The English writer and social critic Charles Dickens (1812-
1870) is generally regarded as the best novelist of his time
– some critics consider him the greatest novelist of all time.
Therefore, choose the alternative that lists two of his
works.
Tomando como base el análisis del texto, es incorrecto afirmar que
Observe las oraciones abajo y marca la alternativa que
muestra la secuencia numérica que llena los parêntesis
adecuadamente, de arriba abajo.
1- Era _______ casa envidiable.
2- Admiro _______ a mi perro.
3- Quiero tener apenas _______ coche.
4- ¿Perros? Tenía sólo ________.
5- Su novia es _______ bonita.
( ) uno
( ) muy
( ) una
( ) mucho
( ) un
Acerca de la reacción de la crítica literaria respecto a la obra de Amado, dice el autor que aquella
Acerca del texto, es correcto afirmar que
Leer las oraciones abajo y marca la alternativa que
completa correctamente y respectivamente los espacios
en blanco con los pronombres relativos correspondientes.
I. Las mujeres com ____________ hablamos sueco
tienen muy mal genio.
II. La película de la ____________ hablaron es
verdaderamente aburrida.
III. En el hotel Oriente, en el ____________ parece ser
que durmió Picasso, es confortable.
IV. Las chicas ___________ tienen novios en Francia
rompieron a cantar.
Wittgenstein afirma, em seu Tractatus LogicoPhilosophicus, que a Filosofia não é nenhuma das ciências da Natureza. O objetivo da Filosofia é a clarificação lógica do pensamento. A Filosofia não é uma doutrina, mas uma atividade. O resultado da Filosofia não é um número de proposições filosóficas, mas o fato de que as proposições são esclarecidas. A Filosofia tem por fim tornar claros e delimitar rigorosamente os pensamentos. Esse modo de pensar indica que filosofar é um processo, uma ação e exige o que se convencionou chamar de Atitudes Filosóficas. Com base nisso, assinale a alternativa que apresenta o conjunto que melhor reflete essas atitudes.
Plutarco, filósofo grego, cunhou a expressão “sincretismo”
para indicar a união dos habitantes da ilha de Creta contra
um inimigo comum ou um mal maior, mas a expressão,
com o passar do tempo, acabou por significar um
fenômeno típico na história das religiões para indicar a
osmose de ritos, tradições não homogêneas e crenças até
formar um conjunto de formas religiosas. Desse modo,
acerca das características do sincretismo religioso,
marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida,
assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) Fenômeno típico da fenomenologia histórica da
religião, devido a motivos de ordem antropológicocultural.
( ) A dinâmica do intercâmbio de tradições, cultos e
nomes de divindades converte-se em um
reconhecimento mútuo e na manutenção de
determinados elementos originalmente
independentes.
( ) No âmbito filosófico, o sincretismo é a expressão, na
Antiguidade, dos limites fluidos entre a religião e a
Filosofia e dos vínculos entre a Filosofia e o mito.
( ) Fusão de elementos culturais diferentes, ou até
antagônicos, em um só elemento, continuando
perceptíveis alguns sinais originários.
( ) O sincretismo religioso é como um transbordamento
de sistemas doutrinais heterogêneos. Veja-se o
intento do gnosticismo de fundir o cristianismo com
as Filosofias helenistas ou, como ocorreu nos
primeiros séculos do cristianismo, nos quais
brotavam doutrinas orientais, Filosofia grega e
superstições pagãs no jardim da espiritualidade
cristã.
Segundo o Dicionário de Política, o termo Legitimidade possui dois significados: um genérico e um específico e é na linguagem política que aparece o significado específico. Nesse contexto, o Estado é o ente a que mais se refere o conceito de Legitimidade. Em um primeiro enfoque aproximado, pode-se definir Legitimidade como sendo um atributo do Estado, que consiste na presença, em uma parcela significativa da população, de um grau de consenso capaz de assegurar a obediência sem a necessidade de recorrer ao uso da força, a não ser em casos esporádicos. É por essa razão que todo poder busca alcançar consenso, de maneira que seja reconhecido como legítimo, transformando a obediência em adesão. A crença na Legitimidade é, pois, o elemento integrador na relação de poder que se verifica no âmbito do Estado. Encarando o Estado sob o enfoque sociológico e não jurídico, constata-se que o processo de legitimação não tem como ponto de referência o Estado no seu conjunto, e sim nos seus diversos aspectos. Sendo assim, assinale a alternativa que apresenta um aspecto que não condiz com esta definição.
