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Com foco nos procedimentos contemplados pelas análises clínicas, os principais tipos de erros associados a suas rotinas são os erros aleatórios e os erros sistemáticos. A seguir estão elencados alguns fatores que promovem erros laboratoriais. Analise-os.
I. Mudança de lote.
II. Armazenagem inadequada.
III. Bolhas nas tubulações.
IV. Temperatura estável.
Causam erros aleatórios apenas os fatores

Qual alternativa contém um fator que provoca um quadro de anemia macrocítica?

Dentro do citoplasma de células bacterianas há vários tipos de depósitos de reserva, conhecidos como inclusões. Os grânulos metacromáticos são inclusões grandes que possuem este nome porque coram-se de vermelho com certos corantes azuis. Coletivamente são conhecidos como volutina. A volutina representa uma reserva de:

“No exame de fezes foi encontrada uma larva filariforme de nematoide. Ao microscópio foi possível ver que seu esôfago media cerca de metade do comprimento da larva, seu corpo era delgado, não possuía bainha e a ponta da cauda era entalhada.” Provavelmente trata-se da larva:

“Possui um ciclo de vida que, em um determinado momento, pode ser descrito assim: seus ovos são eliminados com as fezes do paciente. Eles eclodem na água, libertando um miracídio que nada até encontrar o seu hospedeiro. No interior do hospedeiro, cada miracídio transforma-se em esporocisto.” Trata-se do parasito de qual doença?

Um processo direcional na vida

Quer falemos de uma flor ou de um carvalho, de uma minhoca ou de um belo pássaro, de uma maçã ou de uma

pessoa, creio que estaremos certos ao reconhecermos que a vida é um processo ativo, e não passivo. Pouco importa

que o estímulo venha de dentro ou de fora, pouco importa que o ambiente seja favorável ou desfavorável. Em qualquer

uma dessas condições, os comportamentos de um organismo estarão voltados para a sua manutenção, seu crescimento

e sua reprodução. Essa é a própria natureza do processo a que chamamos vida. Esta tendência está em ação em todas

as ocasiões. Na verdade, somente a presença ou ausência desse processo direcional total permite-nos dizer se um dado

organismo está vivo ou morto.

A tendência realizadora pode, evidentemente, ser frustrada ou desvirtuada, mas não pode ser destruída sem que

se destrua também o organismo. Lembro-me de um episódio da minha meninice, que ilustra essa tendência. A caixa em

que armazenávamos nosso suprimento de batatas para o inverno era guardada no porão, vários pés abaixo de uma

pequena janela. As condições eram desfavoráveis, mas as batatas começavam a germinar – eram brotos pálidos e

brancos, tão diferentes dos rebentos verdes e sadios que as batatas produziam quando plantadas na terra, durante a

primavera. Mas esses brotos tristes e esguios cresceram dois ou três pés em busca da luz distante da janela. Em seu

crescimento bizarro e vão, esses brotos eram uma expressão desesperada da tendência direcional de que estou falando.

Nunca seriam plantas, nunca amadureceriam, nunca realizariam seu verdadeiro potencial. Mas sob as mais adversas

circunstâncias, estavam tentando ser uma planta.

A vida não entregaria os pontos, mesmo que não pudesse florescer. Ao lidar com clientes cujas vidas foram

terrivelmente desvirtuadas, ao trabalhar com homens e mulheres nas salas de fundo dos hospitais do Estado, sempre

penso nesses brotos de batatas. As condições em que se desenvolveram essas pessoas têm sido tão desfavoráveis que

suas vidas quase sempre parecem anormais, distorcidas, pouco humanas. E, no entanto, pode-se confiar que a

tendência realizadora está presente nessas pessoas. A chave para entender seu comportamento é a luta em que se

empenham para crescer e ser, utilizando-se dos recursos que acreditam ser os disponíveis. Para as pessoas saudáveis, os

resultados podem parecer bizarros e inúteis, mas são uma tentativa desesperada da vida para existir. Esta tendência

construtiva e poderosa é o alicerce da abordagem centrada na pessoa.

(Carl Rogers. Um jeito de ser. São Paulo: E.P.U., 1983.)

De acordo com o autor, “a vida é um processo ativo, e não passivo” (1º§) uma vez que

Um importante benefício que o servidor público da Prefeitura de Cascavel pode obter é a licença-prêmio que se torna um direito quando o servidor permanecer, exclusivamente no Município de Cascavel, em exercício durante 05 (cinco) anos ininterruptos, sem durante cada período aquisitivo da licença-prêmio, faltar sucessiva ou alternadamente, 20 (vinte) dias ou mais ao serviço; sofrer qualquer penalidade administrativa prevista nesta Lei e ter gozado licença para tratamento de saúde, por prazo superior a 180 (cento e oitenta) dias, consecutivos ou não; para tratar de interesses particulares, por prazo superior a 30 (trinta) dias; ou por motivo de afastamento do cônjuge, quando funcionário ou militar, por mais de 90 (noventa) dias, consecutivos ou não. Ao adquirir direito à licença-prêmio, o servidor terá

O coeficiente de mortalidade geral é um indicador de saúde global; apresenta um panorama básico sobre a mortalidade local, porém NÃO revela:

Quanto ao direito à saúde, nos termos traçados na Constituição Federal, ao Sistema Único de Saúde compete, EXCETO:

O exercício das profissões de auxiliar de saúde bucal e de técnico em saúde bucal no Brasil é regido pela Lei nº 11.889/2008. Em relação a essa Lei, assinale a alternativa INCORRETA.

“Os artigos _______________ são materiais utilizados em procedimentos de alto risco para desenvolvimento de infecções ou que penetram em tecido conjuntivo ou ósseo (áreas corporais desprovidas de flora própri(A). Requerem esterilização para uso.” Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior.

A primeira dentição que um indivíduo possui é a decídua. Nesse sentido, assinale a afirmativa INCORRETA.

“Durante o atendimento de um paciente de 09 anos, o cirurgião-dentista percebeu que havia alguns dentes com sulcos e fissuras profundos, porém, sem cárie. O profissional decidiu então utilizar um material com as seguintes características: é adesivo, fotopolimerizável, é um revestimento claro e cobre a superfície do dente impedindo que bactérias e partículas de alimento se fixem nesta região.” Qual material é esse?

Leia o trecho a seguir extraído dos Parâmetros Curriculares de Língua Portuguesa: “A leitura é o processo no qual o leitor realiza um trabalho ativo de compreensão e interpretação do texto, a partir de seus objetivos, de seu conhecimento sobre o assunto, sobre o autor, de tudo que sabe sobre a linguagem etc. Não se trata de extrair informação, decodificando letra por letra, palavra por palavra. Trata-se uma atividade que implica estratégias de seleção, antecipação, inferência e verificação, sem as quais não é possível proficiência. É o uso desses procedimentos que possibilita controlar o que vai sendo lido, permitindo tomar decisões diante de dificuldades de compreensão, avançar na busca de esclarecimento, validar no texto suposições feitas.”
(In: Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos de ensino fundamental: língua portuguesa/Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1998, pp. 69-70)
Considerando a entrevista da escritora Ana Maria Machado, pode-se afirmar que suas ideias estão em consonância com tal trecho especialmente no que se refere ao conteúdo de:

Observe atentamente as imagens.


As imagens referem-se a momentos cruciais que antecederam a implantação da Ditadura Militar no Brasil e

representaram respectivamente:

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