La proposizione in neretto in “Volevano sapere che affari
facevo (r. 25) viene detta:
Nel passo “se riesco a fare questi quattro soldi...", (r. 6),
l'espressione "fare quattro soldi" signifi ca:
“era una muchacha de apenas dieciséis años…” (l. 4–5). La palabra destacada es:
En “un pudor procaz …” (l. 21), el adjetivo procaz se traduce al portugués por:
En “el trabajo le había cuarteado las manos,” (l. 31), la palabra destacada nos da a entender, en el texto, que sus manos estaban:
Con la expresión “Quedé escaldado durante bastante tiempo” (l. 2–3), el autor quiere decir que:
La expresión “Hagan lo que se les antoje” (l. 23–24), signifi ca que:
El sintagma destacado “... con expresión de arrobo” (l. 63–64), en el texto, signifi ca:
Em “As Etapas do Pensamento Sociológico” (2002), Raymond Aron afi rma que cada autor por ele tratado como “primeira geração da sociologia” possui uma concepção da sociedade moderna e de seus desafi os e tendências. Nesse sentido, Aron afi rma que, para Tocqueville, a sociedade moderna seria caracterizada pela:
Segundo Durkheim (s/d.), “Éuma ilusã o acreditar que podemos educar nossos fi lhos como queremos”. Para o autor, o que determina o tipo de educação em cada sociedade:
Para Marx e Engels “A história de todas as sociedades até nossos dias é a história da luta de classes”. A clássica afi rmação, presente no Manifesto do Partido Comunista de Marx e Engels, apresenta a defi nição dos autores para como ocorrem, em sociedade, os processos de mudança e transformação. Em tal perspectiva, denominada materialismo histórico, a relação entre opressores e oprimidos é marcada:
Para Durkheim, “Não há povo em que não exista certo número de ideias, sentimentos e práticas que a educação deve inculcar a todas as crianças, indistintamente, seja qual for a categoria social a que pertençam”. Émile Durkheim é considerado um pensador preocupado com a questão da ordem social. Em seus estudos sobre Educação, destaca que a importância desta, em relação à vida social, é de ter uma função:
Em “O mal-estar na pós-modernidade”, Bauman (1998) apresenta os ‘tipos’ que personifi cam o período contemporâneo: o turista e o vagabundo, em oposição aos ‘tipos’ modernos; os arrivistas e os párias que, como nômades, são caracterizados por estar sempre em movimento, mas buscando um lugar para permanecer. Nesse sentido, o que caracterizaria a pós-modernidade para o autor é:
Segundo Bobbio (2000), autores como Rousseu, Maquiavel
e Bodin não classifi cam a ditadura como uma forma de governo
corrompida; ela poderia ser justifi cada em momentos de excepcionalidade.
Contudo, Bobbio afi rma que o que distinguiria a ditadura
de formas negativas de governo como a tirania e o despotismo
seria sua natureza: