Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 4200 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

Considerando o texto acima, é correto afirmar que na etapa química o carbono entra sob a forma de

É correto afirmar que as estruturas representadas por A e B são, respectivamente,

Acredita-se que a primeira superfície terrestre tenha sido formada há

A crosta terrestre difere-se da crosta oceânica devido à sua composição química. Na oceânica, observa-se sílica, magnésio e ferro que, em conjunto, constituem o

A professora Alessandra notou que seu aluno Pedro Henrique não conseguia resolver determinadas situaçõesproblema em Matemática por envolverem conhecimento mais abstrato. Com o passar dos dias, verificou que a aprendizagem do aluno avançou daquela simples e concreta para uma mais complexa e abstrata. Ele atingiu o equilíbrio, pois houve a assimilação e a acomodação de novos conhecimentos. Pedro Henrique é capaz de resolver problemas mais abstratos com o auxílio da professora ou de algum colega mais experiente, pois ainda não possui total autonomia. Está em seu nível de desenvolvimento potencial e a professora procura criar meios de aproximá-lo de seu desenvolvimento real, funcionando como mediadora. Nesse trecho, estão subentendidas teorias de desenvolvimento de pensadores importantes, que podem ser notadas por meio de nomenclaturas específicas utilizadas. A esse respeito, pode-se afirmar que

Marina é vista como uma aluna indisciplinada na escola em que estuda. Ela trata os professores desrespeitosamente, não cumpre as regras e não demonstra interesse em realizar as atividades propostas.
A equipe gestora e seus professores já conversaram diversas vezes com o pai da aluna, que é o único responsável por ela, uma vez que Marina não convive com a mãe ou com outro membro familiar. O pai queixa-se de que está presente na escola somente em momentos em que sua filha está envolvida em conflitos, e a escola aponta que não está preparada para lidar com situações tão acentuadas de indisciplina e “falta de limites”. Nesse sentido, sobre a participação da família na escola e na vida escolar, pode-se afirmar que

Nicolas foi transferido de uma escola que se baseava no princípio de programas curriculares para outra cuja metodologia é a de projetos. Sobre essa diferenciação, pode-se afirmar que

Sobre a abordagem da aprendizagem por competência, assinale a alternativa incorreta.

Sobre a utilização dos indicadores educacionais, assinale a alternativa incorreta.

Sobre a monarquia portuguesa no período colonial, analise as afirmações abaixo.
I. Apesar de Portugal ser um Estado absolutista na época da colonização, seu poder não se concentrava exclusivamente no rei, mas também dependia da burocracia que o cercava. A isso, sobretudo, deve-se a preferência pela expressão “Coroa” em vez de “Rei” para designar o poder monárquico português.
II. O modelo administrativo das colônias dava pouca margem aos representantes políticos estabelecidos no Brasil. Toda e qualquer decisão partia da Metrópole, e as colônias não possuíam quaisquer instituições políticas.
III. Pelo menos até o período pombalino, a Igreja possuía considerável influência sobre a corte portuguesa e relativa autonomia.
É correto o que se afirma em

Em relação ao período absolutista na Europa, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) A ideia de que o poder monárquico se vinculava ao poder divino aproximou o soberano da Igreja Católica, o que levou à reformulação de algumas políticas religiosas e trouxe como consequência a elaboração do Édito de Nantes.
( ) Luís IX foi um dos principais monarcas do absolutismo francês. Durante seu reinado, houve reformulações e o refortalecimento do exército francês – que se tornou um dos mais potentes do continente.
( ) O absolutismo na Inglaterra, devido à influência do Parlamento, pode ser considerado mais fraco e menos duradouro do que o ocorrido na França.

Sobre o período da Guerra Fria e as práticas de espionagem que a caracterizaram, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta. ( ) Apesar da grande preocupação com a espionagem nuclear e com o roubo de projetos de bombas, uma das grandes dificuldades iniciais entre os soviéticos, a exemplo do que ocorrera com o Projeto Manhattan, dizia respeito à disponibilidade de material físsil.
( ) A espionagem durante a Guerra Fria não se restringia ao âmbito militar, englobou também setores civis. Houve casos de professores acadêmicos a serviço da KGB e da CIA.
( ) O Projeto Manhattan foi o principal projeto de armas nucleares norte-americano durante a Guerra Fria.

Sobre a Revolução Francesa, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) Os sans-culottes se caracterizaram pelo seu radicalismo e por seu vínculo com os setores mais baixos da sociedade francesa do século XVIII – em sua maioria, de áreas urbanas –, embora alguns revolucionários não oriundos de tais setores se identificassem com sua causa.
( ) O Grande Medo foi o período da Revolução em que, em reação aos revolucionários do meio urbano, a aristocracia rural se aliou aos camponeses para proteger suas propriedades.
( ) A chamada Guarda Nacional Francesa foi organizada por Luís XVI na tentativa de realizar um golpe para retomar o poder.

Sobre a Reforma Protestante e as controvérsias religiosas peculiares a esse contexto, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) Os tratados propostos pela Paz de Vestfália não trouxeram a paz entre todas as nações europeias. Franceses e espanhóis, por exemplo, permaneceram em guerra por mais de uma década.
( ) As diferentes manifestações de movimentos protestantes se relacionavam apenas a questões territoriais, incorporando peculiaridades dos países em que surgiram. Não havia quaisquer discordâncias doutrinárias.
( ) Para facilitar a difusão de seus princípios para audiências mais amplas, os representantes do protestantismo lançaram mão de recursos como o uso do idioma vernáculo e de ilustrações de temas do Antigo e do Novo Testamento.

Um aluno questiona o professor sobre o porquê de a água evaporar com tanta facilidade ao cair em uma chapa muito aquecida. Para responder, o professor argumenta dizendo que se trata de um processo especial de vaporização chamado

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282