Em “A Microfísica do Poder”, mais especificamente no
capítulo Sobre a Prisão (uma entrevista concedida à
Magazine Littéraire), Foucault faz uma retomada aos
séculos XVIII e XIX e aí enfatiza a repressão e a prisão
fazendo uma analogia com seu tempo contemporâneo.
Para Foucault, a prisão esteve, desde sua origem, ligada a
um projeto de transformação dos indivíduos.
Habitualmente, acredita-se que a prisão era uma espécie
de depósito de criminosos, depósito cujos inconvenientes
se teriam constatado por seu funcionamento, de tal forma
que se teria dito ser necessário reformar as prisões, fazer
delas um instrumento de transformação dos indivíduos.
Com base nas ideias do autor, marque V para verdadeiro
ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que
apresenta a sequência correta.
( ) Esse ponto de vista de Foucault acaba com o
preconceito contemporâneo de que a prisão sempre
serviu para encarcerar os delinquentes e mantê-los
à margem das “estruturas éticas” da sociedade.
( ) Foucault refuta a ideologia do “depósito de presos” e
diz que “os textos, os programas, as declarações de
intenção estão aí para mostrar” que em algum
momento a prisão teve “um instrumento tão
aperfeiçoado quanto a escola, a caserna ou o
hospital” para transformar os delinquentes.
( ) Pode-se depreender que Foucault acredita que, ao
invés de transformar o indivíduo num ser digno
perante a sociedade, passou a transformá-lo em
indivíduo execrável e temido. Além disso, esse
processo de “educação” transformou-se numa
fábrica de novos criminosos.
( ) O trabalho penal ou prisional deveria preparar o
indivíduo, o delinquente, para um trabalho que o
tornasse digno de ser humano, que não o deixasse à
margem da sociedade, como um “eterno marginal”,
quando saísse da prisão. Contudo, esse exercício,
dentro da prisão, sem objetivo, sem um referencial
externo, não obtém êxito, não incute no individuo
uma forma ideal de trabalhador.
( ) Para Foucault, o trabalho penal é o mero
aprendizado deste ou daquele ofício. O aprendizado
da própria virtude pelo trabalho nunca interessou ao
sistema penal.
Com base no texto, assinale a alternativa que apresenta uma proposta que pode ser considerada uma solução para essa contradição.
No Livro “É proibido Proibir – Sartre” de Fernando José de Almeida, lê-se: É bom explicar o que é “existir” num sentido filosófico. O existir tem sua origem etimológica na palavra latina “ex-sistere”, que quer dizer “estar em pé, fora de”. Isto é, poder observar o próprio ser como se estivesse fora dele. Assim, pode-se afirmar que só o homem existe, porque somente ele é capaz de distanciarse de si mesmo e de seus atos para examiná-los, criticá- los ou valorizá-los. Desse modo, a partir deste texto, é correto afirmar que
Sobre a questão da formação da sociologia enquanto
ciência, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em
seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência
correta.
( ) Segundo Max Weber, aproximando-se de noções
metodológicas de Rickert, o cientista social precisa
lançar mão de critérios para seleção e delimitação
de seu objeto de estudo, visto que não pode abordá-
lo em sua totalidade.
( ) A análise objetiva weberiana visa à reprodução do
mundo em sua totalidade.
( ) A concepção weberiana de análise axiológica não se
desvincula de aspectos da explicação histórica
usual.
Marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida,
assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) As intenções, sob a perspectiva subjetiva, não são
relevantes para a análise da violência enquanto
categoria das ciências sociais.
( ) Alguns sociólogos acreditam que cabe à sociologia
da violência mostrar que a fragmentação do espaço
público se relaciona com a ampliação da violência.
( ) Desde o advento das sociedades modernas, a
coerção física por parte do Estado tem sido
substituída por outras formas, de caráter simbólico,
de controle.