Leia a historinha O limoeiro de Maurício de Sousa.
Considerando a variação linguística utilizada, assinale a opção que apresenta uma visão preconceituosa a respeito do texto.
No que concerne aos aspectos linguísticos do texto 6A4CCC, julgue o item a seguir.
A linguagem do texto apresenta elementos característicos de um nível de linguagem mais informal com função comunicativa bem definida: estabelecer uma aproximação com o leitor.
Assinale a alternativa que contém uma construção característica da variação informal e popular da língua portuguesa.
Com relação aos textos 11A3AAA e 11A3BBB, julgue o item a seguir.
As expressões “O senhor governador" (R.32 do texto 11A3AAA) e “e meus desejos nem se fala!" (R. 7 e 8 do texto 11A3BBB) são consideradas coloquiais, porém adequadas ao gênero dos textos em que aparecem, uma vez que ambos configuram um discurso ficcional.
A vinculação do texto ao gênero diálogo é evidenciada por recursos linguísticos e discursivos, tais como:
Leia o texto para responder à questão.
De acordo com o texto, entende-se que as formas linguísticas empregadas na novela
Entre os segmentos a seguir, assinale aquele que mostra um vocábulo que exemplifica o uso coloquial de linguagem.
Com relação às ideias e aos aspectos linguísticos do texto CB4A1AAA, julgue o item a seguir.
O texto pode ser considerado informal pela presença dos vocábulos “videoclipes", “videogames" e da expressão “jogos de tabuleiro" no primeiro parágrafo.
A gramática tradicional considera solecismo os vícios de linguagem que consistem em erros de sintaxe. Constituem solecismos: os erros de concordância, de regência, de colocação, de desconexão dos membros da frase, tornando-a ambígua, confusa, ininteligível.
(João Bosco Medeiros, Português Instrumental)
Com base nas informações apresentadas, conclui-se que os solecismos foram evitados no seguinte enunciado:
Seja eu,
Seja eu
Deixa que eu seja eu.
E aceita
O que seja seu.
Então deita e aceita eu.
Molha eu,
Seca eu,
Deixa que eu seja o céu.
E receba
O que seja seu.
Anoiteça e amanheça eu.
ANTUNES, A.; LINDSAY, A.; MONTE, M. Mais. Rio de Janeiro: EMI-Odeon, 1991 (fragmento).
Nos trechos “Então deita e aceita eu/ Molha eu,/ Seca eu”, nota-se aspectos de uma variedade linguística que foi utilizada na canção como recurso para caracterizar um(a
Leia atentamente o texto a seguir para responder à questão.
Contém expressão própria da linguagem informal o trecho
Costuma-se considerar como característica específica da linguagem culta
Para los estudios lexicográficos, no es adecuado referirse al habla de una persona como “buena” o “mala”. Resulta inapropiado decir que él o ella “habla bien” o “habla mal”, ya que será el _________ el que determine el debido o indebido uso lexical.
Uma frase escrita em conformidade com a norma-padrão da língua é:
Internet na escola da inclusão
O uso da internet na escola é exigência da cibercultura, isto é, do novo ambiente comunicacional-cultural que surge com a interconexão mundial de computadores em forte expansão no início do século XXI. Novo espaço de sociabilidade, de organização, de informação, de conhecimento e de educação.
SILVA, M. Disponível em: http://portal.mec.gov.br. Acesso em: 22 set. 2013.
Com o surgimento de novas tecnologias, as escolas das futuras gerações serão diferentes das atuais, sendo essa realidade uma preocupação de todos. No texto, argumenta-se que a escola deve