O valor secundário refere-se ao uso para outros fins que não aqueles para os quais os documentos foram criados.
O documento, para que tenha valor secundário, deve ser
Com relação à análise e ao desenho de formulários, analise as
afirmativas a seguir.
I. Os dados e as informações devem se transmitidos e recebidos
de uma pessoa para outra ou de um órgão para outro.
II. Os campos são espaços, casas ou boxes desenhados no
formulário, para serem preenchidos com economia de tempo
e trabalho.
III. Uma das funções do formulário é facilitar o processamento
das informações consolidadas.
Assinale:
“Por ocasião da Conferência Internacional Rio/92, (...) o papel central da educação para a ‘construção de um mundo socialmente justo e ecologicamente equilibrado’, o que requer ‘responsabilidade individual e coletiva em níveis local, nacional e planetário’”. (Fonte: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/meioambiente.pdf). De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais, a escola deverá trabalhar com o tema Meio Ambiente contribuindo para que os alunos sejam capazes de
O Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares tem por objetivo fomentar a implantação e o fortalecimento dos Conselhos Escolares para que contribuam para a melhoria da qualidade do ensino ofertado e para garantir a efetiva participação das comunidades escolar e local na gestão das escolas, como prevê a legislação. Sobre as ações de responsabilidade dos Conselhos Escolares, analise as afirmativas a seguir. I.Deliberar sobre as normas internas e o funcionamento da escola. II.Analisar as questões encaminhadas pelos diversos segmentos da escola, propondo sugestões. III.Acompanhar a execução das ações pedagógicas, administrativas e financeiras da escola. Assinale:
Guiomar Namo de Mello (2003), no livro Magistério de 1º grau, apresenta uma discussão acerca do fracasso escolar da criança “carente” e suas razões, concluindo que as razões do fracasso encontram-se divididas em fatores intra e extra-escolares. Na pesquisa que fez com professores, revela que, em média, os docentes apresentam três respostas para explicar o fracasso dos alunos “carentes”: 1) responsabilidade da escola; 2) culpa da vítima; 3) responsabilidade da pobreza e do desinteresse da família. Assinale a alternativa que apresenta apenas causas relacionadas à resposta 2.
“O debate sobre pluralidade cultural e a relevância de se garantir representação das identidades culturais nos diversos campos sociais, incluindo o educacional, tem se intensificado. Ressalta-se, na educação e na formação docente, o papel dos discursos e práticas curriculares na preparação de professores e de futuras gerações nos valores de apreciação da diversidade cultural e de desafio a preconceitos ligados a determinantes de gênero, raça, religião, ‘deficiências’, padrões culturais e outros.” (Canen et al. 2001). Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) contemplam, como eixo transversal, o tema da Pluralidade Cultural, que tem como um dos seus objetivos
Sobre o planejamento participativo, assinale a afirmativa correta.
O planejamento é o processo e a ferramenta de trabalho que objetiva um melhor funcionamento do mecanismo e das awes que se servem dele;
nos espaços onde esta presente, as awes improvisadas perdem lugar e tem-se uma ação mais concreta e direta e, portanto, com maior eficiência
e eficacia. A educação esta inserida cada vez mais nesta dinâmica, visto que não se pode conceber educação sem planejamento. o planejamento em educageio é considerado como
A expressão "agenda setting", cunhada pelos autores McCombs e Shaw, foi tratada como hipótese, inicialmente, para descrever um fenômeno estudado no contexto das campanhas eleitorais. Ampliada para o contexto geral da mídia, ela tem como ideia central o fato de que os meios de comunicação de massa
Com relação à opinião pública, Elisabeth Noelle-Neuman sustenta alguns pressupostos: 1.A sociedade ameaça com o isolamento os indivíduos com opiniões diferentes da maioria; 2.Os indivíduos, por temerem esse isolamento, tendem a avaliar continuamente o clima de opinião; 3.Os resultados dessa avaliação influenciam a expressão pública das opiniões, que quando divergentes da maioria, tendem a ser ocultadas. Essas observações permitiram que a autora elaborasse a
Em Técnicas de Codificação em Jornalismo, Mário Erbolato, classifica as notícias em quatro grupos: 1.Quanto aos elementos que as compõem; 2.Quanto à ocorrência em si; 3.Quanto à oportunidade de publicação; 4.Quanto ao local de ocorrência. Relacione cada um dos grupos às respectivas subdivisões ( ) previsíveis, imprevisíveis e mistas ( ) internacionais, nacionais e locais ( ) sintéticas e analíticas ( ) competitivas e features Assinale a alternativa que mostra a relação correta, de cima para baixo.
O termo infografia é corretamente definido nas afirmativas a seguir, à exceção de um a. Assinale-a.
A imagem é parte da natureza da televisão, mas na TV o texto noticioso também tem lugar garantido, pois
Sobre a comunicação no gerenciamento de crises, analise as afirmativas a seguir. I.Se a organização estiver preparada, souber gerenciar a crise com eficácia e tiver respeito pelos diferentes públicos poderá até sair fortalecida de uma crise. II.A gestão da crise de imagem deve ser feita por uma assessoria jurídica externa, que evitará que as ações da empresa sejam divulgadas para os funcionários que tem contato direto com o público. III.As crises podem gerar uma devastação tangível, como a perda de credibilidade e danos de reputação para uma empresa ou intangível, com mortes e prejuízos financeiros. Assinale:
Suponha que uma firma opere em um contexto de longo prazo, quando todos os insumos são variáveis. Suponha também que a firma tenha uma estimativa da sua curva de custo marginal, a qual não é constante com o nível de produção. Se a firma quiser obter o custo total de se produzir q unidades do produto, ela