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Diferentemente do Texto 1, na tira (Texto 2) é adotado um estilo linguístico

Diferentemente do Texto 1, na tira (Texto 2) é adotado um estilo linguístico

TEXTO I

 

TEXTO II

A segunda geração do Twingo não foi tão engraçadinha quanto a primeira, mas manteve o senso de humor. A pedaleira da versão esportiva RS é autoexplicativa: pause na embreagem, stop no freio e play no acelerador.

Disponível em: http://quatrorodas.abril.com.br. Acesso em: 22 ago. 2017.

Analisando os símbolos impressos nos pedais do automóvel, identifica-se a incorporação de uma linguagem

Nossa língua portuguesa não é estática,

encontra-se em constante evolução e atualização.

O seu uso pelos falantes faz a regras

comunicativas. Como a vida social é complexa,

formada por distintos grupos sociais, com

diferentes hábitos linguísticos, graus de

escolarização diferenciados, ocorrem variações na

língua, principalmente de caráter local, social e

temporal. Indique abaixo a resposta certa que

apresenta a conceituação de variedades regionais

ou geográficas.

Sobre o fragmento do texto "As flô de Puxinanã", coloque V para proposição verdadeira e F para as falsa.

( ) Algumas palavras fazem parte de uma diversidade linguística e pluralidade cultural de determinado domínio social.

( ) Este modelo de registro linguístico mostra a inferioridade e nível baixo de escolaridade de um grupo social.

( ) O texto apresenta características próprias de um poema popular.

Marque a alternativa que contém a sequência CORRETA.

Ainda sobre o diálogo acima, julgue cada uma das afirmações abaixo:

I- É clara a distinção no uso das variantes linguísticas utilizadas entre os interlocutores. Este fato, inclusive, compromete a clareza e plena compreensão do que é tratado entre ambos, fato que impede que o acusado entenda plenamente o que o juiz lhe pergunta.

II- O que se percebe no diálogo é que o poder econômico, atrelado à posição social, são empecilhos à clareza do que se afirma.

III- A variante linguística da qual o juiz se utiliza é a culta; já o acusado lança mão da linguagem coloquial, com características da variante popular matuta.

IV- Percebe-se nas respostas do acusado ingenuidade e infantilidade, além de tentativa de enganar o juiz.

É VERDADE o que se afirma apenas em

No que se refere ao tipo de linguagem empregado no texto de Bruno Drummond, é CORRETO afirmar que variedade padrão

A linguagem dos gestos não desaparece com o aperfeiçoamento da linguagem verbal. (op. cit.)

Mantendo-se a correção, uma nova redação para a frase acima, iniciada por “O aperfeiçoamento da linguagem verbal não", encontra-se em:

A interação verbal entre interactantes pode ser realizada através da oralidade ou da escrita, a depender da situação comunicacional. Os falantes podem eleger quaisquer dos níveis existentes na linguagem para expressar o que desejam comunicar: a linguagem padrão (ou culta), a coloquial, a regional, as gírias ou ainda a vulgar (ou não-padrão). A este respeito, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.

I. A linguagem regional faz referência aos 'falares locais', às variações que ocorrem de acordo com o espaço geográfico onde os falantes moram ou de onde são naturais. O Brasil, ainda que possua uma grande extensão territorial, não apresenta grande variação regional.

II. A linguagem culta reflete-se, principalmente, na modalidade escrita da língua, revelando elevado grau de rigor e correção gramatical, como o devido uso da pontuação, da acentuação, da colocação pronominal, da concordância e da regência, entre outros.

III. A gíria é um meio de expressão cotidiana e está relacionada ao cotidiano de certos grupos sociais, podendo ser incorporadas ao léxico de uma língua conforme sua intensidade e frequência de uso pelos falantes. Geralmente, elas costumam durar por muito tempo nas comunidades onde surgem.

IV. A linguagem coloquial é normalmente empregada em situações informais de interlocução, em eventos de fala do nosso cotidiano, em ambientes e/ou situações em que o uso da norma culta da língua não é prioridade.

V. A linguagem vulgar é aquela em que os falantes não seguem as regras da gramática normativa (ou culta). Embora neste nível a linguagem seja mais rudimentar, ainda é possível compreender o que pretende comunicar o interlocutor que a utiliza.

Estão corretas as afirmativas:

Mantém o nível formal de linguagem o que se encontra em:

A articulação entre o sistema fonológico e o gráfico constitui um dos grandes desafios para os professores de Língua Portuguesa no ensino fundamental. Na imagem acima, vê-se um exemplo da interferência da modalidade falada da língua na escrita. Primeiramente, existe a forma verbal “tá" e, depois, os substantivos “pêxe" e “quêjo".

Tais fenômenos classificam-se, respectivamente, como:

Leia a tirinha abaixo e marque V para VERDADEIRO e F para FALSO nas assertivas a seguir. Depois, assinale a alternativa cuja sequência esteja de acordo com sua classificação.

( ) O personagem Chico Bento (à direita nos quadrinhos) compreendeu adequadamente o que foi informado pelo personagem da esquerda.

( ) “Cabeça de gado" se refere ao animal inteiro por meio da produção de sentido que toma a parte pelo todo.

( ) O equívoco de Chico Bento parte do momento em que não compreendeu que o outro personagem se referia aos animais inteiros, não apenas às cabeças.

( ) “Cabeça de gado" apresenta um problema de redundância, assim como “surpresa inesperada"

( ) Há ironia na expressão “cabeça de gado", assim como em “cabeça de vento".

Há um consenso entre estudiosos de língua e de educação, que o ensino de Português deve basear-se nos seguintes eixos:

Segundo esse segmento do texto de Nícia de Andrade, diante da frase “Me empresta algum dinheiro, amigo!”, a posição didática do professor de Língua Portuguesa deve ser a de

Um artigo de Marcuschi se intitula “Oralidade e ensino de língua: uma questão pouco ‘falada’”. Sobre língua falada, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa. ( ) As aulas de língua falada não pretendem ensinar a falar, mas sim de mostrar a imensa riqueza e variedade de usos da língua.
( ) A língua falada não é um estudo autônomo, ela deve ser vista integradamente e na relação com a escrita.
( ) Os estudos de língua falada permitem facilmente estudos de aspectos como a variação e a mudança.
As afirmativas são, respectivamente,

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