Considerando o texto acima, é correto afirmar que na etapa química o carbono entra sob a forma de
É correto afirmar que as estruturas representadas por A e B são, respectivamente,
Acredita-se que a primeira superfície terrestre tenha sido formada há
A crosta terrestre difere-se da crosta oceânica devido à sua composição química. Na oceânica, observa-se sílica, magnésio e ferro que, em conjunto, constituem o
A professora Alessandra notou que seu aluno Pedro Henrique não conseguia resolver determinadas situaçõesproblema em Matemática por envolverem conhecimento mais abstrato. Com o passar dos dias, verificou que a aprendizagem do aluno avançou daquela simples e concreta para uma mais complexa e abstrata. Ele atingiu o equilíbrio, pois houve a assimilação e a acomodação de novos conhecimentos. Pedro Henrique é capaz de resolver problemas mais abstratos com o auxílio da professora ou de algum colega mais experiente, pois ainda não possui total autonomia. Está em seu nível de desenvolvimento potencial e a professora procura criar meios de aproximá-lo de seu desenvolvimento real, funcionando como mediadora. Nesse trecho, estão subentendidas teorias de desenvolvimento de pensadores importantes, que podem ser notadas por meio de nomenclaturas específicas utilizadas. A esse respeito, pode-se afirmar que
Marina é vista como uma aluna indisciplinada na escola
em que estuda. Ela trata os professores
desrespeitosamente, não cumpre as regras e não
demonstra interesse em realizar as atividades propostas.
A equipe gestora e seus professores já conversaram
diversas vezes com o pai da aluna, que é o único
responsável por ela, uma vez que Marina não convive com
a mãe ou com outro membro familiar. O pai queixa-se de
que está presente na escola somente em momentos em
que sua filha está envolvida em conflitos, e a escola
aponta que não está preparada para lidar com situações
tão acentuadas de indisciplina e “falta de limites”. Nesse
sentido, sobre a participação da família na escola e na
vida escolar, pode-se afirmar que
Nicolas foi transferido de uma escola que se baseava no princípio de programas curriculares para outra cuja metodologia é a de projetos. Sobre essa diferenciação, pode-se afirmar que
Sobre a abordagem da aprendizagem por competência, assinale a alternativa incorreta.
Sobre a utilização dos indicadores educacionais, assinale a alternativa incorreta.
Sobre a monarquia portuguesa no período colonial,
analise as afirmações abaixo.
I. Apesar de Portugal ser um Estado absolutista na
época da colonização, seu poder não se
concentrava exclusivamente no rei, mas também
dependia da burocracia que o cercava. A isso,
sobretudo, deve-se a preferência pela expressão
“Coroa” em vez de “Rei” para designar o poder
monárquico português.
II. O modelo administrativo das colônias dava pouca
margem aos representantes políticos estabelecidos
no Brasil. Toda e qualquer decisão partia da
Metrópole, e as colônias não possuíam quaisquer
instituições políticas.
III. Pelo menos até o período pombalino, a Igreja
possuía considerável influência sobre a corte
portuguesa e relativa autonomia.
É correto o que se afirma em
Em relação ao período absolutista na Europa, marque V
para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a
alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) A ideia de que o poder monárquico se vinculava ao
poder divino aproximou o soberano da Igreja
Católica, o que levou à reformulação de algumas
políticas religiosas e trouxe como consequência a
elaboração do Édito de Nantes.
( ) Luís IX foi um dos principais monarcas do
absolutismo francês. Durante seu reinado, houve
reformulações e o refortalecimento do exército
francês – que se tornou um dos mais potentes do
continente.
( ) O absolutismo na Inglaterra, devido à influência do
Parlamento, pode ser considerado mais fraco e
menos duradouro do que o ocorrido na França.
Sobre o período da Guerra Fria e as práticas de
espionagem que a caracterizaram, marque V para
verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a
alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) Apesar da grande preocupação com a espionagem
nuclear e com o roubo de projetos de bombas, uma
das grandes dificuldades iniciais entre os soviéticos,
a exemplo do que ocorrera com o Projeto
Manhattan, dizia respeito à disponibilidade de
material físsil.
( ) A espionagem durante a Guerra Fria não se
restringia ao âmbito militar, englobou também
setores civis. Houve casos de professores
acadêmicos a serviço da KGB e da CIA.
( ) O Projeto Manhattan foi o principal projeto de armas
nucleares norte-americano durante a Guerra Fria.
Sobre a Revolução Francesa, marque V para verdadeiro
ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que
apresenta a sequência correta.
( ) Os sans-culottes se caracterizaram pelo seu
radicalismo e por seu vínculo com os setores mais
baixos da sociedade francesa do século XVIII – em
sua maioria, de áreas urbanas –, embora alguns
revolucionários não oriundos de tais setores se
identificassem com sua causa.
( ) O Grande Medo foi o período da Revolução em que,
em reação aos revolucionários do meio urbano, a
aristocracia rural se aliou aos camponeses para
proteger suas propriedades.
( ) A chamada Guarda Nacional Francesa foi
organizada por Luís XVI na tentativa de realizar um
golpe para retomar o poder.
Sobre a Reforma Protestante e as controvérsias religiosas
peculiares a esse contexto, marque V para verdadeiro ou
F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que
apresenta a sequência correta.
( ) Os tratados propostos pela Paz de Vestfália não
trouxeram a paz entre todas as nações europeias.
Franceses e espanhóis, por exemplo,
permaneceram em guerra por mais de uma década.
( ) As diferentes manifestações de movimentos
protestantes se relacionavam apenas a questões
territoriais, incorporando peculiaridades dos países
em que surgiram. Não havia quaisquer
discordâncias doutrinárias.
( ) Para facilitar a difusão de seus princípios para
audiências mais amplas, os representantes do
protestantismo lançaram mão de recursos como o
uso do idioma vernáculo e de ilustrações de temas
do Antigo e do Novo Testamento.
Um aluno questiona o professor sobre o porquê de a água evaporar com tanta facilidade ao cair em uma chapa muito aquecida. Para responder, o professor argumenta dizendo que se trata de um processo especial de vaporização chamado