos de investigação que estão inseridos no ato de planejar. É importante a reflexão sobre o ato de planejar, bem como sobre o resultado disso, pois serve, principalmente, para facilitar os procedimentos metodológicos em sala de aula". (Adaptado).

Fonte: LOPES, J. S. F. Metodologia do Ensino de História e Geografa – professor-pesquisador em educação geográfica. Curitiba: Editora InterSaberes, 2012.

Com relação a esse processo de construção do conhecimento, atribua valores Verdadeiro ( V ) ou Falso ( F ) para as afirmativas a seguir.

( ) Em função do ato de planejar deve haver a idealização das atividades. E para conseguir um resultado no processo avaliativo deve-se trabalhar com as situações que vão surgindo na sala de aula e adaptando-as. Deve-se, ainda, aproveitar para instigar os alunos com a finalidade de conhecimento;

( ) É importante utilizar procedimentos e operações que possibilitem a explicação e interpretação dos fenômenos por meio da experimentação, ou pela observação, mas que deem suporte aos princípios da generalização que sejam suportados por leis ou sirvam de base a comparativos de análises.

( ) No sentido de dar sequência às atividades, deve-se trabalhar com hipóteses, para exercitar a utilização do método científico e a sua aplicabilidade no universo conhecido, trazendo para a pesquisa as particularidades do ambiente dos alunos.

( ) Quando surgirem novas realidades e questionamentos, deve-se trabalha-los dentro do que já existe quanto metodologia científica para a formulação de conceitos e organização de ideias, postulados e questionamentos.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

Leia atentamente o trecho a seguir:

“Nosso período regular de trabalho ia das cinco da manhã até as nove ou dez da noite. No sábado, até as onze, às vezes meia-noite, e então éramos mandados para a limpeza das máquinas no domingo. Não havia tempo disponível para o café da manhã e não se podia sentar para o jantar ou qualquer tempo disponível para o chá da tarde. Nós íamos para o moinho às cinco da manhã e trabalhávamos até as oito ou nove horas quando vinha o nosso café, que consistia de focos de aveia com água, acompanhado de cebolas e bolo de aveia tudo amontoado em duas vasilhas. Acompanhando o bolo de aveia vinha o leite. Bebíamos e comíamos com as mãos e depois voltávamos para o trabalho sem que pudéssemos nem ao menos nos sentar para a refeição." (Entrevista de John Birley ao Jornal Ashton Chronicle em maio de 1849).

O relato compõe um acervo de testemunhos históricos de trabalhadores ingleses sobre as condições de trabalho a que eram forçados durante o século XIX. Considerando o relato e seu conhecimento sobre o tema analise as afirmações a seguir e assinale a alternativa correta:

I. A importância deste tipo de memória ser veiculada, de relativo fácil acesso, permite que a sociedade atual tenha como referência um dos primeiros momentos da vida do operariado industrial possibilitando reconhecer as batalhas vencidas por eles em busca da melhoria da vida do trabalhador como um processo em andamento.

II. Garantir voz ativa às classes da sociedade com menor acesso a cultura letrada, através de centros culturais e de memórias voltado à essas “minorias", permite o reconhecimento e desenvolvimento da sociedade como um todo, possibilitando maior igualitarismo.

III. O uso desse tipo de documentação é muito proveitoso para o ensino de História no ensino superior dos níveis de graduação e pós-graduação. Contudo, nas escolas de Educação Básica esse tipo de conteúdo se mostra muito avançado para a compreensão dos alunos.

Assinale a alternativa correta:

Muitas pesquisas em Historia do Brasil se debruçam sobre a maneira como a colônia portuguesa se estabeleceu e se transformou no que atualmente é a nação brasileira. Um dos principais debates seria a constituição ou não de um Antigo Regime nos trópicos. Assinale a alternativa correta sobre esta discussão:

Leia atentamente o trecho a seguir:

“Conde da Ponte, do meu Conselho, Governador e Capitão General da Capitania da Bahia, Amigo. Eu, o Príncipe-Regente, vos envio muito saudar, como àquele que amo. Atendendo à representação que fizestes subir à minha Real presença, sobre se achar interrompido e suspenso o comércio desta Capitania, com grave prejuízo de meus vassalos e da minha Real Fazenda, em razão das críticas e públicas circunstâncias da Europa..." ( Abertura dos Portos às Nações Amigas – 1808).

Para muitos dos pesquisadores da História do Brasil, nesse momento inicia-se a independência do Brasil, assinale a alternativa correta a este respeito:

Em 2008 a Lei 11.645 torna obrigatório o ensino de Historia e cultura Indígena no Brasil. Considerando a implementação desta lei podemos dizer que de lá pra cá algumas mudanças ocorreram. Assinale a alternativa correta:

A Guerra da Tríplice Aliança, ficou conhecida por suas graves consequências, principalmente ao Paraguai mas também ao Brasil. A região Centro – Oeste foi uma das mais afetadas, assinale a alternativa correta sobre este evento:

Leia e responda:

“Uma enorme onda de atividades, reflexões e revisões anticoloniais e, em última análise, anti-imperiais tomou conta do edifício maciço do império ocidental, enfrentando-o, para empregar a vívida metáfora de Gramsci, num cerco mútuo. Pela primeira vez, os ocidentais foram compelidos a se encarar não simplesmente como o governo colonial, mas como representantes de uma cultura e mesmo de raças acusadas de crimes — crimes de violência, crimes de eliminação, crimes de consciência." ( Said, Edward W. – “ Cultura e Imperialismo").

O chamado neocolonialismo, que ocorreu nos territórios do Continente Africano e Asiático, produziram consequências e experiências extremas, na maioria das vezes, negativas. Sobre o Imperialismo europeu neste período, assinale a alternativa INCORRETA:

Now, from questions 1 to 5, choose the CORRECT option to fll in the blanks.

“They would _______(2) to transmit that information to a receiver inside (…)”

In the text, the expression “rather than” (l. 27) is closest to the meaning of:

In the text, the word “undesirable” (l. 4) can be correctly replaced by:

During an English lesson, the teacher may use diferent resources such as printed material, flash cards and songs, each of those having distinct purposes. Match the itens and the gaps below according to the focus of the pedagogical tasks described.

1-focus on the listening skills

2-focus on cultural aspects

3-focus on the language

4-focus on the use of the language

5-focus on the textual genre

( ) reading an article from a magazine and answering questions such as who wrote the text, who the author is talking to, what is the main focus of the text, etc.

( ) Doing an activity in which students have to read a letter and correct some grammar mistakes.

( ) Working with diferences and similarities between holidays in Brazil and Australia.

( ) Listening to a song in English and filling a lyrics sheet with gaps according to what they hear.

( ) Asking students questions about their weekend and having them answering in English.

Choose the CORRECT sequence:

Fill in the blanks with the appropriate form of the verbs:

Lucca to his mother: “No, it wasn't me, mom! Barbra did everything! I was at school doing the finals, remember?"

Mother to Barbra: “Lucca _____ it _____ him, Barbra. He _____ you _____ everything and that He ____ at school _____ the finals. Is that true?"

From question 53 to 63, choose the CORRECT answers to fll in the blanks.

What are the ingredients ____ cake?

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282