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Uma frase anônima mostrava o seguinte: “Arquiteto é um sujeito que pode melhorar o aspecto de uma casa velha falando do preço de uma nova".

Essa frase critica um aspecto da profissão de arquiteto:

“O conceito de escrever bem varia conforme o tempo. Segundo Carlos Drummond de Andrade, escrever bem é cortar palavras e, se observarmos certos contistas modernos, parece que Drummond tem razão: de fato, palavras em excesso são um pecado mortal". (Redação em Construção, p. 20)

O segmento abaixo que mostra o pecado de escrever com um pleonasmo vicioso é:

“Zeca era pequeno, tez baça e magríssimo. Nunca vi ninguém mais magro. Magro assim, só quem está nas últimas. Mas o Zeca era magro assim e tinha um porte, uma vivacidade de rapaz com perfeita saúde. Esse contraste era coisa surpreendente".

Nesse texto, a descrição do personagem Zeca é de base:

O par de frases abaixo que mostra uma relação de causa/efeito é:

A frase abaixo que NÃO mostra a presença de intertextualidade, ou seja, a alusão a um texto conhecido, é:

Observe o gráfico a seguir.

Relacionando a informação do gráfico ao proposto pelo Plano Nacional de Educação (PNE 2014-2024), é correto afirmar que:

Um(a) professor(a) de Educação Física estrutura suas aulas para aluno(a)s da educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental a partir das considerações da psicologia do desenvolvimento e da aprendizagem motora. Levando em conta as características da faixa etária de sua turma, seu intuito central é oferecer experiências motoras para que o(a)s aluno(a)s ampliem seu espectro de conhecimento.

Esse(a) professor(a) está trabalhando com os pressupostos da abordagem:

Um(a) professor(a) avalia o(a)s aluno(a)s a partir da ideia de que não é função da escola ser um “celeiro de talentos". Não abandona a observação do gesto motor, mas também não espera que o(a)s aluno(a)s tenham performances à moda do esporte de alto rendimento.

Esse(a) professor(a) leva em conta o seguinte princípio da Pedagogia da Cultura Corporal:

Em muitas escolas, o(a)s professore(a)s de Educação Física, além de atuar no período escolar (turno), lecionam também no período extraescolar (contraturno), trabalhando nas chamadas escolinhas ou preparando equipes representativas da escola.

Quando atua nos dois espaços, o(a) professor(a) deve preparar aulas:

Jogos podem ser utilizados em aulas destinadas a aluno(a)s das mais diferentes faixas etárias. Tendo em conta o(a)s aluno(a)s da educação infantil e séries iniciais do ensino fundamental, é mais adequado utilizar jogos que:

O(a) professor(a) de Educação Física pode fazer uso de diversas abordagens pedagógicas em seu exercício cotidiano. A abordagem que mais denotadamente sugere que as aulas de Educação Física podem servir a outras disciplinas escolares é a:

Após a aula de Educação Física um(a) aluno(a) sente-se mal, apresentando tontura e sudorese, seguidas de um breve desmaio, com perda momentânea da consciência. Ao prestar socorro, uma das ações imediatas deve ser:

Sobre a Educação de Jovens e Adultos no Brasil, é correto afirmar que:

“André e Pedro são professores de História e estão elaborando o programa curricular das séries para as quais irão lecionar. Enquanto André se dedica a pensar ‘como’ vai ensinar a lista de conteúdos que elencou, Pedro o interrompe a todo momento, propondo que reflitam sobre por que ensinar tal conteúdo e não outro.” Sobre as possíveis concepções acerca do currículo escolar dos dois professores, analise as afirmativas a seguir. I. André se aproxima mais das teorias tradicionais do currículo, buscando formas de transmitir os conteúdos tidos como inquestionáveis. II. Pedro se aproxima mais das teorias críticas e pós-críticas do currículo, que estão preocupadas com as conexões entre saber, identidade e poder. III. André e Pedro traduzem concepção próxima às teorias tradicionais do currículo, preocupando-se com “o quê” ensinar. Está correto somente o que se afirma em:

As situações abaixo contribuem para o quadro de desigualdade apresentado no texto acima, EXCETO:

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