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The English writer and social critic Charles Dickens (1812- 1870) is generally regarded as the best novelist of his time – some critics consider him the greatest novelist of all time.
Therefore, choose the alternative that lists two of his works.

Tomando como base el análisis del texto, es incorrecto afirmar que

La expresión apuran el paso (línea 7) quiere decir lo mismo que

Observe las oraciones abajo y marca la alternativa que muestra la secuencia numérica que llena los parêntesis adecuadamente, de arriba abajo.
1- Era _______ casa envidiable.
2- Admiro _______ a mi perro.
3- Quiero tener apenas _______ coche.
4- ¿Perros? Tenía sólo ________.
5- Su novia es _______ bonita.
( ) uno
( ) muy
( ) una
( ) mucho
( ) un

Acerca de la reacción de la crítica literaria respecto a la obra de Amado, dice el autor que aquella

Acerca del texto, es correcto afirmar que

Leer las oraciones abajo y marca la alternativa que completa correctamente y respectivamente los espacios en blanco con los pronombres relativos correspondientes.
I. Las mujeres com ____________ hablamos sueco tienen muy mal genio.
II. La película de la ____________ hablaron es verdaderamente aburrida.
III. En el hotel Oriente, en el ____________ parece ser que durmió Picasso, es confortable.
IV. Las chicas ___________ tienen novios en Francia rompieron a cantar.

Wittgenstein afirma, em seu Tractatus LogicoPhilosophicus, que a Filosofia não é nenhuma das ciências da Natureza. O objetivo da Filosofia é a clarificação lógica do pensamento. A Filosofia não é uma doutrina, mas uma atividade. O resultado da Filosofia não é um número de proposições filosóficas, mas o fato de que as proposições são esclarecidas. A Filosofia tem por fim tornar claros e delimitar rigorosamente os pensamentos. Esse modo de pensar indica que filosofar é um processo, uma ação e exige o que se convencionou chamar de Atitudes Filosóficas. Com base nisso, assinale a alternativa que apresenta o conjunto que melhor reflete essas atitudes.

Plutarco, filósofo grego, cunhou a expressão “sincretismo” para indicar a união dos habitantes da ilha de Creta contra um inimigo comum ou um mal maior, mas a expressão, com o passar do tempo, acabou por significar um fenômeno típico na história das religiões para indicar a osmose de ritos, tradições não homogêneas e crenças até formar um conjunto de formas religiosas. Desse modo, acerca das características do sincretismo religioso, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) Fenômeno típico da fenomenologia histórica da religião, devido a motivos de ordem antropológicocultural.
( ) A dinâmica do intercâmbio de tradições, cultos e nomes de divindades converte-se em um reconhecimento mútuo e na manutenção de determinados elementos originalmente independentes.
( ) No âmbito filosófico, o sincretismo é a expressão, na Antiguidade, dos limites fluidos entre a religião e a Filosofia e dos vínculos entre a Filosofia e o mito.
( ) Fusão de elementos culturais diferentes, ou até antagônicos, em um só elemento, continuando perceptíveis alguns sinais originários.
( ) O sincretismo religioso é como um transbordamento de sistemas doutrinais heterogêneos. Veja-se o intento do gnosticismo de fundir o cristianismo com as Filosofias helenistas ou, como ocorreu nos primeiros séculos do cristianismo, nos quais brotavam doutrinas orientais, Filosofia grega e superstições pagãs no jardim da espiritualidade cristã.

Segundo o Dicionário de Política, o termo Legitimidade possui dois significados: um genérico e um específico e é na linguagem política que aparece o significado específico. Nesse contexto, o Estado é o ente a que mais se refere o conceito de Legitimidade. Em um primeiro enfoque aproximado, pode-se definir Legitimidade como sendo um atributo do Estado, que consiste na presença, em uma parcela significativa da população, de um grau de consenso capaz de assegurar a obediência sem a necessidade de recorrer ao uso da força, a não ser em casos esporádicos. É por essa razão que todo poder busca alcançar consenso, de maneira que seja reconhecido como legítimo, transformando a obediência em adesão. A crença na Legitimidade é, pois, o elemento integrador na relação de poder que se verifica no âmbito do Estado. Encarando o Estado sob o enfoque sociológico e não jurídico, constata-se que o processo de legitimação não tem como ponto de referência o Estado no seu conjunto, e sim nos seus diversos aspectos. Sendo assim, assinale a alternativa que apresenta um aspecto que não condiz com esta definição.

