Warning: implode(): Invalid arguments passed in /application/src/Iesde/SiteBundle/Controller/QuestaoController.php on line 204
Questões de Concurso – Aprova Concursos
Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 24653 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

Avalie se as afirmativas a seguir estão corretas, em sentido estrito, quanto à classificação da receita orçamentária.

I. A Receita Pública excluída do cálculo do resultado primário será classificada como financeira, segundo o critério de identificador do resultado primário.
II. Receitas Correntes aumentam as disponibilidades financeiras do Estado, em geral com efeito positivo sobre o Patrimônio Líquido. De igual modo, as Receitas de Capital também aumentam as disponibilidades financeiras do Estado e provocam efeito sobre o Patrimônio Líquido.
III. São Receitas de Capital as provenientes de recursos financeiros oriundos de constituição de dívidas e da conversão em espécie de bens e direitos, dos recursos recebidos de outras pessoas de direito público ou privado destinados a atender despesas classificáveis em Despesas de Capital e, ainda, o superávit do Orçamento Corrente.

Está correto o que se afirma em

Visando estabelecer critérios objetivos que avaliam a capacidade de pagamento dos governos subnacionais, a Secretaria do Tesouro Nacional desenvolveu a CAPAG.
Sobre esse instrumento, assinale a afirmativa correta.

Com relação aos conceitos de Restos a Pagar e Despesas de Exercícios Anteriores, avalie as afirmativas a seguir.
I. Os Restos a Pagar correspondem a todas as despesas regularmente empenhadas, do exercício atual ou anterior, que não foram pagas até 31 de dezembro do exercício financeiro vigente.
II. Os empenhos referentes a despesas com diárias, ajuda de custo e suprimento de fundos pendentes de pagamento no exercício podem ser inscritos em Restos a Pagar não processados.
III. Os Restos a Pagar que foram cancelados, em situação na qual permanece o direito do credor (prescrição interrompida) em razão de o fornecedor já ter entregue o bem ou serviço, é um tipo de despesa orçamentária que pode ser enquadrada como Despesas de Exercícios Anteriores (DEA).

Está correto o que se afirma em

Considere as duas estruturas a termo de taxa de juros (ETTJs), uma de taxa nominal (R) e uma de taxa real (r) apresentadas na tabela a seguir. Suponha que há prêmio de risco (não vale a Hipótese das Expectativas).



Nesse caso, assinale a afirmativa correta.

O controle do endividamento é um desafio da gestão pública no Brasil.
Visando à consecução da sustentabilidade fiscal, é correto afirmar que

Em relação ao período entre 1998 e início de 1999 (quando ocorreu a maxidesvalorização), não é correto afirmar que

O gráfico a seguir apresenta o comportamento recente da dívida pública do governo federal e dos governos subnacionais (estados e municípios) no Brasil.



Com base no exposto, avalie se as assertivas a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F):

( ) Verifica-se uma tendência comum para o endividamento do setor público, independente da esfera de governo.
( ) A dívida pública do governo federal segue uma tendência estacionária.
( ) Verifica-se o impacto da pandemia na elevação do endividamento dos estados e municípios.

As assertivas são, respectivamente,

São considerados gastos tributários vigentes a partir do conceito adotado pela Receita Federal do Brasil os seguintes itens, à exceção de um. Assinale-o.

Os agregados monetários são uma medida importante no sistema monetário, pois estão relacionados à liquidez na economia.
Nesse caso, os meios de pagamento (M1) apresentam as seguintes características, à exceção de uma. Assinale-a.

Considere a seguinte função de utilidade esperada:

                               

Considere que o agente jogue uma loteria em que w pode assumir valores iguais a 4 e 64, com 50% de chances cada. 
O valor da utilidade esperada e do equivalente de certeza (ou equivalente seguro) são iguais, respectivamente, a

Caso as preferências sejam convexas e os conjuntos de produção sejam também convexos, então, toda alocação eficiente é um equilíbrio geral competitivo para alguma realocação das dotações iniciais e das participações dos consumidores nos lucros das empresas.
A afirmação acima se refere

Considere os seguintes dados de uma economia hipotética:

• Impostos Indiretos = 300
• Impostos Diretos = 500
• Receita de aluguéis dos imóveis da União = 50
• Transferências de Renda às Famílias = 100
• Subsídios Financeiros = 200
• Poupança Pública = 200

Com base nessas informações, a Renda Líquida e os Gastos do governo são, respectivamente,

Visando reduzir a rigidez do orçamento por meio de uma maior 
flexibilização das receitas públicas dos governos subnacionais, o 
Ato das Disposições Constitucionais Transitórias (ADCT) da 
CRFB/88 prevê, em seu Art. 76, que “30% (trinta por cento) da 
arrecadação da União relativa às contribuições sociais, sem 
prejuízo do pagamento das despesas do Regime Geral da 
Previdência Social, às contribuições de intervenção no domínio 
econômico e às taxas, já instituídas ou que vierem a ser criadas até 
a referida data” estarão livres para alocação conforme a estratégia 
da gestão pública.
                                                           (Texto com modificações)
Esse mecanismo é denominado

Sobre a Receita Orçamentária do setor público e suas classificações, analise as afirmativas a seguir.
I. A classificação da receita orçamentária, a exemplo do que 
ocorre na despesa, é de utilização obrigatória por todos os 
entes da Federação.
II. É facultado o desdobramento da classificação da receita 
orçamentária para atendimento das necessidades dos entes 
públicos.
III. Por natureza de receita e indicador de resultado primário são 
exemplos de critérios para classificação da receita 
orçamentária do setor público.
Está coreto o que se afirma em

Quando se identifica na análise das finanças do setor público uma operação de crédito de R$ 100 milhões e a venda dos direitos 
sobre a folha de pagamento e de fornecedores por R$ 80 milhões, tem-se, para classificação das receitas,

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282