Em “A Microfísica do Poder”, mais especificamente no capítulo Sobre a Prisão (uma entrevista concedida à Magazine Littéraire), Foucault faz uma retomada aos séculos XVIII e XIX e aí enfatiza a repressão e a prisão fazendo uma analogia com seu tempo contemporâneo.
Para Foucault, a prisão esteve, desde sua origem, ligada a um projeto de transformação dos indivíduos.
Habitualmente, acredita-se que a prisão era uma espécie de depósito de criminosos, depósito cujos inconvenientes se teriam constatado por seu funcionamento, de tal forma que se teria dito ser necessário reformar as prisões, fazer delas um instrumento de transformação dos indivíduos. Com base nas ideias do autor, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) Esse ponto de vista de Foucault acaba com o preconceito contemporâneo de que a prisão sempre serviu para encarcerar os delinquentes e mantê-los à margem das “estruturas éticas” da sociedade.
( ) Foucault refuta a ideologia do “depósito de presos” e diz que “os textos, os programas, as declarações de intenção estão aí para mostrar” que em algum momento a prisão teve “um instrumento tão aperfeiçoado quanto a escola, a caserna ou o hospital” para transformar os delinquentes.
( ) Pode-se depreender que Foucault acredita que, ao invés de transformar o indivíduo num ser digno perante a sociedade, passou a transformá-lo em indivíduo execrável e temido. Além disso, esse processo de “educação” transformou-se numa fábrica de novos criminosos.
( ) O trabalho penal ou prisional deveria preparar o indivíduo, o delinquente, para um trabalho que o tornasse digno de ser humano, que não o deixasse à margem da sociedade, como um “eterno marginal”, quando saísse da prisão. Contudo, esse exercício, dentro da prisão, sem objetivo, sem um referencial externo, não obtém êxito, não incute no individuo uma forma ideal de trabalhador.
( ) Para Foucault, o trabalho penal é o mero aprendizado deste ou daquele ofício. O aprendizado da própria virtude pelo trabalho nunca interessou ao sistema penal.

Com base no texto, assinale a alternativa que apresenta uma proposta que pode ser considerada uma solução para essa contradição.

No Livro “É proibido Proibir – Sartre” de Fernando José de Almeida, lê-se: É bom explicar o que é “existir” num sentido filosófico. O existir tem sua origem etimológica na palavra latina “ex-sistere”, que quer dizer “estar em pé, fora de”. Isto é, poder observar o próprio ser como se estivesse fora dele. Assim, pode-se afirmar que só o homem existe, porque somente ele é capaz de distanciarse de si mesmo e de seus atos para examiná-los, criticá- los ou valorizá-los. Desse modo, a partir deste texto, é correto afirmar que

Sobre a questão da formação da sociologia enquanto ciência, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) Segundo Max Weber, aproximando-se de noções metodológicas de Rickert, o cientista social precisa lançar mão de critérios para seleção e delimitação de seu objeto de estudo, visto que não pode abordá- lo em sua totalidade.
( ) A análise objetiva weberiana visa à reprodução do mundo em sua totalidade.
( ) A concepção weberiana de análise axiológica não se desvincula de aspectos da explicação histórica usual.

Marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) As intenções, sob a perspectiva subjetiva, não são relevantes para a análise da violência enquanto categoria das ciências sociais.
( ) Alguns sociólogos acreditam que cabe à sociologia da violência mostrar que a fragmentação do espaço público se relaciona com a ampliação da violência.
( ) Desde o advento das sociedades modernas, a coerção física por parte do Estado tem sido substituída por outras formas, de caráter simbólico, de controle.

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